Clima, Relevo, Vegetação e Hidrografia do Senegal
O Senegal é um país localizado na África Ocidental. Ele faz fronteira com a Maritânea, ao norte; é banhado pelo Oceano Atlântico; faz fronteira com a Gâmbia, que se encontra incrustada no seu território; além de também fazer fronteira, a leste, com Mali; e a sul com a Guiné-Bissau e com a Guiné.
Senegal também é um país que se localiza bem próximo da ilha de Cabo, sendo o mais próximo da ilha, situada a uma distância de 640 km.
A colonização do Senegal aconteceu pela França a partir do séc. XVII, mesmo que o território á houvesse sido ocupado por grupos tribais que se converteram ao islamismo, tribos antigas, e até por portugueses.
Inclusive, esse país foi a única colônia francesa cujos cidadãos foram reconhecidos como pertencentes à França. Isso aconteceu logo depois da Revolução Frances, juntamente com a abolição da escravatura.
No ano de 1960, finalmente Senegal se tornou independente, depois das lutas separatistas, que já acontecem desde o séc. XIX.
Em 1982, o país já havia adotado um sistema político e econômico, que eles nomearam de “socialismo islâmico”, que resolveu unir a Gâmbia, uma vez que os dois países formam uma única área em comum. Além disso, território do Senegal é o único país que faz fronteira a Gâmbia.
Dessa forma, nasceu a Senegâmbia. Porém, em 1989, esta foi dissolvida de pois de várias divergências políticas que haviam entre as lideranças de ambos os países.
De acordo com os dados divulgados pela Nações Unidas, a população do Senegal, em 2014, era de 14,54 milhões de habitantes, distribuídos numa área de 196.720 km². Diante disso, a densidade demográfica do país era de 73,9 hab/km².
A capital do Senegal, Dakar, é a cidade mais populosa do país. Ela tem cerca de 2.2 milhões de habitantes. Quanto as etnias, aquelas que predominam são os fulas, os diolas, os jalofos, os mandingas e os tukulor. Já a principal religião é o slamismo, que é praticada por 87% da população, aproximadamente.
Relevo e Clima do Senegal
As altitudes são bem altas, pelo fato de o país se localizar em uma área mais perto do mar. Além disso, o relevo é composto de uma grande planície, cuja vegetação superficial é formada por savanas.
O litoral do Senegal tem uma extensão de 500 km. De todo o continente, essa local é o que possui as menores altitudes, se estendendo em linha reta.
O clima do país altera de árido para o tropical. Por lá, há duas estações predominantes: úmida e seca. Enquanto isso, a precipitação pluviométrica ao norte é de 350 mm, e vai até 1500 mm ao sul. Os tornados são frequentes em períodos chuvosos.
A temperatura varia de 18 a 27°C em Dakar, que é a capital do país, e se localiza na península de Cabo Verde. Enquanto isso, a temperatura varia de 25 a 33°C no mês de agosto. Entre janeiro e maio, o vento, que recebe o nome de harmatã, vai se movendo no sentido leste-nordeste com soprada.
A capital Dakar está localizada na parte ocidental da África. O litoral consiste em pântanos e recortes, desde a região onde o rio deságua. Ainda nessa região do Senegal, há uma grande quantidade de manguezais.
A grande maioria do território do Senegal é formada por uma planície com muitos sedimentos. Uma plataforma pré-cambriana aparece apenas na região sudeste. Há elevações maiores que 500 metros no maciço da Futa Jalom, que se encontra na fronteira entre o Senegal e a Guiné.
Em se tratando de temperaturas, estas possuem elevações. As precipitações são escassas em quase todo o território. Ainda com relação à falta de precipitações, todos os anos registra-se uma estação úmida, com encurtamento, caracterizando a fraqueza da vegetação savana seca.
É no deserto de Ferio que esta formação de vegetação está localizada. Este deserto, por sua vez, se localiza ao norte de Senegal.
Há predominância de quedas abundantes de chuva no vale do rio chamado Casamance. As chuvas desse rio favorecem o surgimento do bosque tropical.
O nome do país é oriundo do rio Senegal. Esse rio é ideal para a navegação no período de enchente. Por causa desse fenômeno natural, é possível navegar desde Saint, onde o rio deságua, até a República do Mali, mais precisamente em Kayes.
O rio Falémé é considerado um dos afluentes do Senegal. Esse rio é o que delimita Mali e o Senegal em grande parte do caminho percorrido por ele.
Os outros rios que deságuam no Oceano Atlântico, na região sul do Dakar, são os rios Salum e Siné. Na estação seca, é quando os rios Salum e Siné desaparecem. Enquanto isso, o Casamance e o Gâmbia possuem uma boa navegabilidade e grande extensão nas redondezas da foz.
Fauna do Senegal
A fauna do país possui mamíferos grandes, como os elefantes, leões, hienas, panteras e antílopes. E a sua distribuição geográfica é no interior do Senegal, ou seja, onde esses mamíferos se distribuem.
Já nos vales de Casamance e Gâmbia vivem várias espécies de macacos. Com a mesma abundância, também vivem vários répteis, como é o caso, principalmente, de cobras, pítons e as demais serpentes, cheias de veneno.
Nos rios, alguns dos habitantes são os hipopótamos, crocodilos e as tartarugas. Sem contar na enorme quantidade de crustáceos e de peixes, que também vivem nos rios do Senegal.
Principais dados e informações sobre a Geografia do Senegal:
Localização Geográfica do país: África Ocidental.
Limites geográficos: Oceano Atlântico Norte (oeste); Guiné e Guiné-Bissau (sul); Mali (leste) e Mauritânia (norte).
Coordenadas Geográficas: 14 00 N, 14 00 W
Área total: 196.722 km² (água: 4.192 km² e terra: 192.530 km²)
Extensão do litoral do Senegal: 531 km
Clima: predomina o tropical (quente e úmido).
Vegetação: composta de florestas tropicais.
Relevo: há predominância de planícies em grande parte do território.
Ponto mais alto do país: Montanha (que não tem nome), localizada próxima a Nepen Diaka. Com 648 m de altitude.
Altitude média do território: 69 metros
Ponto mais baixo do Senegal: Costa do Oceano Atlântico com 0 m (localizado ao nível do mar).
Principais recursos naturais e minerais: petróleo, fosfatos e minério de ferro.
Principais rios: Senegal, rio Casamansa e também o rio Gâmbia.
Uso da terra: 46,8% (agropecuária), 43,8 (florestas) e 9,4% (outros).
Principais problemas ambientais enfrentados pelo país: erosão do solo, desmatamento, espécies ameaçadas de extinção e também a desertificação.
Riscos naturais mais comuns no país: inundações em planícies e secas.