Umidade do Ar
A umidade do ar pode ser definida como a quantia de vapor de água que se encontra no ar atmosférico, sendo que esta quantia varia constantemente e pode ser medida tanto pela forma de números absolutos ou ainda em sua forma relativa ao ponto de saturação. Podemos dizer que em um determinado momento a umidade relativa do ar esteja em 80% e isto significa dizer que restam apenas 20%para que o ar retenha todo o vapor de água existente e então comece a chover.
A umidade do ar pode ser medida somente por intermédio de aparelhos como, por exemplo, o higrômetro. Mas ela pode ser vista por meio da formação de neblinas e de nevoeiros, que são nada mais do que as precipitações superficiais da umidade do ar.
Importância
A umidade do ar ou a umidade relativa do ar esta entre as principais variáveis da meteorologia, perdendo em importância apenas para a temperatura, sendo que a falta de umidade do ar pode gerar diversos problemas a saúde do ser humano. O calor e a baixa umidade do ar são somente alguns prejuízos pequenos que as pessoas vem enfrentando e com certeza continuarão a enfrentar, tendo em vista a falta de atitudes coerentes para evitar ou pelo menos amenizar as intensas alterações do clima que se tornam cada vez mais comuns com o passar do tempo. As consequências são mais danosas a cada ano e se tornam mais e mais evidentes. O receio é de que esta situação acabe por se tornar uma realidade constante em nosso dia a dia.
Ações Públicas
É muito grande o descaso com o meio ambiente e, além disso, há uma falta de políticas governamentais públicas voltadas para a questão da saúde, e quando elas existem são desfocadas, desarticuladas e insuficientes, e um exemplo disso é o caso da dengue que se tornou uma epidemia em pleno século XXI, além de diversas outras doenças que castigam o povo de nosso imenso país.
Danos à Saúde
Em muitos estados a população vem sofrendo as graves consequências da baixa umidade do ar que se alia a um calor muito forte prejudicando assim a saúde de adultos e crianças, especialmente os que já possuem problemas respiratórios tais como a bronquite, a asma e outras tantas doenças que se tornam mais graves nesta época do ano. As pessoas sentem a boca, os olhos e a garganta ressecarem.
Dicas
Algumas sugestões para amenizar os efeitos danosos da baixa umidade do ar são o uso de um recipiente com água no quarto; a colocação de toalhas molhadas próximo à cama, na cabeceira; usar roupas bem leves e beber bastante água são atitudes simples que podem atenuar este problema que vem atingindo inúmeras pessoas em locais como São Paulo, Brasília, etc.