Apesar do conceito de sustentabilidade ser amplamente discutido por várias pessoas em alguns locais, sua viabilidade ainda deixa muito a desejar. Esse problema ocorre principalmente pela atuação de alguns empresários inescrupulosos que querem aumentar a lucratividade de suas empresas a todo custo, sem, contudo, perceber qual o impacto negativo que essa prática terá sobre o meio ambiente.
Por outro lado, há empresários que estão conscientes de suas responsabilidades com a preservação do meio ambiente, e adotam para suas indústrias, ações de sustentabilidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de seus funcionários e de todas as pessoas de uma maneira geral.
Normalmente os projetos de sustentabilidade implantados promovem a participação de toda a comunidade, que, unidas em prol do objetivo de preservação do meio ambiente, conseguem fazer com que os empresários adotem práticas de trabalho que não agridam a natureza.
Desse modo as futuras gerações não precisarão abrir mão do progresso que as grandes indústrias promovem, e ainda terão uma boa qualidade de vida, pois a natureza não foi impactada, uma vez que os empresários adotaram práticas de sustentabilidade em suas fábricas.
Para que de fato possamos passar a fazer uso de práticas sustentáveis em nosso dia a dia, e, depois, chegarmos à tão aclamada sustentabilidade, a primeira coisa a se fazer é a alteração cultural: a ideia de que os recursos naturais que temos são limitados e que podem mesmo acabar até mesmo em nossa geração.
Compreender é preciso, pois é essa compreensão confirma o conceito de ser sustentável que temos ter em mente: a habilidade de prover as necessidades humanas atuais e em contrapartida saber que outras gerações terão de usar o mesmo ambiente e não podem ser afetadas pelo nosso egoísmo e pela sede de desenvolvimento. Depois de termos compreensão dessa ideia e a colocamos em prática, fica claro que a sustentabilidade é resultado de ações cotidianas, diárias, feitas a partir de atos pequenos e acessíveis a qualquer pessoa.
Desta forma, deixamos logo abaixo algumas simples atitudes para serem adotadas e que servirão bastante para chegarmos a essa sustentabilidade:
Seja Sustentável
Lixo orgânico: partindo da ideia de que nosso lixo orgânico todo pode ir para a reciclagem, transformando-se em adubo depois de descomposto, então podemos fazer uso da boa e velha composteira doméstica, é ela que fará a mudança do lixo orgânico num poderoso e eficiente adubo.
Água: a água é um bem indispensável e finito para que se mantenha a vida no planeta. Seu uso deve ser pensado e repensado, tendo como prioridade a sua economia, através de rápidos banhos e procurando por todos os meios evitar o desperdício. Uma forma eficiente de se reusar a água é fazendo a instalação de um mecanismo para captar água da chuva em empresas e residências. Ele será responsável por armazenar a água para o uso em banheiros, lavanderia e lavagens em geral.
Lixo reciclável: vidro, latas e papel precisam ser separados e posteriormente enviados a reciclagem. Ultimamente, em determinadas cidades já há postos de coleta e empresas especializadas para recolher este material. Nessa categoria estão incluídos os catadores de papel, que possuem um papel de grande importância no procedimento de reutilização e seleção do lixo.
Energia: chegar ao ponto de conseguir uma maior eficiência energética é a chave na procura pela sustentabilidade. Então, compre apenas aparelhos que contem com um consumo enérgico baixo, e ainda tenha como prioridade a utilização de lâmpadas fluorescentes, e, em sua casa, escolha instalar pontos naturais de ventilação e iluminação, evitando desta forma o uso exagerado de aparelhos de ar-condicionado e lâmpadas elétricas. É importante lembrar que se evite deixar ligado sem necessidade, os equipamentos eletrônicos.
Construções: nas construções empreendimentos diversos e casas, é preciso dar prioridade à utilização de materiais com certificado de origem e que estejam livres de componentes e agentes tóxicos que causem a degradação do ambiente. A madeira, por exemplo, precisa ter sua origem certificada e, em nenhuma hipótese, deve adquirir materiais de espécie que estejam correndo o risco de serem extintas.
Agora que você sabe um pouco sobre o assunto, se pretende viver de forma sustentável, veja algumas dicas que podem ser usadas, de forma simples e prática.
Produtos naturais: A aquisição deles contribui para que haja menos poluição no ambiente, pois os mesmos poluem em escala menor que aqueles industriais;
Arte com materiais reciclados: Incentive e compre produtos feitos a partir da reciclagem;
Sacolas de tecido: as sacolas de plástico são as grandes responsáveis por matar os animais do oceano e ainda colaboram para o entupimento das galerias pluviais;
Torneira de pressão: além de serem mais econômicas elas ainda fecham automaticamente, você nem terá trabalho para fechá-las;
Recicláveis: Faça uso desses materiais na construção, já que fabricar novos produtos acarretará num maior gasto;
Bicicleta: Ao contrário do que acontece com os carros, elas não contribuem para o efeito estufa;
Cisterna: Elas são capazes de acolher a água da chuva e esse processo é limpo, livro de qualquer tipo de poluição;
Madeiras: Faça apenas uso daquelas que vêm com certificação e não compre aquelas vindas da clandestinidade;
Aterro sanitário: Jamais descarte seu lixo nos lixões irregulares, isso contribui para a poluição e ainda acaba sendo levado para mananciais e rios;
Carona: Combine com os amigos e monte uma carona solidária e um dia na semana deixe seu carro em casa e polua menos;
Fantasias: Recicle ou reutilize, venda ou troque;
Luz natural: Quando sair de um cômodo, não se esqueça de apagar a luz, abra a janela, e assim procure economizar energia;
Papel: Aproveite o passe usado e faça dele blocos de rascunho;
Telhado: Aproveite para pintar o telhado de branco, pois essa cor dissipa o calor, enquanto o preto aumenta ainda mais.
Descarga: Opte por aquelas que possuam o duplo acionamento, elas gastam menos;
Eletrônicos: Tire os eletroeletrônicos da tomada, evite deixá-los em modo stand-by, já que assim ele ainda consumirá energia;
Árvores: Sempre que puder e tiver espaço, compre sementes ou mudas e plante uma árvore.
Livros: Quando tiver de adquiri-los, procure fazê-lo nos sebos, assim você também irá contribuir com o sistema de reuso;
Não podemos deixar de observar que o termo sustentabilidade está na moda, sendo de grande importância para a manutenção da qualidade de vida na terra. Fazer uso da sustentabilidade é ter a garantia de que as futuras gerações, isto é, os nossos descendentes, terão um lugar melhor para viver. Dessa maneira, pensar numa forma sustentável de viver é aumentar a consciência para que vá além de apenas nosso umbigo.
Apesar do conceito de sustentabilidade ser amplamente discutido por várias pessoas em alguns locais, sua viabilidade ainda deixa muito a desejar. Esse problema ocorre principalmente pela atuação de alguns empresários inescrupulosos que querem aumentar a lucratividade de suas empresas a todo custo, sem contudo perceber qual o impacto negativo que essa prática terá sobre o meio ambiente. Por outro lado, há empresários que estão conscientes de suas responsabilidades com a preservação do meio ambiente, e adotam para suas indústrias, ações de sustentabilidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de seus funcionários e de todas as pessoas de uma maneira geral. Normalmente os projetos de sustentabilidade implantados promovem a participação de toda a comunidade, que, unidas em prol do objetivo de preservação do meio ambiente, conseguem fazer com que os empresários adotem práticas de trabalho que não agridam à natureza. Desse modo as futuras gerações não precisarão abrir mão do progresso que as grandes indústrias promovem, e ainda terão uma boa qualidade de vida, pois a natureza não foi impactada, uma vez que os empresários adotaram práticas de sustentabilidade em suas fábricas.