Características dos Desertos

A maioria dos desertos possui uma quantidade considerável de vegetação específica, e animais vertebrados e invertebrados que são característicos apenas dessa área. Há apenas alguns mamíferos grandes nos desertos porque não são capazes de armazenar água suficiente para suportar o calor escaldante desse tipo de terra. Os tipos do deserto podem ser separados de acordo com várias características. Os desertos podem ser de quatro tipos diferentes de climas:

– Frio
– Quente e Seco
– Semi-Árido
– Costeiro

Características do Deserto Frio

Os desertos que estão na Groenlândia, na Antártida e na chamada zona Neártica, são chamados de desertos frios. Esses desertos são caracterizados por invernos frios, com neve e temperaturas elevadas em geral durante todo o inverno, e às vezes no verão também. As temperaturas médias de Inverno nos desertos frios caem entre -2 a 4 graus, e a queda de temperatura média de verão fica entre 21 e 26 graus.

A precipitação média anual em desertos frios varia entre 15 a 26 cm. O solo nessa área é salgado, lodoso e pesado. As plantas nos desertos frios são amplamente dispersos e variam entre 15 a 122 cm de altura. As principais plantas nestas áreas são caducas, a maioria das quais tem folhas espinhosas. As espécies animais encontradas no deserto são ratos, gafanhotos e esquilos. Os veados são encontrados também, mas só no inverno.

Tipos de Animais do Deserto

O lagarto tatu é um animal que ataca predadores maiores e mais fortes como os seres humanos, por exemplo. O comprimento do seu corpo é de 15 a 17 polegadas e a cauda é de 14 a 16 centímetros de comprimento. As patas traseiras de um lagarto tatu são um pouco mais curtas do que as patas da frente. Ele é capaz de furtar facilmente por causa de sua cabeça, corpo e a cauda, achatadas na aparência. Os predadores são incapazes de caçar o lagarto tatu por causa da armadura endurecida, que funciona como escudo em seu corpo.

Tartaruga do Deserto

As pernas dianteiras de uma tartaruga do deserto são musculosas e achatadas com garras longas, que são adaptadas para cavar tocas profundas. As tartarugas do deserto fazem assobio, e de outros sons quando elas estão em perigo ou com medo. Estas tartarugas vivem em tocas para fugir do frio e do calor. As tartarugas do deserto gostam das chuvas raras que caem nas bacias. O consumo de água vem da umidade encontrada em flores e grama, que comem durante a primavera.

A tartaruga do deserto tem capacidade de armazenar cerca de um litro de água na sua bexiga para ser utilizada quando necessário. É considerada uma espécie ameaçada de extinção, assim é ilegal assediar, caçar ou manter uma tartaruga do deserto.

Animal Típico do Deserto Está em Extinção

Animal Típico do Deserto Está em Extinção

Rã do Deserto

Esta rã, ao contrário de seus muitos parentes, desenvolve um casulo para armazenar água, onde se aninha no subsolo durante a maior parte do ano. A água dura o tempo suficiente para que ela se sustente durante os meses secos do ano, onde a estação chuvosa lhes permite sair de seu esconderijo e colocar ovos em poças formadas pela chuva. Os ovos eclodem dentro dessas poças, antes que a água se seque.

Camelo

O camelo é o maior animal do deserto. Este animal tem a capacidade de armazenar grandes quantidades de água por um longo tempo, e por isso, é capaz de sobreviver no deserto seco e áspero. Os camelos são o modo principal de transporte do viajante e do nômade do deserto. Estes animais têm pálpebras transparentes que lhes permitam manter a areia fora de seus olhos.

Rato do Deserto

Um rato do deserto vive em cavernas com amplas aberturas. É um bicho bonito, que se assemelha a um mini-canguru, mas é do tamanho de um rato. Tem o pelo amarelo esbranquiçado de cima abaixo. A cauda do rato deserto tem manchas brancas no final. Este animal adaptou o seu corpo, obtendo água do alimento que consome. Ele também tem uma bolsa na bochecha em que ele é capaz de armazenar o alimento durante semanas, enquanto procura abrigo. O rato do deserto não é uma espécie ameaçada de extinção.

Outras são espécies únicas do deserto, como:

– Coiote
– Lince
– Carneiro do Deserto
– Monstro de Gila
– Cabra americana
– Iguana
– Coruja de cacto

Tipos de Plantas do Deserto

Mojave Aster

Esta é uma planta arbustiva que tem hastes cinza-esverdeadas e nas extremidades prateado-verdes, estreitas e folhas peludas. Esta planta do deserto que tem flores roxas com cheiro de lavanda em um formato de disco com amarelo, que cresce até 2 polegadas de diâmetro. Infelizmente, esta planta do deserto que morre após a floração.

Cacto

Esta planta do deserto também é conhecida por uma série de outros nomes, como o cacto Hedgehog, Claret Cup cacto, o Kingcup cacto, Pancake e Mound, para citar alguns nomes desta espécie. Os caules desta planta são de forma cilíndrica chegando a ser alto e volumoso. Tem cerca de 9 a 10 galhos na haste. As flores desta planta são vermelhas escuras com muitas pétalas, que formam um copo. Seus frutos também são vermelhos e são comestíveis. O cacto usa a temperatura fresca da noite para trocar o oxigênio e o dióxido de carbono. O tipo mais comum encontrado nos desertos norte-americanos são os cactos Barrel, que são facilmente identificáveis a partir de sua forma, bulbosa redonda, que é surpreendentemente enorme.

Planta Natural dos Desertos

Planta Natural dos Desertos

Soaptree Yucca

Esta planta do deserto é uma planta com folhas colocada na base da planta. A soaptree recebe esse nome por causa da presença de um material seboso no interior das raízes e no tronco da planta. Esta planta também é usada para a decoração em muitos jardins.

Bush

As flores desta planta são um grande espetáculo, pois sua floração amarela, que mostra o cenário desolador do deserto de outra forma. Relacionado com a família do girassol, essas versões em miniatura de seus primos são bonitas e atraentes. Tem hastes longas, com as flores colocadas logo acima de uma camada branca de folhas, que variam de um tom amarelo-laranja escuro, para um arroxeado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • que maximo

    sarah 4 de fevereiro de 2014 21:24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *