São Cristóvão e Neves
Muita gente nunca ouviu falar, mas esse é um país que assim como nós está localizado no continente americano, mas enquanto estamos em sua porção sul americana, eles estão na parte da América latina ou América central, como você preferir chamar. É interessante atentar para o fato de que esse país é a menor nação soberana de todo o nosso continente Americano e na verdade ele é constituído de várias ilhotas, o Estado é formado por um arquipélago.
O arquipélago é formado por duas ilhas principais que por sua vez dão nome a nação, a ilha de São Cristóvão é a maior e a ilha de Nevis é a segunda maior, é fácil avistá-las uma vez que todas as imagens que contém os contornos do país, mostram essas duas. As duas ilhas estão a mais ou menos 3 quilômetros de distância uma da outra, sendo que a parte de mar entre elas não chega a ser tão profunda.
Antigamente ainda tinha mais uma ilha anexada ao país e inclusive ele se chamava São Cristóvão – Nevis – Anguilla, sendo que posteriormente houve a separação de sua vizinha. Alguns exemplos de ilhas mais conhecidas no entorno de São Cristóvão e Nevis são Anguilla, Antígua e Barbuda e ainda a ilha de São Bartolomeu.
A ilha que atualmente tem a sua capital estabelecida na cidade de Basseterre, foi por muito tempo uma colônia britânica, ela inclusive foi descoberta pelo próprio Cristóvão Colombo no ano de 1493, no entanto, uma parte do território chegou a ser uma colônia francesa por um certo período, mas sem obter grande sucesso ou prosperidade.
A ilha foi uma das últimas a deixar de ser uma colônia britânica, isso porque sua independência aconteceu somente no ano de 1983, há apenas 37 anos, o que faz a sua democracia ainda ser muito jovem e também um pouco frágil. O sistema político que eles adotam por lá é o de democracia parlamentar, mas sob o sistema, o qual chamamos de monarquia constitucional.
Na prática o que acontece em São Cristóvão e Nevis é que a soberana máxima do país continua sendo a Rainha Elizabeth II, a rainha soberana da Inglaterra, no entanto, ela não tem influência política sobre o país e nem decide questões internas, o papel dela é muito mais representativo e como imagem do que qualquer outra coisa, ela tem uma pessoa que faz o papel dela de soberana no país.
Devemos dizer que o sistema político de São Cristóvão e Nevis não para por aí, uma vez que o parlamento por sua vez é eleito pelo povo e o primeiro ministro, que seria o equivalente mais próximo ao presidente deles é uma pessoa escolhida pelo partido de maioria no parlamento, mas um ou outro partido só se torna maioria no congresso deles pela eleição do povo, é uma política bem diferente do Brasil, mas tem funcionado bem por lá.
O país atualmente não tem uma economia tão ativa e prospera, isso se dá principalmente ao valor do açúcar no mercado mundial, o açúcar que por muitos séculos foi a principal fonte de renda da ilha, foi a principal atividade econômica. O que os governantes têm tentado fazer foi diversificar a economia e uma das principais apostas foi o turismo.
Geografia de São Cristóvão e Nevis
Agora falando sobre os fatores geográficos e naturais dessas pequenas ilhas vamos estuda-la um pouco mais a fundo, para isso vamos separar os assuntos em tópicos de interesse.
Clima: O clima da ilha é um típico clima tropical litorâneo, assim como o clima dos países que se encontram nessa região litorânea do caribe, o que por um lado é algo muito bom, pois apresenta uma média de temperatura com valores altos o ano todo, é um local onde faz muito calor, até mesmo no inverno, que praticamente é inexistente, isso possibilita muito a ocorrência do turismo.
No entanto, por outro lado tem algumas épocas em que chove muito, pode ocorrer tanto chuvas torrenciais de verão no final do dia, quanto períodos de chuva intensa, que são passiveis a ocorrência inclusive de tempestades tropicais e até mesmo de furacões. Normalmente o período com maior possibilidade de acontecer tanto furacões quanto tempestades tropicais é de agosto a novembro, por isso se for viajar para lá é interessante consultar sempre as previsões meteorológicas com antecedência.
Relevo: Quanto ao relevo das duas ilhas primeiro deve-se dizer que nos poucos quilômetros quadrados em que elas estão localizadas há um vulcão, mas inativo, ele está na ilha maior que é São Cristóvão. A areia das duas ilhas também é um pouco diferente, pois enquanto que na maior a areia em geral é mais escura, em alguns lugares sendo até mesmo preta, na ilha menor que é Nevis as areias já são bem mais clarinhas e brancas, tendo aquele jeito de ilha do caribe ao qual estamos acostumados a ver nas fotos.
A ilha de Nevis em grande parte é formada por uma grande montanha que existe na ilha. Na ilha de São Cristóvão também existem montanhas, inclusive a famosa Monte Liamuiga, nome que foi dado em homenagem ao primeiro nome da ilha, que por sua vez foi dado pelos habitantes nativos, os índios os quais foram dizimados pelos colonizadores posteriormente.
Vegetação: Não há grandes surpresas quanto a vegetação e fauna da ilha, uma vez que ela é típica da região caribenha e tropical, com alguns lugares predominando a mata fechada e a floresta tropical, em outros predomina a vegetação de gramíneas e arvores isoladas, principalmente nos lugares onde há uma maior aglomeração urbana.
Hidrografia: Há dentro da ilha alguns rios e poços de água doce, mas nenhum deles é muito expressivo ou significante, uma vez que a própria ilha é muito pequena, eles são suficientes para fornecer água potável aos seus habitantes. A água é muito bem utilizada e reutilizada, uma vez que a taxa de pessoas com acesso a água potável é de mais ou menos 99% e de pessoas com acesso ao tratamento de água e esgoto é de 96%, valores muito mais elevados do que no próprio Brasil.