Zonas costeiras também podem ser conhecidas como faixas litorâneas, que é a zona que compreende a faixa entre o domínio continental e o domínio marinho. A zona costeira brasileira é originalmente um território nacional previsto em constituição para finalidade de gestão ambiental.
A distância compreendida pela zona costeira é de 7.300 quilômetros, podendo se elevar a mais de 8.500 quilômetros se considerados os recortes litorâneos que se estendem do norte ao sul, abrangendo 17 estados e mais de 400 municípios brasileiros, e se estende a aproximadamente 12 milhas mar adentro.
A definição para zona marinha nem sempre é tida como exata, defini-la, segundo um conceituado oceanógrafo brasileiro, é um pouco mais complexo, pois além das águas interiores que são chamadas de baías, existem determinadas linhas de base, que são linhas retas que traçam as costas brasileiras desconsiderando as reentrâncias das mesmas. Tanto a zona costeira quanto a zona marinha são áreas muito ricas em biodiversidade.