Arquitetura Sustentável

Por meio do Relatório de Brundtland, o termo foi definido pela primeira vez, em 1987. Desenvolvimento sustentável seria aquele que atendesse às necessidades do presente, sem, no entanto, comprometer o atendimento às necessidades das gerações futuras.

Debatida em todo o mundo, a questão ambiental chegou à arquitetura trazendo o conceito de construções que tragam soluções aos principais problemas ambientais de hoje em dia, com o uso de tecnologia moderna e edifícios que atendam os usuários sem danificar o meio. A arquitetura sustentável vem ganhando peso crescente no cenário mundial e seu resultado gera tanto vantagens aos usuários como traz um ambiente saudável, claro, termicamente confortável, e com menos gasto de água e energia.

Arquitetura sustentável traz maneiras de construir gerando menos impacto ambiental e mais ganhos sociais, com viabilidade econômica. Projetos de arquitetura sustentável devem considerar todo o ciclo de vida de uma construção: desde o uso, manutenção, reciclagem ou demolição.

É um trabalho multidisciplinar e todos os profissionais devem ter em mente o fator sustentabilidade da obra. Hoje ainda é um nicho de mercado diferencial, mas se transformará, em breve, em requisito, necessidade urgente de melhores indicativos de qualidade de vida.

Na arquitetura sustentável, a construção deve alterar o mínimo possível o meio onde está inserida e buscar o máximo de eficiência energética, utilizando elementos de origem natural, sempre que possível, e aproveitando racionalmente os recursos para iluminação e ventilação dos ambientes, com redução de desperdício.

O processo utiliza estratégias inovadoras e tecnologias para a obra final, seu processo de construção e o meio ambiente. Envolve diretrizes de projetos, eficiência energética na construção e sua manutenção, aproveitamento de estruturas pré-existentes, uso de materiais ecologicamente corretos e planejamento territorial envolvendo a proteção de contornos naturais.

Arquitetura Sustentável

Arquitetura Sustentável

Alguns Princípios Devem Nortear Projetos De Arquitetura Sustentável:

– Para qualquer decisão a ser tomada, avaliar o impacto sobre o meio, considerando água, solo, flora e fauna

– Selecionar materiais recicláveis e reutilizáveis

– Promover eficiência energética com o uso de fontes alternativas

– Recursos para reduzir o consumo de água

– Promover qualidade ambiental interna

– Usar arquitetura bioclimática

Ao contrário do que possa parecer, adotar soluções ambientalmente sustentáveis em construção não acarreta em aumento de preço, pela economia que sistemas ambientalmente sustentáveis podem representar: a economia pode girar em torno de 30% de recursos, durante o uso e ocupação do imóvel.

Entre Os Diversos Denefícios Da Arquitetura Sustentável Estão:

– Preservação do meio ambiente

– Economia

– Qualidade de vida

– Diferencial para o negócio

– Valorização imobiliária

– Desenvolvimento de consciência ambiental

Para ser sustentável, a obra deve ser ecologicamente correta, economicamente viável e culturalmente aceita. Estes três pilares fazem bem para a saúde, para o bolso e para o planeta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desenvolvimento Sustentável

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *