Ouvimos a palavra diversas vezes, todos os dias, e ela faz parte de nosso dia a dia, mas, na verdade, o que ,e de fato, reciclagem?
A reciclagem verdadeira – a que realmente surte efeito positivo tanto no meio ambiente, quanto na economia – é o ato de se reutilizar produtos que já tiverem seu primeiro ciclo de uso terminado, e então integrá-los na produção de novos produtos – sejam eles do mesmo tipo que o primeiro – como latinhas de alumínio, por exemplo, que podem continuar sendo recicladas como latinhas de alumínio por diversos ciclos – ou então como parte de produtos novos – como, por exemplo, garrafas PET que se tornam tecidos e outras espécies de fibras, usadas na produção de roupas e outros materiais.
No entanto, esse termo mais específico vem sendo ampliado ao longo dos anos, para abarcar uma série de atitudes que tornem tudo quilo que seria jogado no lixo e deixado em aterros sanitários em novas formas de aproveitamento, seja por meio de artesanatos e outros processos não industriais de reciclagem.
Muito pode ser feito até mesmo em casa para que a reciclagem se torne um hábito, mas é necessário manter em mente que apenas reaproveitar o material por pouco tempo, e então jogá-lo fora novamente não consiste em reciclar – a ideia de reciclagem é algo mais permanente, ou, pelo menos, durável. É a ideia de que um material transforme-se em outro, e possa, desta maneira, ser utilizado mais uma vez, e, depois que seu uso acabar, ele possa ser reciclado mais uma vez, e assim por diante.
A ideia de reciclagem é que não apenas os materiais sejam reaproveitados – causando, menos dano ao meio ambiente em termos de decomposição – e mesmo contaminação do solo – bem como também evitar que novos recursos naturais tenham de ser retirados da natureza para a fabricação de outros produtos – como o que acontece com o papel por exemplo.
O papel reciclado é, de uma maneira clara, menos branquinho e mais grosso que o papel que não passou por nenhum processo de reciclagem, mas seu uso evita o corte de milhares de árvores todos os dias, e pode ser utilizado das mesmas maneiras que o papel comum branco é usado.
A tão falada separação do lixo é o primeiro passo no processo de reciclagem consciente e pró meio ambiente, que pode ser feita sem maiores problemas em qualquer casa. A separação de alumínio, papel, plástico e lixo orgânico auxilia na separação do lixo nas recicladoras, e ajuda o meio ambiente.