Clima, Relevo, Vegetação e Hidrografia do Uruguai
A República Oriental do Uruguai, ou somente Uruguai, como é mais conhecido, localiza-se na América do Sul. Faz fronteira com o Brasil ao norte, e com a Argentina ao sul. O país é bem conhecido por sua liberalidade, como é o caso da união de pessoas de um mesmo sexo, e também pela adoção de filhos pelos mesmos. E, nos últimos tempos, pelo grande avanço na legalização das drogas ilícitas, como a maconha, por exemplo.
O Uruguai é um dos continentes sul-americanos menores e encontra-se banhado pelo Oceano Atlântico.
Informações Básicas:
Capital do Uruguai: Montevidéu
Moeda: Peso Uruguaio
Idioma: Espanhol
Área: 176.215 km²
PIB (Produto Interno Bruto): cerca de US$ 49,4 bilhões em 2011
Cidades mais populosas do Uruguai: Salto, Montevidéu, Las Piedras, Ciudad de la Costa e Paysandú
Clima do Uruguai
O país está localizado, totalmente, na zona temperada. No entanto, o seu clima é considerado relativamente quente. Durante o verão, a temperatura costuma ser bem alta. Durante o inverno, é comum as temperaturas caírem um pouco e ter geadas.
Ao longo do ano, as chuvas costumam ser bem distribuídas. E a umidade, normalmente, fica entre 60 e 80%. Devido ao relevo do país, as mudanças de temperaturas acontecem muito, devido ao vento que vem das regiões próximas.
Relevo do Uruguai
A planície é o relevo predominante do Uruguai, apresentando suaves elevações, e com aspecto arredondado, mais conhecido como cuchillas. Normalmente, encontram-se cobertas por pasto, que é bem útil para o pastoril.
O Uruguai está situado bem na zona de transição, entre o planalto meridional brasileiro e o pampa úmido da Argentina.
A atitude é, raramente, maior que 300 metros. Enquanto que as coxilhas apresentam o ponto culminante com, aproximadamente, 514 metros, no Cerro Catedral.
A localização da Coxilha Grande é em terrenos de embasamento cristalino e também a de Haedo, situada sobre terrenos basálticos. As planícies estreitas encontram-se às margens do Rio da Prata e da costa atlântica.
Hidrografia do Uruguai
O principal rio do país leva o mesmo nome que o mesmo. E é o responsável por comandar a principal rede hidrográfica do país. Outro rio de destaque no Uruguai é o Rio Negro, que apresenta importantes recursos hídricos, até que as suas águas sejam deixadas no rio Uruguai e transformem-se no Rio Prata, também muito famoso.
Vegetação do Uruguai
A vegetação que predomina no país é a dos campos, ou praderías, que é rica em gramíneas. As florestas, que se encontram em forma de matas ciliares, recobrem uma pequena parte da área total. As espécies arbóreas mais comuns no local são a piteira, o umbuzeiro, o eucalipto, o choupo, o amieiro e a acária.
Informações Gerais Sobre o Uruguai
Informações sobre a Geografia do Uruguai
Localização Geográfica: na região sul da América do Sul.
Limites geográficos: Brasil (Norte), Oceano Atlântico (Sul), Oceano Atlântico (leste) e Argentina (oeste).
Coordenadas Geográficas do país: 33 00 S, 56 00 W
Área total: 176.215 km²
Extensão do litoral do país: 660 km
O Uruguai faz fronteiras com os seguintes países: Argentina e Brasil
Clima: temperado úmido
Ponto mais baixo: Oceano Atlântico (0 metros)
Relevo do Uruguai: a maior parte do território contém planícies. Também existem colinas baixas.
Principais recursos naturais do Uruguai: minérios
Ponto mais alto do país: Cerro Catedral, com 513 metros
Principais usos da terra: culturas permanentes (0,24%), terra arável (7,77%), e outros (91,99%)
Principais rios do país: Rio Uruguai, Rio da Prata e Santa Lúcia.
Principais problemas ambientais enfrentados pelo Uruguai: grande poluição das águas e também o descarte incorreto de resíduos sólidos.