Desastres Naturais 2009

2009 foi o ano como menor número de desastres naturais da primeira década do século XX, apesar de ser também o mais quente. Mesmo assim foram registrados 245 eventos, em 2005, o ano mais conturbado da década teve 434 desastres.

Segundo a ONU, 224 dos 245 desastres foram relacionados ao clima, causaram 7 mil das 8.900 mortes e causaram um prejuízo de 15 bilhões de dólares.

desastres naturais 2009-1

Desastres Naturais 2009

Também segundo a Organização das Nações Unidas, os habitantes do continente asiático são os mais vulneráveis a tempestades e enchentes principalmente.

No rank das oito nações mais atingidas estão Filipinas com 26 desastres naturais, China com 23, Estados Unidos com 16, Índia com 13, Indonésia com 12, Brasil com 10, Austrália com 7, México com 7, Bangladesh com 6 e Vietnã com 6.

Apesar dos dados da ONU, quem acompanhou os noticiários acreditou no fim da normalidade do clima do mundo. No Brasil o ano começou com a grande tragédia das enchentes na Serra Catarinense, no Rio Grande do Sul e em Roraima.

desastres naturais 2009-2

Brasil

A Austrália sofreu a pior onda de calor em 100 anos, as temperaturas chegaram a mais de 45°C e dezenas. Em Londres a nevasca paralisou o principal aeroporto do país, fora escolas e atrapalhou mesmo o trabalho das pessoas.

As tempestades também castigaram o Espírito Santo e Minas Gerais. E todos esses eventos ocorreram nos dois primeiros meses do ano.

Em São Paulo, em março chegou a chover o equivalente ao volume esperado para um mês em apenas 3 horas, o que logicamente causou muito alagamentos e o caos por toda parte. No mesmo mês, em Santa Catarina, três tornados, que chegaram a 200 Km/h, atingiram diferentes cidades do interior do estado.

Nesse período o litoral da região Sudeste também sofreu com ondas de calor às vésperas do início do inverno.

desastres naturais 2009-3

No Mundo

A Itália sofreu mais de mil tremores, e a milenar cidade de Áquila foi quase que completamente destruída. A Europa também sofreu com ondas de frio que mataram centenas de pessoas.No fim do ano a região Norte do Brasil sofreu com secas não vistas há mais de 100 anos, partes do Amazonas chegaram a quase sequidão completa.

Enquanto isso o Sertão dos estados do Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Ceará, Maranhão e Piauí sofreram com alagamentos.

As queimadas causadas pelo tempo seco destruíram imóveis na Califórnia, Grécia e Espanha.
O tufão Ida arrasou El Salvador, tufões também assustaram os moradores de Rio Grande do Sul e novamente de Santa Catarina.

Nesse mesmo ano de catástrofes climáticas com cara de aquecimento global, houve em Copenhague, a capital dinamarquesa, a COP 15, a conferência com os principais líderes mundiais, que prometia ser o berço do novo acordo climático mundial que substituiria o Protocolo de Kyoto, no fim o acordo foi decepcionante para todos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desastres Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *