O planeta Terra é um dos planetas mais incríveis do nosso Sistema Solar. Isso se dá, justamente, por ele ser o único que consegue abrigar vida, diferente dos outros oito planetas e diversos outros corpos que estão circundando o Sol. E, até os dias de hoje, a ciência ainda não conseguiu provar que em outros locais desse vasto universo existam planetas que possam suportar vida assim como o nosso.
Porém, é meio impossível dizer que não há vida em nenhum outro lugar do universo. Isso porquê é impossível dimensionar o tamanho dele: é possível que ela seja infinito. Com isso, devemos lembrar que existem bilhares de estrelas e planetas que estão transladando em torno de bilhões de outros planetas. Em algum outro lugar, pode existir outros tipos de vida parecidos com o nosso. Os cientistas estão cada vez mais otimistas, acreditando que falta pouco para que a humanidade tenha contato com algum tipo de vida extraterrestre. É esperar para ver.
Enquanto isso não acontece, as atenções estão todas voltadas para o nosso planeta, que vem sofrendo dia a dia com as intervenções humanas que parecem estar tendo os seus preços cobrados: desastres catastróficos mil vezes maiores, além de diversas doenças e epidemias além, é claro, do aumento de temperatura em diversos locais do planeta mostra que as ações humanas estão sendo cada vez mais destrutivas e que, se nenhuma medida for tomada, isso pode se tornar ainda mais perigoso.
Bom, deixando essa discussão um pouco de lado, as paisagens naturais que a Terra apresentam são de deixar o queixo caído, não é mesmo? Podemos falar, por exemplo, do ponto mais alto do planeta, que é o Monte Everest, com quase nove mil metros de altitude. Muitas pessoas já perderam suas vidas tentando alcançar o ponto mais alto, embora muitas outras também já obtiveram sucesso na sua empreitada.
O Monte Everest tem um cume, isso muito a gente sabe. Mas, o que quer dizer exatamente o cume de um monte? Aqui, você vai desvendar esse mistério, além de saber algumas curiosidades sobre os pontos mais altos da Terra. Vamos lá?
O Cume de Um Monte: Nada de Mistério!
Quando você está falando sobre o cume de um monte, nada mais é do que o ponto da superfície que é o mais alto em relação a todos os pontos que estejam imediatamente adjacentes. Em outras palavras é o ponto mais elevado que o terreno apresenta. É importante frisar que a palavra “cume” tem diversos sinônimos. Um deles é o pináculo, palavra que ficou bastante conhecida desde o incêndio que devastou a Catedral de Notre Dame, na França, em 2019. Um dos tristes momentos da tragédia foi o colapso do pináculo da catedral, que estava em pé havia séculos.
Ou seja, o Monte Everest tem um cume, sendo que as vezes pode parecer não muito perceptível quando observado de muito longe. Talvez um dos picos onde o cume pode ser melhor observado ao longe seja o do Monte Damavand, que está localizado no Irã.
Os Cumes Mais Altos da Terra
Confira, a seguir, os cumes mais altos que o nosso planeta Terra apresenta em sua superfície:
Na Oceania
A Pirâmide Carstensz, que está localizada na Oceania, é o ponto mais alto daquele continente: o seu cume chega a medir 4884 metros de altitude.
Considerada como a montanha insular mais alta do planeta, o seu acesso não é liberado, necessitando de uma autorização governamental da indonésia para poder acessar as imediações da montanha e, posteriormente, poder escalá-la. Essa autorização é necessária pois há um perigo imenso em escalar essa montanha. E, por conta disso, ela se torna uma das montanhas mais difíceis de se escalar.
Ainda estando na Oceania, outro cume bastante interessante é o Monte Kosciuszko, que está localizado na Austrália.
Ele é bem menor que o anterior, porém tem uma altitude que não pode ser desconsiderada: 2.228 metros. Mesmo aparentemente sendo alto, é uma escalada que não exige muito do candidato a escalar essa montanha. Ou seja, alguém com estrutura física mediana pode ser capaz de vencer esse desafio. Ajuda nesse sentido uma trilha de sete quilômetros de extensão que leva direto ao topo do Monte, o que faz com que o trajeto seja extremamente simplificado. Vale lembrar que em vários outros montes muitas vezes é difícil construir um caminho, muitas vezes por conta das irregularidades do terreno.
Na Antártida
E quem diria que a Antártida estaria nessa listagem? Pois é. Ela é um exemplo de como os cumes estão presentes em várias partes do nosso planeta. O Maciço Vinson está localizado no extremo sul da Antártida.
Embora tenha quase 4900 metros de altitude, a sua escalada não é considerada difícil. Porém, o que atrapalha a vida dos montanhistas são, justamente, as condições climáticas do local, que podem mudar a qualquer momento e, dessa maneira, ser uma verdadeira pedra -gelada- no sapato dos esportistas.
Na Europa
A Europa não poderia deixar de ser representada por aqui. E o seu representante é o Monte Elbrus, que está localizado na Rússia.
Ela apresenta uma altitude de 5.642 metros, nos quais o que torna bastante perigoso o seu percurso são, justamente, as chamadas neves eternas que o pico apresenta, o que pode aumentar os riscos relacionados à nevascas e outros problemas bastante sérios que podem ceifar a vida de vários esportistas. Vale a pena lembrar que as geleiras do Elbrus dá origem a vários rios e que desastres naturais relacionados à neve é bastante comum por lá. Então, é bastante importante que o esportista vá ciente disso.
Na África
A África também não deixaria de ser representada por aqui. O Monte Kilimanjaro é o seu representante, com seus mais de 5990 mil metros de altitude.
Ela é tão deslumbrante que é declarada patrimônio oficial da Humanidade pela UNESCO. A sua forma única no horizonte de savana faz com que ele se destaque bastante nas paisagens. O monte é, na verdade, um vulcão adormecido que têm neve em seu topo. Apesar da altitude que é bastante desafiadora, a sua escalada não é difícil, tecnicamente falando. O que pesa contra os esportistas é justamente o cansaço e as longas distâncias a se percorrer para poder chegar até o topo dessa montanha.
Na América
A América do Norte está representada nessa listagem com o Monte McKinley, que está localizado no Alasca. Ele tem 6.194 metros de altitude, o que o posiciona como um dos pontos mais altos da América (e do mundo).
E, em relação à sua dificuldade, o que pega mais é a sua localização, que o coloca muito longe da hipotética linha do Equador. E, por esse motivo, o monte é o mais frio do mundo, superando até mesmo as temperaturas do Monte Everest, mesmo tendo mais de dois mil metros a menos de altitude.
Pulando agora para a América do Sul, os Andes Argentinos apresentam o seu monte: o Aconcágua, que tem 6.960, 8 metros de altitude. Existem duas rotas de escalada para a montanha. A convencional, que é realizada pela maioria dos esportistas, é considerada bastante segura e não difícil pelos montanhistas. Mas a segunda rota, que é feita através de sua face sul, é considerada a mais difícil e perigosa do mundo, por conta de seus enormes blocos de gelo.
Na Ásia
E, por fim, o maior pico do mundo: O Monte Everest!
Já falamos um pouco dele anteriormente: ele tem 8.848,43 metros de altitude – considerando o gelo -estando na cordilheira do Himalaia, fazendo fronteira com diversos países da Ásia. É um dos montes nos quais o número de mortes é o maior, justamente pela dificuldade que se existe ao escalar o monte. É comum encontrar pelo caminho, por exemplo, diversos corpos de montanhistas que se arriscaram a encarar o grande himalaio e, infelizmente, falharam em suas missões. Muitos são usados, acredite, como ponto de referência por outros montanhistas, pois a maioria dos cadáveres estão com roupas bastante chamativas.