Conceito
O conceito de percepção ambiental, como o próprio nome já diz, se refere a capacidade de percepção do meio em que nos encontramos, aprendendo a cuidar e proteger este ambiente da maneira mais adequada possível. A exploração do meio ambiente é uma prática do ser humano que busca prover os seus desejos, as suas necessidades, mas é preciso refletir nas consequências destas atitudes, especialmente em longo prazo. Imaginem como nossas ações no meio ambiente construído ou natural podem afetar a qualidade de vida de gerações futuras? Da mesma forma devemos analisar os projetos urbanísticos e arquitetônicos, pois os mesmos influem diretamente na vida de seus usuários.
Na forma como eles respondem psicologicamente à interação com o meio ambiente. Os indivíduos têm diversas formas de responder diante das ações referentes ao meio, e estas manifestações pessoais é fruto de suas percepções que se dão através de processos cognitivos, expectativas e julgamentos de cada ser. Manifestações de ordem psicológicas normalmente não são evidentes, porém elas ocorrem constantemente e afetam, mesmo que inconscientemente, a nossa conduta, por exemplo, diante do uso e consumo de água, de energia, etc.
Fatores de Influência
Em meio a vida urbana são muitos os aspectos que afetam, de forma direta ou indireta, grande parte dos habitantes, por exemplo, questões como a pobreza, a criminalidade, as formas de poluição, etc., são fatores relacionados a um descontentamento, insatisfação das pessoas em relação ao modelo de vida urbana. Mas ao mesmo tempo existem fatores que geram satisfação associados ao estilo de vida urbana, pois os grandes centros urbanos exercem um grande poder atrativo se consideramos as oportunidades de escolha, a movimentação e a heterogeneidade. Podemos citar o vandalismo como uma das mais fortes expressões de insatisfação das pessoas, são condutas agressivas direcionadas ao patrimônio público, elementos arquitetônicos e físicos que vem como uma forma de protesto de classes menos favorecidas, submetidos a condições muitas vezes precárias em termos de qualidade de vida, escolas, hospitais, transporte, moradia, etc.
Uma Nova Ferramenta
Sendo assim podemos dizer que o estudo a cerca do conceito de percepção ambiental é muito importante e deve ser utilizado como uma ferramenta para a melhor compreensão das inter relações entre homem e ambiente bem como suas expectativas, julgamentos, satisfações, insatisfações e condutas. Na educação esta análise serve como parâmetro para entendermos como nossos alunos vêem o ambiente a sua volta, e desta forma traçarmos as estratégias de trabalho com estes grupos sociais respeitando a sua visão e realidade. O uso de mapas mentais, questionários, representação fotográfica, etc., podem ser ótimos recursos que viabilizam o estudo da percepção ambiental. Estes estudos também são eficazes quando utilizados para estimular a sensibilização e desenvolver sistemas de compreensão e percepção com relação ao meio em que vivemos e a proteção do meio ambiente.