Energia Hidrelétrica

O mundo está muito mais desenvolvido, globalizado e conectado às novas realidades do que há 10 anos atrás, por exemplo. Isso é fato. No entanto, os seres vivos que aqui habitam sabem muito bem que passamos por diversos problemas, e esses problemas são tanto nos âmbitos sociais como econômicos: há exatamente 10 anos, o mundo sofreu um grande baque econômico, que foi, justamente, a grande bolha imobiliária dos Estados Unidos que fez com que as principais bolsas de valores dos países desenvolvidos apresentassem falhas graves.

Com o tempo, o mundo está se reajustando, esperando as crises do tipo passarem. No entanto, é valido pensar que é preciso renovar esse método de negociação, utilizando meios em que o próprio Brasil possa contribuir de forma satisfatória, já que é a nossa imagem que está em jogo lá.

E, por falar em imagem, o Brasil é visto no exterior, principalmente, por conta do Carnaval e do futebol. Para algumas pessoas, pode soar como um elogio. Mas, para outras, pode ser um grande pesadelo. E isso se dá, principalmente, pelo grande potencial que o Brasil apresenta em várias outras áreas que não sejam somente relacionadas a cultura: o Brasil é um país com dimensões continentais, sendo considerado um dos maiores do planeta, com uma vasta riqueza natural, o que inclui paisagens estonteantes, riquezas minerais, grande reservas auríferas e de pedras preciosas, além da grande capacidade de pesquisa que o Brasil vem adquirindo ao longo dos tempos. Mas, uma das qualidades mais invejadas no Brasil é, justamente, o seu potencial elétrico: o país conta com uma grande rede de rios tão caudalosos e potentes que a instalação de usinas hidrelétricas se faz bastante facilmente por aqui, o que ajuda a contribuir para uma produção de energia ainda maior.

A Energia Hidrelétrica No Brasil

Há muitos anos que a energia elétrica faz parte das nossas vidas: sem ela, praticamente tudo o que fazemos seria afetado de uma forma bastante séria: basta ver quando ficamos sem o fornecimento de energia, mesmo por alguns minutos, o transtorno que causa a nós e aos demais usuários são muito grandes e danosos. Os estados brasileiros são atendidos por concessionárias estatais, sendo a responsável pela energia em Minas Gerais, por exemplo, é a CEMIG.

A definição mais simples sobre energia elétrica é a de diferença de potencial elétrico entre um ponto e outro, no qual se pode gerar uma corrente elétrica, sendo essa corrente responsável por fazer os aparelhos funcionarem. Através dessa corrente, é possível que tanto um celular da sua casa possa carregar, quanto uma máquina pesada de uma indústria possa trabalhar. Ou seja, com essa comparação, podemos dimensionar um pouco a grande importância da eletricidade no mundo atual.

E, como já dito anteriormente, o Brasil é um dos poucos países do mundo com grande potencial de geração de energia elétrica por meio das hidrelétricas. Em sua extensão, existem várias dessas hidrelétricas, muitas construídas perto de endereços famosos, como a Hidrelétrica Binacional de Itaipu, no Paraná. Ela é uma das maiores centrais hidrelétricas de todo o mundo, no qual o Brasil é dono de uma parte e o Paraguai é dono da outra parte.

É válido mencionar que não se pode somente a hidrelétrica como forma de obtenção de energia elétrica, sendo essa conseguida por meio de centrais eólicas, termais, solares, entre outros tipos de geradores. Mas, se sabe que as hidrelétricas são sempre muito bem-vindas pelas grandes capacidades que o país apresenta.

No entanto, é bom que fique claro que o Brasil nem sempre se dá bem quando o assunto é hidrelétrico. Até hoje, existe uma grande polêmica, já que, como alguns especialistas já indicaram, era necessário que o Brasil investisse na construção de uma nova represa em locais com grande potencial de geração, para que o risco de apagão não voltasse mais a assombrar, que é o que está acontecendo ultimamente. Existem dados que mostram que, se nada for feito, a convivência com a eletricidade começará a ficar cada vez mais difícil.

E essas polêmicas estão relacionadas, principalmente, como uma importante represa que seria inaugurada em breve: a hidrelétrica do Xingu, que está localizada dento de uma reserva indígena.

Muitos nativos, preocupados com o rumo que se tomaria com uma possível construção de represas, começaram a protestar, chegando até Brasília para expor os seus pontos de vista acerca dos problemas com a instalação de Belo Monte no meio da reserva. Relataram, também, ameaças que sofreram ao questionar as obras. Por conta desse imbróglio, a usina, que já era para estar em funcionamento, ainda está em construção, devidos a vários protestos onde se fechou o local de construção e atrasou o cronograma de obras. Quando estiver pronta, será a terceira maior Usina hidrelétrica do mundo, ficando atrás apenas de Três Gargantas, na China, e a Usina de Itaipu. Um marco, também, é que será a primeira usina 100% brasileira.

A energia hidrelétrica é obtida da seguinte maneira: a água dos rios é represada, passando por um vão por baixo da represa uma quantidade X de água. Essa água irá passar pelas pás do compartimento, o que irá fazer com que elas girem e coloquem a turbina para funcionar. Assim, o potencial elétrico é gerado, sendo ele transferido para uma central onde ele será “refinado” e, assim, mandado para as linhas de transmissão. Se caracteriza por ser uma das formas de obtenção de energia mais baratas do mundo, por isso grande requisitada pelas pessoas e pelas indústrias.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desenvolvimento Sustentável

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *