A educação sustentável se dá ao utilizar a interdisciplinaridade para fomentar o crescimento do aluno como ente individual e social. Para unir o desenvolvimento intelectual com cidadania, este modelo de educação, que é considerado o que há de mais moderno no ensino, trabalha os conhecimentos das matérias regulares de forma que sirvam de base para o aprendizado do respeito aos ambientes sociais e naturais.
Este modelo de ensino visa transformar os alunos em agentes para uma sociedade melhor, ao mostrar a interdependência entre os homens e a natureza. É uma forma de relacionar e interligar a educação com os cuidados com o meio ambiente, uma vez que pode-se aplicar o que é aprendido em sala de aula a outros meios, como a educação sustentável está fazendo.
Um dos aspectos trabalhados na educação sustentável é a importância do meio ambiente para a qualidade de vida dos seres humanos. Ao demonstrar as consequências negativas das ações do homem na natureza, pretende-se formar cidadãos mais conscientes e que sejam parte ativa de uma mudança cultural na busca por um mundo mais consciente. Além disso, ensina formas mais responsáveis de ação individual, causando uma transformação em cada aluno para um modo de vida mais saudável.
A educação sustentável também tem por objetivo localizar os alunos dentro da sociedade, trabalhando seus direitos e deveres, e mostrando-lhes suas responsabilidades. Ao atribuir-lhes um papel de protagonismo, visa fomentar sua participação na comunidade como agente da mudança, e a entender os problemas relacionados aos aspectos econômicos, sociais e políticos que os afligem.
Por isso, um projeto de educação sustentável deve levar em conta as especificidades econômicas e culturais da comunidade na qual será implantado, para que o conhecimento seja condizente com a realidade prática dos alunos.
Além de formar cidadãos melhores, socialmente mais atuantes e preocupados com o meio ambiente, a educação sustentável serve para elevar o nível dos profissionais de todas as áreas. Tornando o aluno um agente mais responsável pelos seus atos, desenvolvendo seu senso crítico, sua habilidade de raciocínio e seu respeito ao próximo e à natureza, forma-se uma nova geração de funcionários e gestores capazes de se inter-relacionarem e trabalharem em equipe, reduzindo custos com o uso inteligente de recursos, além de profissionais criativos capazes de resolverem problemas.
Assim, a educação sustentável tem como produto seres humanos mais responsáveis e, para além disso, envolvidos pela cultura e conhecimento que lhes facilita a vida e traz crescimento intelectual, ético e moral. É através dela que uma nação pode se beneficiar da educação para desenvolver-se, ampliando seus impactos nas áreas sociais, ao ensinar o respeito mútuo e a interdependência; econômica, ao formar consumidores mais responsáveis e profissionais mais competentes; e ambiental, ao relacionar a qualidade de vida dos seres humanos à preservação e manutenção da natureza.