Todos sabem ou pelo menos deveriam saber: a água é um dos recursos naturais de maior importância para a humanidade. A história e a biologia nos permitem afirmar com certeza que água é sinônimo de vida. O crescimento das populações, a degradação do meio ambiente e a utilização irracional são alguns dos principais fatores que preocupam os estudiosos em relação a manutenção deste bem tão precioso.
A água pode ser encontrada de várias formar no nosso planeta, porém apenas cerca de 2,5% é doce. Temos água nos oceanos, rios, icebergs, geleiras e subsolo. Porém, além da baixa quantidade de água doce, menos de 0,5% é possível de ser utilizada.
Nosso país é um grande privilegiado na questão da água, pois possuímos mais ou menos 12% da água doce do mundo. É uma pena que a distribuição deste recurso seja tão desiquilibrada, chegando gerar sérios problemas de escassez em algumas regiões. Calcula-se que cerca de 80% da nossa água doce encontra-se na parte norte do país, logo a região menos habitada, tendo cerca de 5% da população.
Reutilizando
Assim, campanhas para o melhor aproveitamento deste recurso e soluções para os problemas estão cada vez mais em pauta no Brasil e no mundo. Em várias nações como Japão, Reino Unido e Alemanha, a prática do reúso é amplamente utilizada. Podemos adotar o reúso da água de várias formas, sendo o reaproveitamento da água do esgoto o mais explorado no mundo. O tratamento dessa água pode servir para a lavagem de ruas, automóveis, rega de plantações, parques e aplicações industriais.
Porém, a instalação e distribuição para reutilizar a água do esgoto é difícil de ser implementada, pois implicaria na criação de um sistema paralelo ao já existente, que é usado para água limpa. Já o aproveitamento da água das chuvas é fácil de ser implementado, podendo suprir parte da demanda em prédios e indústrias, principalmente. Nas residências também é de grande utilidade, porém por conta da poluição atmosférica, o reúso dessa água é restrito.
Racionalizando
O principal meio para a manutenção do recurso natural, sobretudo nas residências é simples: bom senso. Existem diversas formas de racionalizar a água nas nossas casas, seguem as medidas mais recomendadas:
- Diminuir o tempo no banho.
- Fechar a torneira ao escovar os dentes, fazer a barba ou ensaboar a louça.
- Aproveitar a água do segundo enxágue da máquina de lavar-roupas para lavar o quintal.
- Não usar mangueira para lavar a calçada, pisos ou automóveis.
- Trocar as válvulas de descargas por caixas acopladas ao vaso sanitário com limitador de volume.