O Brasil
O Brasil é um dos poucos países do mundo a produzir energia de forma limpa, através de hidrelétricas. É com a força dos rios que construímos represas a alimentar geradores e, assim, prover um dos países maiores do mundo em território, ocupando a quinta posição.
Somos totalmente dependentes de energia elétrica para a sobrevivência. É ela quem move as fábricas, proporciona o nosso lazer e até nossa alimentação. Infelizmente, somos mais dependentes que o necessário e tornamos energia fonte desde o acordar ao dormir, não dando descanso na produção, e é aqui que ela entra em conflito com o meio ambiente.
A população de 191 milhões de habitantes a viver em território brasileiro é uníssona em gastar energia, nem sempre de forma sábia. Deixa-se luzes de ambientes acesas durante o dia, televisão ligada 24 horas seguidas e postes acendendo mais cedo na iluminação pública. Algumas cidades brasileiras são uma verdadeira Las Vegas ou Hong Kong de tantos letreiros luminosos, um verdadeiro desperdício de energia.
O Meio Ambiente
E é quando a necessidade do homem entra em conflito com o meio ambiente. Já se deslocaram cidades inteiras para desviar rios e fazer mais represas para geração de energia. Mudaram-se cursos, soterrou-se tribos e histórias, uma agressão profunda e sem tamanho ao meio natural, irreversível de toda forma.
O país tem criado formas alternativas de energia, mas, infelizmente nenhuma delas é limpa. Depois de anos de conscientização do quanto a energia nuclear pode-se ser perigosa, em 2011, o projeto de Angra 3 está de vento em popa rumo a uma consolidação do país como produtor desta fonte para alimentar fábricas e manufaturas. Desastres como no próprio projeto Angra e, recentemente, na China, provam o quanto este tipo de fonte pode ser perigosa e nociva ao ambiente. A cidade de Chernobil até hoje é apenas destroços, sendo considerada ainda incapacitada de povoamento por conta das substâncias nocivas presentes na terra, imprópria por mais de 200 anos para plantio.
Energia Solar
O mais viável para o Brasil seria investir em energia solar, mas estudos nesta área ainda são fracos. Doutores criaram recentemente na Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, uma forma de prover uma casa apenas com o uso de fotocélulas de forma barata. No Conjunto Residencial do Paiva, ainda no mesmo Estado, já há casas mantidas apenas com a foto célula.
Infelizmente, a energia solar custa caro e o material das células de captação é caríssimo, provindo da Europa, ainda inviável para comercialização em massa. Enquanto tais mudanças não acontecem, continuemos a ver cidades inteiras serem destruídas por aterramento e mais medidas sem segurança continuarem a agredir o meio ambiente. Pelo jeito, a batalha homem e natureza ainda perdura por um tempo.
adorei *–* é bem legal para pesquisar o tema do diário de bordo cujo tema é :
Energia e meio ambiente ! parabéns ♥