Quando falamos em biota, estamos nos referindo a um conjunto de seres vivos, organismos, fungos e elementos da fauna e da flora que formam um ecossistema. Falando de uma forma mais específica em relação aos ecossistemas aquáticos, esses últimos, para se originarem, têm uma interdependência muito grande com o sistema terrestre, e no caso do ecossistema aquático, também terá uma grande diferença em alguns locais, devido ao funcionamento de rios e lagos, represas e a grande variedade de habitats naturais.
Uma grande característica da biota de águas interiores é sua grande diversidade e riqueza em relação aos oceanos. A grande maioria dos animais que vive nessas águas doces, chega em média a 12%, e de 20.000 tipos de espécies de peixes diferentes, 40% vivem em águas doces.
Um fato muito interessante que ocorre na biota das águas interiores, é a grande variação que acontece devido às fases de intenso volume hidrométrico, em áreas de grandes rios e várzeas, o que promove em alguns locais, como por exemplo, na Amazônia, muitos alagamentos em períodos longos. Na biota, muitos animais e plantas criam alguns recursos para sua manutenção em períodos de muita seca ou então de intensa inundação.
Como exemplo disso, os peixes migram de grandes rios para alguns lagos, assim também como alguns invertebrados.
As bacias hidrográficas, na biota das águas interiores, conferem alguns impactos que são gerados por atividades do homem, e dentre elas podemos destacar:
- Contaminação através de substâncias tóxicas e poluição
- Construção de represas
- Muitas atividades de pesca em excesso
- Uso de equipamentos para recreação em modo excessivo
- Grande desmatamento
- Deterioração das margens dos rios, assim como de lagos e represas
- Desmatamento
- Aumento da navegação e do transporte
De todos esses impactos produzidos pelo homem, um que atualmente tem causado muitas alterações na biota de água interiores, tem sido a construção de represas. Algumas espécies marinhas como os peixes, tem que migrar de alguns locais para outros para que de uma forma mais segura, consigam então reproduzir-se.
Mesmo assim, apesar dessas represas causarem esse impacto para os peixes, algumas espécies tem povoado o local, mas acabam sendo vítimas de muita exploração comercial. Atualmente têm ocorrido muitas iniciativas para que espécies nativas de muitos peixes consigam repovoar essas represas.
Como os peixes são fundamentais para a biota das águas interiores, o impacto citado acima, acaba sendo realmente muito forte. Para se ter uma ideia, flutuações em grandes rios como o Amazonas e o Paraná, são grandes fontes de alteração em comunidades de espécies que migram para essas localidades, devido às construções de barragens. Essas mesmas barragens (represas), como dito anteriormente, também contribuem para o aparecimento de algumas espécies exóticas de outros peixes.
by Marcelo Marcolino