Água Subterrânea e Ciclo Hidrológico

Nem toda água que está embaixo da terra é subterrânea. A água que habita o lençol freático que tem como principal uso a botânica e agricultura, não é considerada água subterrânea.

Essa por sua vez é considerada aquela que reside em um aquífero ou que ocupa todos os espaços vazios de uma formação geológica, que podem ser rochas sedimentares porosas ou rochas não porosas, mas que apresentam quebras pela sua extensão.

Os aquíferos se distinguem principalmente pelo tipo de rocha que o forma.

Água Subterrânea e Ciclo Hidrológico

Água Subterrânea e Ciclo Hidrológico

O aquífero é formado por rochas sedimentares e solos arenosos, se destacando pelo fato de que tem a capacidade de armazenar uma quantidade muito grande de água. Outro tipo de aquífero é o fraturado, ou seja, a água fica entre as fraturas das rochas e a capacidade de armazenamento depende muito da quantidade de fissuras nas rochas.

Já é de comum conhecimento que a água possui fundamentalmente três estados físicos nos quais podem ser encontradas, o sólido, o líquido e o gasoso. É também de comum sabedoria que a água possui um ciclo e que seu estado varia entre os três citados anteriormente, essa mudança é natural e constante, e o catalisador que acelera essas mudanças é o calor emitido pelo sol.

A essa permanente mudança é dado o nome de ciclo hidrológico da água, e ele é responsável por não deixar a terra plana, isso mesmo, se não fosse por essa constante mudança da água, hoje a terra seria plana haveria uma camada uniforme de água em cima dela.

Água Subterrânea e Ciclo Hidrológico

Água Subterrânea e Ciclo Hidrológico

As erosões ocorrem principalmente porque a água pode percorrer qualquer caminho, por exemplo, quando chove, uma parte da água cai no solo, nas rochas, outra parte se infiltra na terra, e o que não infiltrou vai percorrendo o solo até encontrar algum lugar para entrar diretamente em contato com rios, riachos, mares e oceanos, e a força da gravidade tem importante papel guiando a água para o seu caminho.

Já nas regiões suficientemente frias como as calotas polares, existem grandes placas de água, congeladas há milhões de anos .

Água Subterrânea e Ciclo Hidrológico

Água Subterrânea e Ciclo Hidrológico

O caminho subterrâneo da água é o mais complicado de se entender e até mesmo do próprio líquido fazer. Dentro da terra, a água não encontra seu caminho de maneira tão rápida quanto na superfície, já que pode levar dias, e até anos para se percorrer poucos metros. Pode acontecer dessa água voltar a superfície por meio de aberturas no solo, ao que chamamos de nomes diversos como gêiseres.

As plantas têm papel fundamental no ciclo da água, pois quando a chuva cai sobre elas, também absorvem uma parte da água, e depois de realizar seus processos essa água volta ao ambiente por meio de um tipo de transpiração das plantas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *