Sustentabilidade Como Meio De Desenvolvimento

Nos dias de hoje a palavra sustentabilidade deixou de ser moda para se tornar realidade em termos de desenvolvimento econômico e ambiental. Países que não possuem estruturas de produções em nível sustentável aumenta o nível de degradação do meio ambiente, o que por consequência pode gerar aumento do efeito estufa, responsável em gerar queimadas, aumento no nível do mar, entre outros problemas do tipo ambiental.

No Brasil a palavra sustentabilidade começou a ficar famosa na mídia, à opinião pública e ao público em geral depois do ECO92, quando nações se reuniram em terras nacionais no sentido de discutir questões sobre o meio ambiente no país que detém a maior floresta tropical do mundo: Amazônia.

Sustentabilidade Como Meio De Desenvolvimento

Sustentabilidade Como Meio De Desenvolvimento

Consumidores No Caminho

Não se pode ignorar o fato de que consumidores fazem parte indispensável para que a sustentabilidade se torne uma realidade em termos de desenvolvimento. Por exemplo, ao comprar produto que se diz sustentável existe a necessidade não apenas de conferir o selo de qualidade na embalagem como também em confirmar no site na internet.

Com o apoio ao consumo de produtos sustentáveis existe a realidade em termos de aumento nos postos de trabalho entre as empresas que trabalham com caráter sustentável. Ao aumentar o número de trabalhadores do gênero a desenvolvimento econômico acontece com maior qualidade e respeito ao meio ambiente.

Consumidores No Caminho

Consumidores No Caminho

Centro De Reciclagem

Outro setor que evolui junto com a sustentabilidade em desenvolvimento se encontra no fato dos centros de reciclagem representar aumento em termos de infraestrutura em grande parte dos países, gerando emprego para diversos níveis de escolaridade, desde ensino fundamental até superior completo.

Reduzir, reciclar e reutilizar, três palavras que começam com “R” e se relacionam de forma direta com o desenvolvimento em termos de sustentabilidade. Consumidores precisam encontrar soluções no sentido de tornar a vida com menos consumismo, como no caso de jamais usar sacolas plásticas para fazer compras nos supermercados.

Reciclar representa ponto importante para as indústrias não terem que poluir o ambiente ou fazerem manejo ambiental e prejudicar o ciclo da natureza. Com a reciclagem os produtos podem ser colocados no mercado para serem reutilizados ao invés de descartados nos aterros sanitários que não possuem estrutura para trabalhar com parte dos resíduos.

Organizações Das Nações Unidas: Sustentabilidade e Meio De Desenvolvimento

NA 29° Conferência FAO foram levantadas questões que se relacionam com a necessidade de usar a sustentabilidade como meio de desenvolvimento ao próprio planeta, uma necessidade considerada emergencial para que o globo terrestre não entre em ciclo de extinção. Durante o encontro foram discutidos diversos pontos que se relacionam com a plantação e criação dos animais em campos que existem no globo terrestre.

Problemática do gênero se encontra no fato de grandes produtores de terra deixar de trabalhar com a agricultura e por consequência gerarem grandes queimadas de terra para eliminar a cobertura vegetal e por consequência gerar desmatamento ambiental não apenas por causa do excesso de gases poluentes à atmosfera como também por causa da perda de florestas ou mesmo os animais que podem ficar queimados ou precisam procurar novos habitats para fixar moradia.

Na FAO os representantes das nações se reuniram no sentido e organizar parâmetros para que a sustentabilidade seja realidade do mundo atual aos programas normas e processos que se relacionam com o trabalho por parte dos agricultores. Não se pode ignorar o fato de que a agricultura consome cerca de noventa por cento da água disponível para beber.

Interessante notar que as regras se dedicam também às empresas que trabalham no setor no sentido de fazer a estrutura produtiva trabalhar com o olhar de forma sustentável, de forma principal no que tange ao manejo dos recursos naturais. A Organização das Nações Unidas trabalha no sentido de apontar a sustentabilidade como forma singular para que o progresso se torne realidade sem o planeta sofrer desmatamento.

ONU Contra Desmatamento Ambiental: Sustentabilidade Como Meio De Desenvolvimento

As razões ficam cristalinas de acordo com as principais pesquisas respeitadas em termos acadêmicos que apontam danos ambientais na ecologia por causa da exploração que acontece de modo indiscriminado e sem controle por parte dos poderes públicos. De forma prática existem culturas que não levam em consideração a importância de fazer o manejo de modo adequado. Caso não exista o bloqueio por parte das práticas predatórias de forma provável o solo fica inviabilizado para a produção ou em gerar recursos naturas às novas e futuras gerações.

De acordo com o relatório existem diversos tipos de consequências por causa da falta de visão dos países em trabalhar de forma exclusiva com a sustentabilidade. Solo que não consegue produzir deixa de gerar alimentos e começa a iniciar ciclos de doenças mortíferas ao ponto de fazer com que as nações entrem em guerras por causa dos recursos naturais que ainda restam na natureza.

Para que os níveis sustentáveis se tornem nível de desenvolvimento aceitável o mundo inteiro precisa se unir na luta para conquistar a meta. De forma prática qualquer cidadão precisa ter em mente a meta da sustentabilidade, desde consumidores até os trabalhadores que demandam de preparo e regras oficiais para fazer o manejo ambiental de forma adequada sem danificar o ciclo da ecologia.

Discussões na FAO da ONU estiveram frequentes no sentido de elucidar os trabalhadores nas áreas rurais e campos no sentido de extrair os recursos naturais som a ótica da sustentabilidade. O trabalho em caráter sustentável precisa ser meta que evolui de forma constante como ponto doutrinário. Poder público precisa aumentar o nível de fiscalização para encontrar os focos de desmatamento e penalizar os exploradores que realizam manejo sem qualidade ou desrespeitando as regras oficiais estipuladas de acordo com a legislação ambiental.

Os trabalhos precisam acontecer no sentido de evitar ao máximo os sintomas que trazem a erosão ao solo, responsável por desmatar em curto prazo e modificar os habitats de vegetais e animais de forma negativa. O trabalho precisa acontecer no sentido de manter a biodiversidade da região com o mínimo de danos.

Tem algo a nos dizer? Deixe o seu comentário e colabore com a democracia da informação em busca de sustentabilidade como meio ambiente.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desenvolvimento Sustentável

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *