Histórico Da Agroecologia

A agroecologia tem seu início no século XX e representa a junção de duas vertentes científicas, a agronomia e a ecologia. Enquanto a primeira cuida essencialmente do desenvolvimento da produção agrícola, a segunda tem como fim a preservação do patrimônio ambiental, e o desenvolvimento de formas sustentáveis de relacionamento do homem com a natureza.

O termo agreocologia, usado até hoje em estudos e seja qual for publicação referente ao assunto, foi usado pela primeira vez em 1928, mas acabou ganhando força na década de 90, quando a humanidade passou a olhar com mais atenção as consequências de sua interferência no meio ambiente.

Histórico Da Agroecologia

Histórico Da Agroecologia

Utilizado pela primeira vez pelo cientista russo Basil Bensin, o termo agroecologia define uma ciência que busque a utilização sustentável dos recursos naturais dentro da produção agrícola. Seu desenvolvimento foi lento durante as décadas que se seguiram, sendo ofuscada pela grande revolução que os agrotóxicos trouxeram, no pós-Segunda Guerra Mundial, fazendo com que a produção agrícola tivesse um salto quantitativo.

A preocupação com a produção em massa de alimentos estava em alta e as consequências do uso desenfreado do solo, desmatamento e poluição pelos produtos bioquímicos empregados como agrotóxicos, ainda eram pouco conhecidas.

A partir da década de 70 a comunidade científica já começava a alertar para os perigos desse desenvolvimento e a buscar um crescimento rural sustentável.

Histórico Da Agroecologia

Histórico Da Agroecologia

Porém, é só na década de 90, tendo seu marco na ECO-92 (Conferência para o Desenvolvimento e o Meio Ambiente), que a agroecologia passa a ser vista como primordial para o futuro da humanidade.

Questões como a qualidade do solo, preservação dos recursos hídricos e das riquezas ambientais, foram relacionadas por estudos à qualidade de vida e, especificamente, dos alimentos gerados. É a partir de então que processos ecológicos em agricultura sustentável começam a ganhar importância nos planejamentos das produções agrícolas mundo afora.

Histórico Da Agroecologia‏ e Panorama No Brasil

No Brasil, com o aumento do consumo mundial de produtos agrícolas e o advento dos biocombustíveis, algumas fronteiras agrícolas têm sido ultrapassadas, atingindo áreas de preservação ambiental.

Histórico Da Agroecologia

Histórico Da Agroecologia

Além disso, os agrotóxicos ainda são usados com pouca regulamentação, sendo que produtos já proibidos em outros países ainda se encontram nas lavouras brasileiras e a discussão sobre tais temas é bem relevante e forte, o que faz com que a agroecologia esteja forte no país e bem promissora para os próximos anos.

Diversas ONGs e movimentos sociais, porém, têm tentado colocar na agenda governamental a agroecologia, propondo a mudança da matriz produtiva, dos grandes latifúndios e produtores em massa, para maior sustentabilidade, com base na agricultura familiar e em produtos orgânicos. Mas o que se tem visto em políticas públicas são pequenos avanços nessas áreas e uma grande prioridade no incentivo à agricultura de exportação, sendo seu mais recente projeto a mudança do Código Florestal Brasileiro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *