A cada dia que passa os consumidores demanda mais por produtos orgânicos. A ausência de agrotóxicos representa a grande atração. Em um mundo onde a poluição está cada vez mais presente, nada melhor do que pelo menos se alimentar com produtos orgânicos. A tendência cresce no mercado. No entanto, os sistemas de produções estão cada vez mais encarecidos, sendo que com a crise de água no mundo, possuem alta tendência de crescer ainda mais no mercado. Conheça atualidades sobre sistemas de produção orgânicos.
Definição!
Existe diversas forma para se definir o que vem a ser agricultura orgânica. Algumas doutrinas apontam que pode ser definida como sistemas agrícolas que não possuem nenhum tipo de envolvimento artificial, primando sempre ao naturalismo. Independente do tamanho da produção, os sistemas de produções orgânicos são indispensáveis para utilização de recursos naturais que estão misturados de formas ecológicas.
Incumbência!
O importante é que os alimentos provindos da agricultura obtenham naturalidade e estejam com alto nível saudável não somente por dentro como exteriormente das frutas, ervas e vegetais. O valor nutritivo precisa ser alto, além da necessidade da inexistência de resíduos tóxicos. Vale ressaltar que a estrutura dos sistemas de produção orgânicos precisa estar em plena harmonia com a natureza, além de satisfazer de forma legítima as necessidades humanas.
Definição Norte-americana
Desde o ano de 1980 o USDA (sigla que traduzida em português significa “Departamento de Agricultura dos Estados Unidos”) considera os sistemas de produção orgânicos com forma de excluir qualquer regulador que auxilia no processo de crescimentos das espécies vegetais. Neste sentido, este processo depende de forma direta das modificações culturais naturais decorrentes no plantio.
Deve contar com defesa biológica provida do próprio organismo da espécie. O cultivo múltiplo é usado para tronar a cultura um pouco menos suscetível contra o repentino surgimento de pragas e microorganismos patógenos – ótima noticia aos que lutam incessantemente para que plantas invasoras não surjam.
A Importância Da Qualidade Do Solo Nos Sistemas De Produção Orgânicos
Seguindo esta linha de raciocínio se pode dizer que solo sadio representa aspecto indispensável aos que ambicionam implantar sistemas de produção orgânicos. Húmus, água, ar devem proporcionar a atividade biológica para desenvolvimento das espécies presentes no plantio. O solo normalmente deve ser mantido fechado no intuito de evitar erosões pluviais que podem atingi-lo de forma tamanha que podem danificá-lo de forma irreversível
O manejo de máquinas ou demais implementos na agricultura podem prejudicar bastante a vida existente na composição do solo. Interessante notar que muitos especialistas consideram interessante a mistura entre criação de animais e agricultura para obter esterco que depois de transformado em composto possui importância vital para a agricultura orgânica. Embora a mão de obra seja considerava mais cara nos sistemas de produção orgânicos, o preço de certa forma é abatido o não consumo de fertilizantes, agrotóxicos, entre outros.
Por Renato Duarte Plantier