Fazendas Verticais na Cidade

1- Em Nova York, a fazenda vertical é chamada de Dragonfly e foi idealizada pelo arquiteto Vincent Callebaut. A fazenda verde que será construída em um prédio de 132 andares lembra um pouco uma libélula, que foi a inspiração do seu autor para o projeto. E no mesmo local se tem a mistura de residência, água, comida e energia. Nela poderão ser cultivadas vegetais e frutas num total de 30 tipologias.

A ideia é colocar entre residências, escritórios e salas comerciais, aproveitando o clima do ambiente. Seria uma maneira de dar a quem vive no prédio recursos suficientes, do aproveitamento da energia solar, aos alimentos e reaproveitamento da água da chuva.

2- Na Suécia a ideia dá construção é bem futurista. O projeto de uma empresa que tem participação na Suécia e nos Estados Unidos, a Plantagon, criou um conceito de uma estufa urbana vertical. Com isso, seria possível cultivar alimentos.

Esse prédio também será usado para sediar o “Centro Internacional Para Pesquisas de Novas Tecnologias de Agricultura Urbana”.  As hortaliças e os vegetais seriam divididos por anda, cada um dedicado para o outro. Outra ideia é que os alimentos cheguem ao comércio mais rapidamente, uma vez que estarão no centro urbano.

3- E na China, o projeto de fazenda vertical é chamado de Shenzen. O projeto é do arquiteto Vincent Callebaut e fica na cidade que recebe o nome do projeto. O que se ver é espécie de um grupo de pedras umas sobre as outras.

São 6 torres divididas em escritórios, residências, uma parte comercial para o varejo, incluindo o cultivo de alimentos e também recreação.

Nesse projeto, a presença das flora não é somente para se obter alimentos, mas para se ter um ar melhor para quem mora no local. E mais, será usado a água da chuva, energia solar e a reciclagem dos resíduos será priorizada.

4- Em Paris, o projeto de uma fazenda vertical é do escritório SOA e a ideia é também plantar banana no local.

Falando de estrutura, podemos dizer que é bem parecida com a da loja da Apple, que fica na quinta avenida. Porém, no caso da fazenda vertical francesa, os produtos da famosa marca de tecnologia deram lugar para a plantação de bananas. Porém, não perde o seu lado minimalista, com os vidros grandes.

O uso da luz natural é muito forte, graças as grandes janelas, o que ajuda a manter as estufas, que também possuem o reforço com a luz artificial. Para proteger a plantação do frio que ela não gosta serão  usados “enormes cubos”. As plantações serão divididas em 6 andares e pontes de metal é que farão a ligação entre um e outro.

No primeiro andar será construído um laboratório e também um local especial para convenções e exposições.

5- Chamada de “Pirâmide de fazenda” foi pensada por um grupo de professores da Universidade de Colúmbia. Neste caso, a fazenda vertical é uma esperança para a agricultura, que segundo os seus idealizadores, o cultivo vertical será a salvação de muitas cidades do mundo.

O projeto ambicioso faz com que a fazenda vertical seja auto suficiente em tudo, produzindo alimentos e também fazendo o descarte consciente dos resíduos.

Segundo os seus idealizadores, a troca da fazenda vertical por uma convencional significaria gastar 5% da área e apenas 10% da água usada no segundo caso.

6- Em Boston vamos encontrar o projeto de fazenda vertical chamado de “fazenda de energia”. A pergunta dos seus idealizadores é se é possível fazer o “cultivo” de energia dentro da cidade. Toda a estrutura da construção é feita com módulos pré-fabricados e para a fabricação dos biocombustíveis seriam usados “braços” robóticos.

7-  Na China também existe um projeto de fazenda vertical se trata do “Dyy Net”. A ideia nasce porque eles veem a necessidade de criar um novo espaço para plantar, uma vez que a parte urbana das cidades “roubam” os que já existem.

O projeto de uma empresa japonesa é chamado de “redes verticais dinâmicas” e é feito sobre uma estrutura de metal muito leve. Porém, muito eficiente e forte e a produção poderia ser feita todos os dias do ano.

As técnicas de cultivo adotadas neste caso seriam aquela de cultivo de arroz já adotada pelos chineses.

8- Na Califórnia, uma das cidades mais importantes em termos de abastecimento para os Estados Unidos, também se pensa na fazenda vertical. Se trata de uma preocupação com o futuro e o projeto prevê uma torre residencial, mas que teria 10% do espaço voltado para o cultivo de alimentos.

9- Em Londres também se segue a tendência de apostar em fazendas verticais, o projeto é do escritório Chetwood Architects.

A ideia dos profissionais é futurista e a fazenda vertical iria parar bem no meio do principal rio que corta a cidade, o Tâmisa. Dela seria aproveitada a energia solar, que geraria luz suficiente para alimentar as estufas.

10-  A designer Jin Ho Kim apostou em um projeto de fazenda vertical para cidades ambicioso, com o objetivo de cultivar arroz suficiente para abastecer as próximas gerações. Chamado de “Aeroponic”, a estrutura contaria com bambus e também um sistema natural de irrigação.

11- E um último projeto de fazendas verticais adequados para as cidades é do escritório de arquitetura Appareil. Modorno e de mecanismo futurista, deixa fácil a  missão de se cultivar em plena zonal urbana. Porém, três pontos devem ser observados de acordo com esse projeto de fazenda vertical, são eles: o clima da cidade escolhida, a área da mesma e principalmente o lugar em que a torre será construída. São três pontos que devem ser pensados e discutidos.

Para fazer o papel de incubadora seria utilizada uma piscina fechada dentro da estrutura e isso serviria para se obter um ambiente que pudesse ser controlado a favor das plantas. Assim, como em outros projetos de fazendas verticais, a água da chuva seria recuperada e usada posteriormente.

Além disso, para se conseguir fazer o cultivo seria necessário aproveitar ao máximo a luz solar, controlar a temperatura e outro ponto seria o controle dos níveis de dióxido de carbono.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desenvolvimento Sustentável

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *