Agricultura no Paraná

O Paraná é um estado que fica na região sul do Brasil e tem 399 municípios. Sua capital é Curitiba e o estado conta com 10 milhões, 439 mil 601 habitantes, de acordo com o Senso feito pelo IBGE em 2010.

Agricultura

Agricultura

A economia do Paraná baseia-se fortemente em sua agricultura e também na indústria. No setor da agricultura, seus produtos mais fortes são a cana de açúcar, o milho, a soja, a mandioca, o trigo, o feijão, a batata, a laranja, a cevada e o centeio. Destes produtos, muito do que é produzido dentro da economia paranaense é, na verdade, comercializado como produto de exportação para países da América do Norte, Mercosul e também Europa e Ásia, fazendo com que o Paraná tenha uma representatividade bastante significativa nas exportações brasileiras, principalmente em produtos do setor primário.

Agricultura Paranaense

Agricultura Paranaense

Em termos de exportações, cerca de 31% no estado do Paraná são da produção de soja e produtos derivados dela, sendo o produto mais exportado do estado paranaense. Alimentos fazem mais 13% das exportações, mostrando que a agricultura é, na verdade, um dos grandes carros chefes das exportações e da economia geral do Paraná. Apenas 4% dos grãos consumidos no estado vem de outros países, mostrando que a exportação supera grandemente a importação deste tipo de bem de consumo, seja ele já industrializado ou ainda em seu estado primário.

Como todo estado baseado fortemente na agricultura, o Paraná passa por dificuldades sempre que fenômenos meteorológicos atingem a região Sul, como chuvas demais ou secas que duram por alguns meses. Esse tipo de fenômeno prejudica a produção do estado e faz com que a economia geral acabe por sofrer junto do setor primário, já que ela é quem lidera as exportações e grande parte do comércio do estado do Paraná com os demais estados brasileiros, e mesmo entre cidades dentro do mesmo estado.

Plantadeira

Plantadeira

Estas dificuldades, no entanto, estão sendo superadas aos poucos, na medida que a tecnologia avança, fazendo com que os produtores possam se prevenir de tais fenômenos, e mesmo plantar em épocas diferentes, conforme o tempo permita. Além disso, o governo paranaense tem instituído diferentes programas de auxílio aos produtores rurais, principalmente os menores, em formas de seguros contra danos em plantações, e também em incentivos para a compra de máquinas e implementos agrícolas em geral, fazendo com que a população e a economia do estado não sofram muito, já que a agricultura é um de seus pontos fortes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Agricultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • A capital do Paraná é Curitiba

    Lu 10 de novembro de 2011 18:49
  • Sua capital é Londrina????????????????????????????? Desde quando Curitiba perdeu o posto para Londrina?

    Juliana 1 de dezembro de 2011 17:27
  • Nossa Julina como vc é burra a capital do parana é curitiba lesada

    Sara 27 de agosto de 2012 21:00
  • NOSSA GENTE CALMA AI TODO MUNDO ERRA “SARA”A JULIANA SÓ TAVA TENTANDO SABER SE ERA OQUE ELA PENSAVA MESMO …PACIÊNCIA SE VOCÊ ERRAR QUALQUER COISINHA DE NADA NÓS PODEMOS TE XINGAR TAMBÉM? VOCÊ GOSTARIA “SARA” PORQUE SE VOCÊ PODE XINGAR A JULIANA ELA DEVE TER O MESMO DIREITO NÉ?

    Este texto foi feito especificamente para: Sara

    BIA 23 de agosto de 2013 14:06
  • NOSSA GENTE CALMA AI TODO MUNDO ERRA “SARA”A JULIANA SÓ TAVA TENTANDO SABER SE ERA OQUE ELA PENSAVA MESMO … PACIÊNCIA SE VOCÊ ERRAR QUALQUER COISINHA DE NADA NÓS PODEMOS TE XINGAR TAMBÉM? VOCÊ GOSTARIA “SARA” PORQUE SE VOCÊ PODE XINGAR A JULIANA ELA DEVE TER O MESMO DIREITO NÉ?

    Este texto foi feito especificamente para: Sara

    Bea 23 de agosto de 2013 14:08
  • Que coisa! Ninguém corrige! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Laydi 16 de novembro de 2013 12:25

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *