A usina hidrelétrica também conhecida como central hidroelétrica no português da Europa é um projeto que envolve mais de uma engenharia. Para construir usinas hidrelétricas é necessário reunir engenheiros mecânico, hidráulico, civil, elétrico, de computação e mais, envolve neste projeto de alta complexidade, engenharia ambiental, florestal, de controle, de materiais, de solos e muito mais.
Todos os profissionais, todos os estudos, materiais e esforços é para tirar do papel o projeto de uma usina hidrelétrica que serve para fazer a geração de energia elétrica e isso é possível aproveitando as potencialidades hidráulicas dos rios.
Os Impactos Das Usinas Hidrelétricas
Nós chegaremos as usinas hidrelétricas brasileiras, mas antes, vamos falar sobre os impactos ambientais que podemos observar por causa desse projeto. Um deles, por exemplo, é quando a construção de uma usina hidrelétrica faz com que áreas ao redor do lugar em que está sendo instalada se alaguem.
Outro problema é que esse tipo de construção pode fazer com que os rios tenham o seu nível aumentado e mais, o curso do rio pode acabar sendo mudado. E claro, todo e qualquer tipo de mudança na natureza gera problemas também para a flora e a fauna daquele determinado local.
Porém, apesar de todos os problemas que a construção e a presença de uma usina hidrelétrica provoca, ainda é uma opção mais econômica de se gerar energia elétrica e mais, agredi bem menos o meio ambiente do que a energia nuclear.
E não é melhor somente que a geração de energia nuclear, mas também a do carvão e a do petróleo.
Porém, antes de ir instalando ou de optar por um projeto e não pelo outro, são feitas muitos estudos visando observar a viabilidade técnica e isso é feito caso a caso. Neste ponto que entram os diferentes engenheiros, como o hidráulico e o de engenharia ambiental. Pesquisas essas que são feitas com base em moldes físicos, matemáticos e geográficos.
Os Estudos Para Instalação de Hidrelétricas
Um dos pontos importantes de estudos e cálculos para instalação de uma usina hidrelétrica tem a ver com a potência instalada dela. Os estudos hidroenergéticos são levados em consideração e analisados por uma equipe formada por eletricistas, engenheiros civis e mecânicos.
Sendo assim, eles convertem a energia hidráulica em mecânica usando uma turbina hidráulica e essa acaba sendo convertida em energia elétrica, para isso é usado um gerador. Quando se torna energia elétrica ela é mandada para linhas de transmissão, pode ser uma só, e essas ou essa é ligada à rede de distribuição.
O “transporte” da energia é feita pelas linhas de transmissão e isso tudo faz parte de um sistema elétrico e a rede que faz a ligação das mesma. E por sua vez, os pontos onde a energia é consumida estão ligadas às cargas. Já os pontos onde a energia é produzida é chamado de geradores.
Então, é correto dizer que a rede de transporte que pode levar a energia está ligada a uma central hidrelétrica.
Exemplo de Uma Importante Usina Hidrelétrica Brasileira
Uma das usinas hidrelétricas do Brasil é considerada uma das obras de engenharia mundial de maior grandeza. Estamos falando da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Ela é 100% brasileira e a sua potência é de 8.000 MW.
Ela ganha da Usina de Itaipu, por que essa é binacional, mas também tem destaque a nível internacional. Ela entrou na lista das “Sete Maravilhas do Mundo Moderno”. O título foi concedido pela American Society of Civil Engineers.
As usinas hidrelétricas do Brasil se destacam de outras formas também, como a maior do mundo, no caso do vertedor de Tucuruí.
O diferencial desse projeto é que ele também foi pensado para casos de enchente e sendo assim, a sua capacidade de vazão é bem maior do que aquela de outras usinas hidrelétricas.
Porém, tem uma outra usina no mundo que também se destaca pelo mesmo motivo, maior vazão de água, é a Usina de Três Gargantas. Essa fica localizada na China.
Vale ressaltar que a Usina de Itaipu e a Usina de Tucuruí foram projetadas por empresas brasileiras ao 100%. Mas, os projetos para colocá-la para funcionar, devido o quanto eram complexos, foi necessário a entrada de empresas multinacionais para fabricar equipamentos da parte da eletromecânica.
As 10 Maiores Usinas Hidrelétricas do Brasil
Se você ficou curioso para conhecer quais são as maiores usinas hidrelétricas do Brasil, confira logo abaixo a lista com alguns dados de cada uma delas.
Antes de começarmos a conhecê-las, vale lembrar que o Brasil é um dos países no mundo que conta com a melhor estrutura de recursos naturais para que energia elétrica seja gerada.
- Localizada no estado do Paraná e no rio Paraná fica a Usina Hidrelétrica de Itaipu a sua potência é de 14.000 MW.
- No estado do Pará está localizada uma das maiores usinas do Brasil, a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que fica no Rio Xingú e tem capacidade de 11.233 MW.
- No Pará também tem outra usina das maiores do Brasil, a Usina Hidrelétrica São Luiz do Tapajós, que fica no rio Tapajós e tem capacidade de 8.381 MW.
- No rio Tocantis está uma outra grande usina hidrelétrica brasileira, a Usina Hidrelétrica de Tucuruí, sempre Pará, com capacidade de 8.370 MW.
- Em Rondônia, no rio Madeira com capacidade de 3.300 MW está a Usina Hidrelétrica de Santo Antônio.
- Em São Paulo também tem uma das maiores usinas hidrelétricas do Brasil, a Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, que fica no rio Paraná e tem capacidade de 3.444 MW.
- Em Rondônia, no rio Madeira com capacidade de 3.300 MW tem a Usina Hidrelétrica de Jirau.
- A Usina Hidrelétrica de Xingó também está na lista das 10 maiores do Brasil e fica entre Alagoas e Sergipe no Rio São Francisco. A sua capacidade é de 3.162 MW.
- Na Bahia você encontra a nona usina hidrelétrica maior do Brasil com capacidade de 2.462 MW no rio São Francisco. O nome dela é Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso IV.
- E por último, a Usina Hidrelétrica Jatobá que também fica no Pará e no rio Tapajós e sua capacidade é de 2.338 MW.
O Brasil tem ao redor da sua longa extensão mais do que cem estruturas que podem ser consideradas hidrelétricas. A América do Sul possui a maior taxa de água doce entre todos os continentes que compões o planeta Terra feito basicamente de oceanos.O continente possui alta perspectiva de crescimento aos próximos anos. Cientistas apontam para grave problema na distribuição da água para praticamente todas as pessoas do mundo em poucas décadas. Conheça as três maiores hidrelétricas do Brasil.
Itaipu: Capacidade de gerar 14.000 MW. Construída entre 1975 e 1982. Historiadores afirmam que o Brasil não tinha precisava de maior capacidade energética, mas disputava a hegemonia do continente com os Argentinos.Para evitar com que os Paraguaios liderados pelo General Alfredo Strossner escolhessem a bacia da Prata como parceira para construção da usina e também como principal saída ao Oceano, consagrando os argentinos na liderança continental, o governo ditador apoiou o projeto de construir a maior usina hidrelétrica do mundo na época.
Na atualidade a Itaipu somente perde à construída na China. Em tupi-guarani significa “pedra cantora”, foi escolhido para homenagear a ilha que abriga a usina. Está na lista das sete maravilhas do mundo construídas pelo homem. Quase 80% da energia gerada vai à zona paraguaia enquanto que o restante fica no Brasil.O blecute histórico aconteceu no final de 2009, afetando trinta por centro do Brasil e quase oitenta no Paraguai. O problema estava localizado na ligação de três linhas de transmissão presentes na dívida entre São Paulo e Paraná.
Belo Monte: Ainda está em construção, mas já gera indignação dos ambientalistas e indígenas residentes no Parque do Xingu.
Indígenas acreditam que o rio que abriga as plataformas é sagrado. Biólogos dizem que nichos ecológicos de espécies podem se modificar de forma considerável, prejudicando no desenvolvimento da biodiversidade na região. Nos dias atuais, as construções estão paradas. Trabalhadores reivindicam o direito de poder voltar mais vezes às cidades natais para poderem visitar os familiares. Administradores negociam, mas não chegam perto dos desejos da força trabalhista. Os planos de concluir a hidrelétrica até o início de 2015, estipulado pelo governo, podem deixar de se tornar realidade.Trabalhadores fecharam todos os acessos viários. Quase 70% do efetivo estão paralisados por conta dos movimentos grevistas.
São Luís do Tapajós: Assim como Belo Monte a usina também está sendo construída no Pará. Consegue gerar quase 6.200 MW. Foi feita inspirada nos preceitos de exploração petrolífera. Ambientalistas exigem que pelo menos aconteça reflorestamento nos canteiros de obras.Interessante notar que não há estradas que ligam os funcionários à estrutura. Trabalhadores realizam o acesso de helicóptero. Depois de pronta os empregados também devem realizar o acesso da mesma forma. Medida levada em consideração para que não houvesse maio nível de degradação ao meio ambiente.