Sociedade Sustentável

Mundo globalizado e sociedade sustentável parecem mais um filme do que realidade, mas ao contrário do que se imagina, a sociedade sustentável tem como dever viver de forma globalizada, mas com mais opções de vida.

O conceito dessa sociedade sustentável é bem mais simples do que parece. Nada mais é do que viver de forma economicamente viável, ecologicamente correto, socialmente justo e culturalmente aceito.

A sociedade sustentável é aquela que consegue se manter sem comprometer os recursos naturais, utilizando apenas o que ela consegue repor.

São de pequenos atos que a população vai se transformando em uma sociedade sustentável, porque não é possível jogar toda a responsabilidade apenas na sustentabilidade e se esquecer da educação ambiental.

Portanto, é de fundamental importância fazer com que as pessoas entendam a real funcionalidade da sustentabilidade, transformando assim uma simples palavra em realidade.

Por outro lado, o desenvolvimento sustentável é consequência de uma sociedade sustentável que deixará de utilizar, por exemplo, combustíveis fósseis e começará utilizar os de origem natural, renováveis e limpos.

Uma sociedade sustentável carrega consigo uma economia também sustentável, neste caso o consumismo é fator predominante de mau exemplo, em que entra novamente a questão de que pessoas entendem sustentabilidade como uma palavra bonita, pois não têm nenhuma educação ambiental, consomem de forma desenfreada e abusam do meio ambiente.

Sociedade Sustentável

Sociedade Sustentável

Por outro lado, podemos dizer com toda convicção que o Brasil é um país privilegiado, pois abriga grande parte de água doce do planeta, já que possui grande extensão de terra cultivável, diversidade étnica e cultural, biodiversidade e variedade de formações naturais, mas não podemos esquecer que a economia sustentável exige muito mais que isso.

A economia sustentável exige mudanças. Exige uma política econômica mais consistente, que suavize as variações bruscas de preços e produtos, sem contar que seu crescimento deve ser compatível com as novas tecnologias de baixo carbono e aumento de qualidade de vida.

Como sabemos que não é apenas o aumento brusco da população e a falta de alimento que amedrontam o futuro, mas também as mudanças climáticas e os conflitos sociais, a amplitude da visão ressaltou a necessidade de uma ligação econômica entre o poder público, o poder privado e o terceiro setor.

Uma sociedade sustentável não é especificamente viver um socialismo, mas sim trabalhar em conjunto para que todos possam ter o direito a um mundo melhor, pois a sustentabilidade em si, nada mais é que criar base econômica, social, cultural e ambiental duradoura, podendo ser usufruída de forma justa.

Essa sociedade que tanto se diz é autônoma e democrática, busca por um futuro que granta qualidade de vida e bem estar a todos, não diminuindo de forma alguma as oportunidades para novas gerações.

Contudo, é importante compreender que a natureza se cria, tem a capacidade de se regenerar, enquanto a população depende única e exclusivamente dela.

http://www.youtube.com/watch?v=o3YAFbxIAXc
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desenvolvimento Sustentável

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *