Combustíveis Estranhos

Na Busca por Uma Nova Fonte de Energia Vale Tudo, Até Usar Produtos Esquisitos e Nada Funcionais!

A necessidade de encontrar uma nova fonte de energia para atender a crescente demanda humana leva pesquisadores e empresas para uma verdadeira batalha. Cada possibilidade é examinada, e tudo pode virar uma fonte de energia em potencial. Já foram testadas fontes amis “convencionais” como luz solar, vento, além das já conhecidas como água, petróleo, gás, plantas. Mas a preocupação em encontrar logo um combustível extraído de um recurso mais vantajoso já incluiu até vírus na lista! No entanto, quem iria imaginar que matérias primas como fraldas (sujas) de bebês, alimentos e até dejetos pudessem ser fontes para a produção de combustíveis? Bem, alguém imaginou sim, e testou seriamente essas possibilidades. O resultado pode ser conferido abaixo, na lista de matérias primas mais estranhas para a obtenção de combustível!

Confira Outras Fontes Bizarras de Combustível

Urina

Os cientistas são capazes de gerar higrogênio a partir da uréia presente na urina das pessoas. A idéia é utilizar algo que não terá outra maneira de ser reutilizado apra gerar energia de maneira barata.

Borra de Café

É possível obter combustível a partir da borra de café, mas o processo é custuso devido ao baixo percentual que pode ser convertido em combustível: são necessários 20 kg de borra para extrair o óleo que serve como matéria prima do combustível. Esta quantidade é obtida juntando a borra proveniente de 130 xícaras de café, e serve para fazer apenas um litro de combustível. Por estes motivos, não é muito viável.

Fraldas de Bebês

A onda de gerar combustível a partir de dejetos humanos está mesmo com tudo pelo visto. As fraldas podem gerar biogás, utilizado como combustível. Mas também não é uma alternativa viável: são necessários 7 quilos de fraldas sujas para gerar apenas um litro de gás, obtido dos dejetos na fralda. Além disso, a cada 7 quilos de fralda descarta aproximadamente 2,8 quilos de celulose, que é um grande poluente. A idéia iria mais castigar o meio ambiente do que ajudá-lo, efetivamente.

Caramelo

O caramelo é outro alimento do qual se cogita extrair matéria prima para utilizar na produção de combustíveis. A cada dois quilos descartados de caramelo (produto resultando da confecção de chocolates e doces, por exemplo) é possível fabricar até um litro de biodísel. O biodível é obtido através da digestão das bactérias que se alimentam do caramelo. Enquanto o combustível perfeito não é encontrado, as buscas continuam. Os cientistas vão lançar mão de todo seu conhecimento (e também de toda sua criatividade) para tentar encontrar maneiras mais eficientes de obter energia. Ou seja, mais materiais estranhos serão testados e mais bizarrices estão por vir!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desenvolvimento Sustentável

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *