O Que é Sustentabilidade Social?

Um modelo equilibrado de economia, sociedade, cultura, política e meio ambiente é a melhor definição do termo Sustentabilidade Social, amplamente falado atualmente aos quatro cantos da mídia. Esse modelo deve pautar pela satisfação dos requisitos da sociedade atual, sem comprometer o que as gerações futuras necessitarão para sobreviver.

A Sustentabilidade Social vem ganhando força justamente porque a população mundial está cada vez mais com um modo de pensar contrário à difusão da pobreza, à depredação irracional dos recursos naturais, à distribuição injusta de poder e riquezas, a falta do desenvolvimento das oportunidades sociais e a falta de agregação de valores culturais e educacionais às camadas em formação, o que acarreta em uma futura geração desprovida de valores e de consciência.

O Que é Sustentabilidade Social?

O Que é Sustentabilidade Social?

Aspectos Importantes

A Sustentabilidade Social é um conjunto de práticas que visa a melhoria geral das condições de vida da geração atual e futuras, e se baseia em alguns aspectos fundamentais, que norteiam esse tipo de conduta. São eles:

– Social: Promover a melhoria geral da qualidade de vida de todos, através de uma distribuição equilibrada de renda entre todos, com atuação da própria população para diminuir os degraus da incômoda escala de diferença social.
– Economia: Um melhor acesso à ciência e tecnologia, para que haja uma apropriada distribuição dos investimentos públicos e privados, só assim conseguiremos uma padronização da produção e do consumo.
– Ecologia: Promover a diminuição da degradação dos recursos naturais e uso consciente desses recursos, através da utilização de tecnologias limpas, a reciclagem de materiais e a economia de energia.

O Que é Sustentabilidade Social?

O Que é Sustentabilidade Social?

– Cultura: Promover a valorização das peculiaridades culturais de cada povo, além de respeitar igualmente suas diferenças culturais e os costumes.
– Espaço: Industrialização racional, equilíbrio entre a demografia urbana e rural e uma melhor prática de manejos agrícolas para aproveitamento homogêneo de recursos.
– Política: A preservação e o fortalecimento da democracia, a evolução dos governos provincianos e maior autonomia na gestão dos recursos fazem a sustentabilidade política.
– Ambiental: Maior respeito humano entre os diferentes tipos de pessoas. A conservação do solo, a manutenção dos ecossistemas, a inclusão social, através da exclusão da miséria e a diminuição da pobreza.

O Que é Sustentabilidade Social?

O Que é Sustentabilidade Social?

Um Grande Momento

O maior despertador do mundo para as primícias da Sustentabilidade Social ocorreu há exatos vinte anos, quando da realização no Rio de Janeiro da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a ECO 92, onde chefes de estado de todo o mundo aprovaram importantes documentos que deram início às práticas ministradas hoje e que estão em grande evidência para todos. Outro grande ponto dessa reunião foi a criação da Agenda 21, um documento pautado com a relação à igualdade social e a diminuição das diferenças econômicas entre os povos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desenvolvimento Sustentável

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *