Como É Chamada A Elevação Que O Vulcão Forma?

Meio Ambiente: Vulcões

Os vulcões são estruturas geológicas formadas principalmente pelo movimento das placas tectônicas do planeta Terra, essas placas tectônicas estão localizadas abaixo da superfície terrestre (do solo) e acima do núcleo e do interior do nosso planeta, logo acima da camada do manto terrestre, onde por sua vez fica armazenado o magma que é expelido pelos vulcões e que chamamos de lava, assim que ele atinge a superfície. Os vulcões expelem além de lavas, gases e fumaças, tudo isso acontece devido ao tectonismo e também aos fluxos de movimentos que acontecem no manto.

O manto terrestre possui temperaturas muitíssimo maiores do que as temperaturas observadas na superfície do planeta, por esse motivo, os materiais presentes nessa camada estão em forma de líquidos e gases, pois eles já atingiram um valor de temperatura em graus Celsius em que todas as substancias presentes já foram fundidas. O núcleo terrestre é ainda mais “quente”, chegando a ter valores de até 6000 graus Celsius, o que se equipara aproximadamente a superfície do sol. Essas constatações foram feitas com o auxílio das tecnologias que temos disponíveis nos dias de hoje, onde são usados de artifícios como as ondas eletromagnéticas, entre outros, para o estudo das camadas internas do planeta, já que atualmente ainda não temos meios de chegar de fato até lá.

Os vulcões podem causar muitas alterações nos locais onde eles estão inseridos, nos dias de hoje é mais difícil observar a olho nu essas mudanças já que as vezes elas acontecem em uma escala de tempo que consideramos “longa”, mas ao longo da história e do desenvolvimento do planeta, os vulcões foram fundamentais para a caracterização da paisagem e da geologia de boa parte das regiões da Terra, inclusive são responsáveis pela formação de muitas ilhas e de regiões inteiras, além disso, eles já foram os responsáveis por destruir cidades inteiras, um exemplo clássico é a cidade de Pompeia, como também por mudar os padrões do solo e da natureza dos lugares.

Os vulcões no momento da sua erupção podem ser completamente destrutivos e catastróficos, mas após certo tempo, eles acabam se tornando benéficos ao solo local, fazendo com que os novos padrões de meio ambiente criados ali sejam propícios ao desenvolvimento de agricultura e plantações onde antes poderia ser considerado um solo pobre em nutrientes, mas essa mudança não acontece da noite para o dia e pode levar milhares de anos para ser completada. Um exemplo disso, são as terras vinícolas na nossa vizinha Argentina, mais especificamente na província de Mendoza, onde antes eram terras inférteis, mas que depois das erupções dos vulcões da Cordilheira dos Andes, com o tempo foram se tornando terras extremamente férteis e propícia ao cultivo abundante.

Vulcões

Vulcões

O resultado de tudo isso que foi citado acima, é a que a região vinícola Argentina é uma das maiores produtoras de uva em todo o mundo, que por sua vez produz vinhos de altíssima qualidade e que estão entre os melhores do planeta. As uvas são cultivadas em extensos territórios, isso só foi possível devido ao vulcanismo que atingiu a região no passado. Obviamente a mesma situação se repete também em outras regiões do planeta, onde histórias semelhantes são observadas, no entanto, devemos nos atentar que o desenvolvimento e o incentivo a agricultura só acontecem no caso em que os vulcões não estão mais ativos, pois não é seguro se arriscar em encostas de vulcões que ainda estão em atividade.

Tipos De Vulcão Classificados De Acordo Com Os Seus Modelos De Cavidade Na Superfície Terrestre

Os vulcões podem ser classificados em alguns tipos diferentes e isso muito se deve ao formato da sua cavidade superior, a sua cavidade externa a qual nós podemos ver aqui na superfície terrestre. Essas cavidades por sua vez são chamadas de elevações, as vezes são chamadas até mesmo de “montanhas” erroneamente, mas o seu nome correto na verdade é Cone vulcânico. A parte “aberta” e superior do vulcão é conhecida como cratera, abaixo do solo praticamente já na camada do manto está localizada a câmara magmática, dentro do vulcão está a chaminé vulcânica principal e a chaminé vulcânica secundária se esta existir, no caso de o cone vulcânico desaparecer por algum motivo, seja por desabamento ou por alterações devido a atividade intensa, essa parte que fica em seu lugar, que seria algo como um grande buraco no solo, pode ser chamado de caldeira do vulcão.

Agora vamos falar um pouco mais sobre os diferentes tipos de vulcões existentes, entre eles estão alguns que são bem comuns, que são muito parecidos com aquele formato popularizado de vulcões e outros nem tanto. Os nomes como já mencionado vem em grande parte por causa do formato do vulcão, mas o seu formato vem muito por causa do tipo e da constituição da lava que é expelida por ele. O primeiro tipo que vamos falar é o vulcão conhecido pelo nome de vulcão escudo, esses vulcões não tem uma ponta superior muito “empinada” apesar de que mesmo assim pode ser muito alta, já que devido as suas lavas serem em temperaturas muito altas, elas também são muito fluidas, elas escorrem muito mais para os lados, atingindo longas distancias lateralmente, esse tipo de vulcão ocorre muito na região do Havaí e também na Islândia, sendo o seu maior exemplar o Monte Kea (Havaí).

Os vulcões do tipo cone de escória é um tipo bem comum de vulcão, eles não costumam ser tão altos como outros tipos aqui citados, um exemplo disso, é que eles normalmente não passam dos 300 metros de altura, enquanto outros podem ter milhares de metros. Normalmente a lava expelida desses vulcões tem a característica de ter a viscosidade muito pequena e que na maioria das vezes tem uma composição a qual predomina os componentes basálticos. Outro tipo de vulcões são os estrato vulcões, eles tem a característica de ter a sua alta forma de cones e na maioria das vezes eles contam com crateras em seu ponto mais alto (cume) e suas laterais distinguem-se por serem altamente íngremes, a sua lava além de material líquido pode ter também material sólido, como alguns fragmentos de rocha, que são chamados normalmente de material piroclástico, um exemplo desse tipo de vulcão é o famoso e turístico Monte Fuji, que está localizado no interior do Japão.

Vulcão Kilauea

Vulcão Kilauea

Um outro tipo de estruturas geológicas vulcânicas são as chamadas caldeiras ressurgentes, que são conhecidas por terem os maiores tamanhos de estruturas naturais de toda a Terra em relação aos seus diâmetros, para descrever melhor podemos dizer que esses vulcões se tratam de grandes depressões terrestres, que possuem uma massa central muitíssimo alta e elevada. Um exemplo desse tipo de estrutura é a caldeira de Yellowstone nos Estados Unidos da América. Por último temos os vulcões submarinos, que tem a sua base no fundo do mar, no entanto o seu cume não necessariamente está submerso, isso vai depender de sua altura, eles já causaram muitas alterações em nosso planeta, assim como contribuíram para o surgimento de muitas ilhas, além disso, esse tipo de vulcão já fez com que acontecesse uma renovação de uma parte dos fundos oceânicos do nosso planeta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *