Falta D’água no Planeta

A água (ou falta dela) é a principal preocupação do ser humano nesse século, muitas pessoas no planeta já sentem o impacto de não ter água. Dentre as dificuldades que a escassez de água pode trazer estão questões econômicas e políticas para as diferentes nações. O mais curioso é que a água é o recurso natural mais abundante da terra, seria algo como escassez na abundância.

Água – Onipresente

A água está presente no dia a dia das pessoas quase que com onipresença, pois além de servir para matar a nossa sede também pode ser usada para lavar alimentos, nossas roupas, carros, para lavar as mãos e até mesmo na confecção dos mais diferentes produtos como calças jeans e tablets.

O que tem alarmado o ser humano em relação a água é a crise de abastecimento, acredita-se que em torno de 40% da população do planeta já passa por algum tipo de problema de falta d’água – em menor ou maior grau. São regiões em que a oferta da água é menor do que 1.700 metros cúbicos por habitante – esse é o limite mínimo que é considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Futuro Apocalíptico

Essas regiões que sofrem com a falta d’água já se encontram sob pressão pela possibilidade de uma escassez ainda mais intensa. Pesquisas apontam que até o ano 2050 cerca de 4,8 bilhões de pessoas passarão por dificuldades por falta de água. A escassez de água – como está sendo prevista – representa não somente a falta do recurso para matar a sede de muitas pessoas como também um problema real para a manutenção de safras agrícolas e produção industrial.

As secas que tem sido vistas em países como Estados Unidos e até mesmo no Brasil são uma prévia do que pode acontecer daqui algumas décadas. Quando a simples falta de chuvas causa tanto estrago e dificuldades demonstra que o homem não tem estratégias para contornar a falta da abundância.

Redução Silenciosa

Talvez o ponto que mais inspira cuidados e mais demonstra perigo para o mundo é a redução de água ser silenciosa. O homem não se dá conta de que a água está acabando e quando percebe já é tarde demais para reagir. Para se ter uma ideia das dez bacias hidrográficas com maior povoação do planeta cinco já apresentam exploração acima dos níveis que são entendidos como sustentáveis. Dentre elas estão o entorno de rios como o indiano Ganges e o chinês Yang-tsé.

O cenário não é nada animador, pois se nada for feito em torno de 45% de toda a riqueza do mundo estará sendo produtos em regiões que se encontram sob a possibilidade de estresse hídrico. Uma questão que irá influenciar diretamente nas decisões de investimento e também de custos operacionais de empresas que afetam a capacidade competitiva dessas regiões.

Água Potável

Os países mais pobres e aqueles em desenvolvimento apresentam uma situação mais complicada, a falta de acesso a água potável bem como ao saneamento básico para grande parte dos cidadãos. Um dado alarmante é que uma pessoa pode levar mais de duas horas por dia para conseguir água com qualidade mínima em algumas regiões da África.

Como as pessoas que vivem nessas regiões comprometidas tem mais facilidade de desenvolver doenças como diarreia se tornam menos produtivas. Sendo assim além das questões que envolvem o ponto de vista social temos ainda as implicações graves para a economia. O crescimento econômico tem ligação direta com a disponibilidade de água no planeta.

Um exemplo de que a água potável pode mudar a realidade é um estudo que aponta que se houvesse um aumento de 10% na quantidade de pessoas que tem acesso a água potável nos países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) o bloco teria um crescimento de seu PIB per capita em torno de 1,6% por ano. Não se fala muito a respeito dessa questão, mas o planeta pode ter dificuldades devido a falta de água.

Água no Brasil

O Brasil pode ser usado como um exemplo para entender de que maneira o aumento de acesso a água potável pode contribuir para o crescimento da economia. Desde os anos 1990 ocorreu um aumento de 25% de extração de água para consumo em grande centros urbanos do país. Isso representa quase o dobro do crescimento do PIB per capita dos brasileiros nesse mesmo período.

Pegada Hídrica

Quanto mais uma pessoa tem de renda mais ela irá consumir e assim maior será o seu gasto de água, esse conceito é que o recebe o nome de pegada hídrica. Trata-se do aumento da quantidade de água que é necessária para fabricar tudo o que o ser humano consome, desde alimentos até roupas e eletrônicos.

Através desse conceito é possível até mesmo estabelecer lógicas e fórmulas matemáticas para compreender de que maneira a simples mudança de dieta de uma população que tenha enriquecido rápido pode ter para o consumo de água do planeta. Em suma podemos dizer que o homem está cada vez consumindo mais água e que esse recurso não tem conseguido se renovar na medida de tempo e quantidade necessários.

Fazendo a Sua Parte

Todo mundo pode e deve fazer a sua parte buscando reduzir o impacto que a falta de água pode trazer para as próximas gerações. Evitar o uso descabido de água é a principal atitude que podemos tomar nesse sentido. Está sendo cada vez mais divulgado o conceito de economia de água, ou seja, evitar o seu uso para fins supérfluos como lavar a calçada ou o carro.

As pessoas precisam aprender a administrar melhor os seus recursos em busca de garantir que a água dure mais tempo. O ser humano tem feito o possível para reduzir o impacto de seu uso sem compromisso feito por tantos anos. A realidade é que por muito tempo o homem usou esse recurso da maneira que bem quis e agora percebeu que precisa de um freio. Pode ser difícil encontrar um ponto de equilíbrio entre o uso que fazemos atualmente da água e o que precisamos começar a fazer para garantir o futuro.

Um dos problemas mais sérios que o homem vem enfrentando em virtude do pouco caso com que trata o meio ambiente em que vive é a possibilidade da faltar água. A falta de água, que é um dos maiores tesouros da natureza vem sendo alvo de debates em todo o mundo. Seu uso de maneira desmedida e inapropriada, com gastos excessivos e a constante poluição pelo homem dos lagos mares e rios podem resultar de acordo com especialistas, em um futuro não muito distante, em um grave problema para o meio ambiente e todos os seres vivos que nele habitam.

Falta D'água no Planeta

Falta D’água no Planeta

Por isso várias organizações ao redor do mundo estão conduzindo diversos estudos sobre como evitar esse problema, que já existe em vários lugares, pois uma pesquisa revelou que  cerca de dois bilhões da população mundial já enfrentam a falta d’água sendo que, os continentes mais afetados são: O oriente médio, a Ásia central e o continente Africano. Por isso uma atenção especial por parte de todos nós deve ser dada à água que é essencial para a  preservação do meio ambiente.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *