O vulcão Eyjafjallajoekull, situado no Sul do longínquo país da Islândia entrou em erupção no dia 14 de abril, obrigando cerca de 800 pessoas a deixarem as suas casas e também ocasionando a suspensão dos vôos em alguns dos principais aeroportos da Europa, por vários dias, inclusive nos três aeroportos de Londres, Heathrow, o maior aeroporto do mundo, e nos aeroportos de Gatwick e Stansted, principais rotas de entrada e de saída da Europa. O vulcão em erupção lançou no ar muita fumaça e cinzas prejudicando muito a visibilidade nas principais rotas de vôo da Europa, trazendo grandes riscos de acidentes aéreos pela falta de visibilidade e pela probabilidade de pane nos motores das aeronaves.
A Islândia
A Islandia é um pequeno país europeu situado numa ilha do Oceâno Atlântio Norte e possui uma população de cerca de 350 mil habitantes. Geograficamente a Islandia caracteriza-se por ser um país muito ativo, vulanico e geologicamente, carcateristicas que definem a sua paisagem, com campos, montanhas, geleiras e rios glaciais que correm para o mar. A Islândia possui centenas de vulcões, entre eles o Eldfell, o Eldgjá, o Hekla, o Laki e o Eyjafjallajokull, que não é um dos mais importantes ou maiores. Entre 1783 e 1784 e Laki esteve em erupção e a fome que assolou o país após esse periodo matou cerca de uma quarta parte de sua população. Após isso várias erupções já aconteceram, nenhuma com efeitos tão devastadores, assim como a erupção do Eyjafjallajokull, que também não deve apresentar grandes problemas. A Islãndia fica sobre uma área com grande força geotérmica e possui também muitos géiseres, entre eles o Geysir.
O Vulcão Eyjafjallajokull
O vulcão Eyjafjallajokull fica a 12 Km da capital do país, situa-se sobre uma geleira imensa, tem 1.600m de altura e esteve inativo nos últimos 200 anos. Os únicos registros de erupção deste vulcão datam de 1623 e depois no período de 1821 a 1823, quando causou uma grande enchente na região, em função do derretimento das geleiras. As pessoas que foram retiradas de suas casas não correm risco em função das lavras ou da fumaça expelida pelo vulcão, mas sim porque os inumeros rios e lagos próximos ao vulcão subiram cerca de 3 a 4 metros porque recebem as lavras e a água atinge varias casas. Como o Eyjafjallajokull esta sob uma geleira quando ele entrou em erupção o magma que brota do centro da terra entrou em choque com a camada de gelo que derreteu e se transformou num rio de lama que escorre em direção ao mar, fazendo com que suba o nível também dos rios.
Magma
O magma ardente também se pulveriza pelo resfriamento formando as imensas cortinas de fumaça com micro-particulas, que os cientistas ainda não sabem definir o quanto podem ser prejudiciais ao meio ambiente, aos animais e a população.