O Uso dos Automóveis

Repensando o Uso do Automóvel

No contexto dos grandes centros urbanos nos deparamos cotidianamente com diversas cenas diferentes que marcam esse frenético vai-e-vem, mas não podemos deixar de notar que o trânsito de veículos dominam as paisagens urbanas, de forma cada vez mais agressiva, pois cada dia é mais comum filas de carros parados em grandes engarrafamentos de trânsito, soltando fumaça e gás carbônico de seus escapamentos, pilotados por humanos impacientes que também estão a soltar fumaça. Também compõe esse contexto trens, metros e ônibus lotados e ciclistas e moto-boys fazendo zigue-zague entre os carros.

O Uso dos Automóveis

Carro, o Sonho dos Brasileiros

Na década de 5 a indústria automobilística teve inicio no Brasil, alimentando o sonho de consumo de milhões de brasileiros. Para incentivar a indústria e o desenvolvimento do país os nossos governos, assim como de todo o mundo, investiram nas malhas rodoviárias e na infra-estrutura necessária para dar suporte ao crescimento do setor que nunca mais parou de crescer e assolou as cidades. O sonho de ter seu próprio veículo foi alcançado por um numero muito grande de pessoas e chegamos ao maior índice de carros por habitantes já registrado no Brasil. Hoje os governos investem desenfreadamente na construção e no planejamento de túneis, avenidas, perimetrais buscando uma saída desesperada para escoar o trânsito das cidades, que é disputado centímetro a centimetro por veículos coletivos e individuais.

Carros

O Transporte Coletivo

Se uma pessoa que utiliza o carro diariamente optasse uma vez por semana pelo uso de transporte coletivo, em um ano ela vai reduzir a emissão de gás carbônico de cerca de 200 quilos, estime-se isso se andarmos a pé ao invés de usarmos o ônibus. Essa pequena amostragem nos mostra de que forma pequenas atitudes individuais causam um impacto positivo importante no meio ambiente, e se somadas a atitudes coletivas tem o poder de transformar o contexto do mundo em que vivemos, pois nossas atitudes são poderosos instrumentos de transformação.

Veículos

Mudança de Hábitos e na Lógica do Deslocamento

Aquele individuo que opta por usar sua bicicleta, ou ir a pé para a faculdade e para o trabalho, ou mesmo aquele que prefere utilizar o transporte coletivo deixando seu carro na garagem, colabora com o meio ambiente e também com a circulação da sua cidade, diminui a poluição ambiental, a poluição sonora e também a poluição visual. Uma pessoa dentro de um carro ocupa um espaço cerca de 7 vezes maior que ocuparia num ônibus. Além disso mesmo que possua um carro potente, muitas vezes a bicicleta poderá levar seu condutor mais rapidamente que o carro. Soma-se a isso a questão da qualidade de vida, menos estresse, melhor condicionamento físico, mais economia. Enfim, as vantagens de mudar os hábitos e repensar o uso do automóvel são tentadoras. Que tal experimentar? O planeta agradece.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desenvolvimento Sustentável

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *