Viabilidade Das Construções Sustentáveis

A virada do milênio foi marcada por uma preocupação: o futuro do planeta. O consumismo em massa e o desperdício geral fizeram a população mundial começar a pensar em como mudar o futuro e a solução para melhorar o nosso futuro foi a sustentabilidade. Muitos consideram impossível a ideia de algo sustentável, principalmente prédios e construções. Afinal, uma construção sustentável é viável?

Viabilidade Das Construções Sustentáveis

Viabilidade Das Construções Sustentáveis

O Que é Sustentabilidade?

O conceito de sustentabilidade surgiu de uma forma rápida que muitas pessoas não sabem identificar quando algo é ou não sustentável. Sustentabilidade é quando o produto, serviço ou afim não fere o meio ambiente. Existem algumas características que a empresa (ou produto, serviço ou afim) deve ter para ser considerada sustentável. Essas características são:

  • Ecologicamente correto
  • Economicamente viável
  • Socialmente justo
  • Culturalmente aceito
O Que é Sustentabilidade?

O Que é Sustentabilidade?

Construção Sustentável

Uma construção sustentável é exatamente como dissemos acima: deve preencher tais requisitos (vale ressaltar que devem ser preenchidos todos os requisitos citados) ou, como alguns preferem dizer, é um conceito denominado a partir de práticas adotadas antes, durante e após a construção, sendo esse conceito com a intenção de não agredir o meio ambiente.

Quando falamos em agressão ao meio ambiente, podemos levar em consideração vários fatores: poluição ambiental (De onde vem o material da construção? Para onde esse material vai em caso de desperdício? [no caso das indústrias] A minha produção polui algum ambiente natural?), consumo de energias (hidráulica, térmica, eólica), a qualidade de vida de todos envolvidos nessa construção, desde os trabalhadores até os compradores dessa construção.

Construção Sustentável x Construção Ecológica

Devemos tomar muito cuidado para não confundir esses dois termos. É verdade que na prática os dois termos sejam usados da mesma forma mas a construção ecológica refere-se às técnicas de construção que usam materiais que foram encontrados no mesmo local da construção, propondo o mínimo de interferência na paisagem. Podemos tomar como exemplo de construções ecológicas os iglus (casas dos esquimós), que são feitos de gelo, material encontrado no próprio local da construção.

A construção sustentável já se refere à pratica de buscar meios tecnológicos de tornar a construção sustentável, como o material e inovação no processo de construção.

Surgimento Da Ideia De Construções Sustentáveis

A ideia de usar a sustentabilidade na construção não é coisa nova. Países de primeiro mundo, como EUA, Japão e alguns países europeus criaram incentivos para empresários ou outras pessoas que optassem por uma construção sustentável. Instituições foram criadas tanto nesses países como aqui no Brasil para estabelecer padrões de construções sustentáveis.

Incentivo De Ideias

Há no Brasil algumas iniciativas que incentivam o brasileiro a se agregar a essa ideia. O IDHEA (Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Sustentável) dá soluções para construções sustentáveis. A revista Casa Claudia criou o prêmio “Planeta Casa” em 2001, que premia as melhores ideias para tais construções. Até mesmo foi proposto um projeto de lei que previa incentivos fiscais para quem tivesse práticas que reduzissem o impacto ambiental.

Se há tantos projetos a nível mundial incentivando o individuo a ter práticas sustentáveis, por que não seria possível uma construção sustentável?

Passos Para Uma Construção Sustentável

Segundo o IDHEA, existem nove passos a serem cumpridos por uma construção para que a mesma possa ser considerada uma construção sustentável. São esses:

  • Planejamento da obra de forma sustentável
  • Aproveitamento de recursos naturais disponíveis (vento e luz)
  • Eficiência energética
  • Gestão e economia de água
  • Gestão de resíduos
  • Qualidade do ar e do ambiente interior
  • Conforto térmico e acústico
  • Uso racional dos materiais
  • Uso de produtos e tecnologias que não agridam o meio ambiente.

O IDHEA defende que uma construção deve ser sustentável desde o momento da escolha dos materiais até a pós-construção. As construções sustentáveis devem ser feitas com material que não agrida tanto o meio ambiente, que tenha durabilidade e que não tenha muito impacto na natureza para ser obtido.

Exemplificando As Construções Sustentáveis

Um exemplo desse material que é sugerido para as construções sustentáveis é o material reciclado. Um exemplo do uso desse material vem dos EUA. Em alguns estados (principalmente onde ocorrem os tornados e furacões) eles utilizam resto de jeans para fazer casas.

Isso mesmo: as sobras de tecido de jeans (chamados resíduos têxteis) são unidas, processadas, passam por todo um tratamento para que fiquem parecendo uma massa de cimento. Depois de todo esse processo, esse “cimento de jeans” serve para fazer as paredes das casas. É um material que não agride o meio ambiente pois, em sua maioria, é 100% natural; tem uma durabilidade relativa pois, mesmo tendo uma vida útil reduzida, os tornados sempre destroem as casas e não há impacto na natureza pois são resíduos têxteis, que iriam para o lixo sem nenhuma função útil. Essa foi uma forma que o governo americano conseguiu para diminuir o gasto com construções domiciliares que todo ano eram destruídas, além de reduzir o lixo produzido pelas indústrias têxteis.

Depois de escolher o material corretamente, verifique se o fornecedor desse material tem procedência ambientalmente segura. Ainda na fase anterior à construção, devemos estar atentos a certos detalhes como o ciclo de vida do empreendimento e dos materiais usados (como no caso citado acima). Deve ser feito um estudo do impacto que a construção pode causar no ambiente, um planejamento de como serão utilizados os resíduos gerados e também do aproveitamento dos recursos naturais disponíveis. Uma ideia que várias construções vem adotando é o teto solar que, mesmo sendo mais caro na compra e na instalação, diminui os custos na hora do consumo, o que valoriza a construção, o ambiente e as pessoas envolvidas nesse processo.

Os cuidados também devem ser tomados durante e após a construção. Durante a construção devemos adotar cuidados que evitem desperdício de material. Fazendo isso, há menos impacto ambiental e menos gasto financeiro. Depois que a obra estiver finalizada devemos verificar para onde vão os resíduos da construção em si. Vale lembrar que materiais como amianto, chumbo e alumínio já foram proibidos no ramo da construção por serem altamente tóxicos ao meio ambiente.  Além desse ponto, a construção deve contar com uma coleta seletiva para que aqueles que vão usufruir da construção possam continuar com a missão de sustentabilidade sustentada por essa construção desde apenas os rabiscos do arquiteto e engenheiro.

Seguindo todos esses passos e pontos, a construção será considerada sustentável, sendo melhor para todos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desenvolvimento Sustentável

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *