Pegando a palavra em si já podemos entender o que ela quer dizer apenas em sua essência: Diodiversidade. Podemos dividi-la em duas partes: Bio e diversidade, ou seja, diversidade biológica, em outras palavras diz respeito à diversidade dos seres vivos.
Assim chegamos a conclusão que biodiversidade se resume a variedade de vida no planeta Terra, o que podemos subdividir em mais alguns fatores como: Genética, populações, espécies, fauna, flora, de acordo com as funções ecológicas, até mesmo em habitat e ecossistema.
Quando falamos em biodiversidade estamos falando tanto do numero de espécies quanto da concentração de cada espécie.
Algumas definições que foram empregadas a palavra biodiversidade desde que a mesma passou a ser utilizada:
“Medida da diversidade relativa entre organismos presentes em diferentes ecossistemas” – neste caso a definição diz respeito a diversidade dentro de uma espécie, entre as variadas espécies e até mesmo a conhecida como diversidade comparativa entre ecossistemas.
“Totalidade dos genes, espécies e ecossistemas de uma região” – esta segunda definição consegue unificar os três mais tradicionais níveis de diversidade entre os seres vivos, ou seja:
-Diversidade genética: é a diversidade que diz respeito aos próprios genes e uma determinada espécie;
-Diversidade de espécies: é o que diferencia uma primeira espécie de uma segunda espécie;
-E por fim, a diversidade de ecossistema: por sua vez diz respeito a diversidade, porem em um nível mais alto de organização, ou seja, inclui todos os níveis possíveis de variação, partindo do nível genético.
Alguns dados interessantes sobre a biodiversidade do mundo:
-Não se tem como ter uma estimativa exata de quantas espécies existem no mundo, mas estima-se que atualmente tenhamos aproximadamente cinquenta milhões de espécies, porem as que já foram nomeadas e classificadas não chegam nem a dois milhões.
-O Brasil, principalmente por causa da floresta amazônica possui cerca de 20% das espécies de todo o mundo.
-Espécies em extinção: são as espécies que estão correndo grande risco de daqui alguns anos não existirem mais, os principais riscos para a biodiversidade são:
-A poluição que destrói inúmeras espécies de animais e plantas,
-O uso abusivo dos recursos naturais,
-Expansão das fronteiras agrícolas,
-derretimento dos polos,
-E uma das que mais acarreta na destruição da biodiversidade é a expansão urbana e principalmente a industrial, pois a segunda age assim como a primeira quando se diz respeito ao desmatamento por causa da construção de novos galpões, ou prédios e tem um grande fator que a diferencia e piora sua situação que é o fato da poluição industrial ser muito maior do que a poluição humana.
Com isso chagamos a conclusão de que a biodiversidade é muito grande, porem temos que colaborar para que a mesma continue deste tamanho e só venha a crescer.
.