Piores Erupções Vulcânicas da História: TOP 10

Erupção cataclísmica do Pinatubo enviou enormes quantidades de cinza no céu e que circularam ao redor do globo, baixando as temperaturas globais em 1 grau Fahrenheit (0,5 graus Celsius) durante o ano seguinte.

.

O Índice de Explosividade vulcânica foi desenvolvido na década de 1980. Usa fatores como o volume de erupção e outras variáveis para quantificar o poder do vulcão. A escala vai de um a oito. Cada nível é dez vezes maior do que o menor.

A história da humanidade demonstra erupções poderosas e devastadoras. Em termos práticos é difícil os cientistas serem capaz de classificar a intensidade dos eventos na mesma categoria.

01-Erupção em Huaynaputina no Peru

Este pico foi o local da maior erupção vulcânica na história registrada da América do Sul. A explosão enviou detritos até o Oceano Pacífico, 75 milhas (120 km) de distância e enterrou cinquenta quilômetros quadrados. Afetou o clima global. Os verões após a erupção 1600 foram frios.

Erupções Vulcânicas

Erupções Vulcânicas

A área de vinte quilômetros quadrados a oeste da montanha permanece coberta até a atualidade. O cataclismo danificou as cidades vizinhas de Arequipa e Moquengua, que só se recuperaram após um século.

02-Krakatoa: Indonésia 1883

Os rumores que antecederam a última erupção do Krakatoa nas próximas semanas e meses do verão de 1883 culminaram com a grande explosão na madrugada entre os dias 26-27 de abril.

A erupção do vulcão, situado ao longo de um arco de ilhas vulcânicas na zona de subsunção da placa Indo-australiana, ejetou enormes quantidades de rocha a milhares de quilômetros de distância.

Vulcão

Vulcão

piores-erupcoes-vulcanicas-da-historia-top-10-11

A explosão também criou tsunami, cujas alturas de onda máxima chegaram a 140 pés (40 metros) e mataram cerca de 34.000 pessoas. Medidores apontaram para marés com sete mil milhas (11.000 km) de distância na Península Arábica.

Novas erupções no início do mês de dezembro de 1927 formaram o Anak Krakatau (“Filho de Krakatoa”), cone no centro da caldeira produzido pela erupção de 1883. De vez em quando ela ainda surge à vida de modo esporádico.

03-Vulcão de Santa Maria na Guatemala: Erupção de 1902

A erupção de Santa Maria em 1902 foi uma das maiores do século XX. A violenta explosão veio depois que o vulcão tinha ficado em silêncio por cerca de quinhentos anos e deixou grande cratera, com quase uma milha (1,5 km) de diâmetro, no flanco sudoeste da montanha.

O simétrico vulcão coberto de árvores faz parte da cadeia que sobe ao longo da planície costeira do Pacífico da Guatemala. Ele sofreu atividade contínua desde a explosão de 1922. Em 1929, Santa Maria vomitou fluxo piroclástico que matou cerca de cinco mil pessoas.

04-Erupção Novarupta no Alaska em junho de 1912

A erupção do Novarupta – um de uma cadeia de vulcões na Península do Alasca, que faz parte do Anel de Fogo do Pacífico – foi a maior explosão vulcânica do século 20. A ação poderosa enviou três milhas cúbicas (12,5 quilômetros cúbicos) de magma e cinzas no ar que cobriu área de três mil quilômetros quadrados (7.800 quilômetros quadrados). Cinzas superiores a um metro de profundidade.

05-Monte Pinatubo na Indonésia em 1991

Vulcão localizado em cadeia criada ao longo de zona de subducção, a erupção cataclísmica de Pinatubo foi um exemplo clássico do poder explosivo que pode ser gerado. Ela ejetou mais de uma milha cúbica (cinco quilômetros cúbicos) de material no ar e criou coluna de cinzas que subiram até 22 milhas (35 km) na atmosfera.

A explosão também expeliu milhões de toneladas de dióxido de enxofre e outras partículas no ar que se espalharam pelo mundo por correntes de ar e fizeram temperaturas globais a cair cerca de 1 grau Fahrenheit (0,5 graus Celsius) ao longo do ano seguinte.

06-Ambrym Island – República de Vanuatu: 50 DC

Com 257 quilômetros quadrados (665 quilômetros quadrados) a ilha vulcânica, parte da pequena nação ao sudoeste do Oceano Pacífico, testemunhou uma das erupções mais impressionantes da história. Enviou onda de queimaduras de cinzas e poeiras para baixo da montanha a formar caldeira de 7,5 milhas (12 km) de largura.

O vulcão continua a ser um dos mais ativos do mundo. Ele entrou em erupção por cerca de cinquenta vezes desde 1774 e provou ser vizinho perigoso para a população local.

http://www.youtube.com/watch?v=PfVQBnAMjEc

Em 1894, seis pessoas foram mortas por bombas vulcânicas e quatro surpreendidas em virtude dos fluxos de lava. No ano de 1979 as chuvas ácidas causadas pelo vulcão queimaram alguns habitantes.

07-Vulcão de Ilopango em El Salvador: 450 AD

Cobriu grande parte do centro e oeste de El Salvador com e cinzas e destruiu primeiras cidades maias, obrigando os habitantes a fugir. Rotas comerciais foram interrompidas e os centros da civilização indígena deslocado das áreas montanhosas de El Salvador para várzeas ao norte e na Guatemala.

08-Ilha de Santorini na Grécia: 1610 AC

Os geólogos apontam que a explosão do vulcão se equivale a energia de várias centenas de bombas atômicas em uma fração de segundo. Embora não existam registros escritos da erupção, talvez tenha sido a maior de toda a história.

09-Changbaishan China / Coreia do Norte: 1000 AD

A erupção expeliu material vulcânico para pontos distantes como o norte do Japão, a uma distância de cerca de 750 milhas (1.200 km). Também criou grande caldeira com quase três milhas (4,5 km) de diâmetro e 1,5 milha (cerca de 1 km) de profundidade. Agora está cheia com as águas do Lago Tianchi.

A última erupção na montanha aconteceu no ano de 1702. As emissões de gases foram relatadas a partir da cúpula e nas proximidades das fontes termais em 1994, mas não foi observada nenhuma evidência de atividade renovada do vulcão.

10-Monte Tambora: Ilha de Sumbawa na Indonésia em 1815

.

A explosão do Monte Tambora é a maior já registrado por seres humanos. O vulcão ainda está ativo. Ele é um dos picos mais altos do arquipélago indonésio. A erupção atingiu o seu pico em abril de 1815, quando explodiu tão alto que foi ouvido na ilha de Sumatra, mais de 1.200 milhas (1,930 km) de distância. O número de mortos da erupção foi estimado em 71 mil pessoas. As nuvens de cinzas pesadas desceram sobre ilhas distantes.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desastres Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *