Inundações Urbanas

Todos os anos, durante a época de chuvas, assistimos no jornal a notícia a respeito de inundações de grandes centros urbanos. Muito se discute a respeito de que medidas poderiam ter sido tomadas para evitar essa situação, mas a verdade é que na prática nada é feito. A seguir vamos explicar um pouco melhor como se dá o processo de inundações urbanas e as consequências delas para as populações que residem em regiões ribeirinhas.

Inundações Urbanas

Inundações Urbanas

Entenda a Diferença Entre: Enchente, Inundação e Alagamento

Para que seja possível ter melhor compreensão a respeito desse fenômeno é essencial entender a diferença entre enchente, inundação e alagamento. Enchentes se caracterizam pelo aumento do nível de água, em geral devido ao aumento da quantidade de chuvas na região, mas sem que isso acarrete em transbordamento.

O quadro se torna uma inundação quando acontece o transbordamento das águas em excesso. A inundação se dá pelo fato de que o sistema de drenagem local não tem capacidade de deter a vazão de tal volume de água. Por fim temos um cenário de alagamento quando ocorre o acúmulo de água e o sistema de drenagem não é capaz de dar conta do volume de água.

Inundações Devido à Urbanização

O planejamento urbano das cidades, quando existe, na maioria das vezes não leva em consideração aspectos importantes que podem causar grandes prejuízos para a sociedade e para o meio ambiente. É sabido que a frequência e a magnitude das enchentes são aumentadas em virtude da atuação do homem sobre o meio ambiente ocupando o solo, impermeabilizando suas superfícies com a construção de prédios, calçadas, avenidas asfaltadas, redes de condutores e escoamento, etc.

Além disso, em nome do desenvolvimento urbano o homem obstrui o escoamento natural da água com aterros e com escoamentos dos esgotos, drenagens inadequadas e o assoreamento. À medida que as cidades se urbanizam há um aumento de até 7 vezes na vazão máxima, devido a impermeabilização do solo e a canalização. A impermeabilização e a falta de um sistema de escoamento que atenda a demanda faz com que as inundações ocorram com frequência, a ponto de nas grandes cidades, poucas horas de chuva serem capazes de inundar ruas centrais tornando a vida caótica.

Inundações Devido à Urbanização

Inundações Devido à Urbanização

Prejuízos Financeiros e Sociais

As cidades que são acometidas por inundações enfrentam dois tipos muito cruéis de prejuízos, os financeiros e sociais. A grande quantidade de água que transborda leva embora anos de trabalho quando destrói casas, empresas, equipamentos (especialmente nas regiões rurais), automóveis entre outros.

Depois que a água é escoada a população local percebe que sofreu também graves prejuízos sociais com a destruição de suas cidades. A vida nos centros urbanos atingidos por inundações de grande porte dificilmente volta ao normal. Mesmo depois que tudo é reconstruído permanece a incerteza quanto ao futuro e a segurança de estar morando próximo a uma grande quantidade de água.

Como Prevenir Inundações

A ação das diferentes esferas do governo (municipal, estadual e federal) é fundamental para tentar remediar a situação em locais de risco, no entanto, há também pequenas ações que podem ser realizadas por todos nós. Tenha atenção ao descarte correto do seu lixo para evitar que ele acabe entupindo bueiros e com isso prejudique o escoamento das águas da chuva.

Se você mora numa região ameaçada de inundações pode contar com alguns mecanismos de prevenção como o uso de comportas residenciais e válvulas de retenção para as saídas do esgoto. Canaletas e drenos também podem funcionar bem para esse fim.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desastres Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *