Você já imaginou o quanto o nosso planeta é cheio de água e ainda sim vivemos eminências de não haver mais água para as gerações futuras? Você entende a diferença entre a água doce e a salgada? E principalmente, você o quanto de água que realmente temos para utilizarmos para consumo?
Essas são perguntas que se tornam complexas quando descobrimos a resposta, principalmente ao saber que o pouco que possuímos é mal utilizado e desperdiçado. A tecnologia vem tentando cada vez mais melhorar os sistemas de purificação da água tanto das poluídas pela própria população quanto as salgadas para que possam ser utilizadas para consumo também.
São tantas formas de encontrar água na Terra, que às vezes esquecemos do perigo da escassez. Seja nos rios, nos lagos, represas, mares, geleiras, oceanos e outras denominações, todos eles tem extrema importância, se não for para a nossa sobrevivência é para a de outros seres vivos que habitam nesses lugares e que fazem toda diferença para o ecossistema em que vivemos.
Água
Todo mundo entende de água, é com certeza o recurso mais comentado em toda a trajetória de nossa vida, seja para falar de suas funções corporais, das funções energéticas, das formas de vidas que se encontram nelas, etc. A importância já é de cara muito grande mas será que entendemos bem tudo que a água pode nos ajudar?
Já sabemos que é o recurso mais abundante do planeta, que unindo a longa massa apresentada, chamamos de hidrosfera. Pode ser considerada um solvente universal além de ser totalmente essencial para produções agrícolas que novamente cai em nossa sobrevivência.
Atualmente sabemos que a água é dos recursos renováveis e por isso as pessoas as consideram como inesgotável. Mas sabemos que não é bem assim,principalmente com a rapidez que os reservatório tem se esvaziado devido ao grande desperdício e grande população mundial. E por esses problemas que o futuro já vem trazendo desde agora, a água vem se tornando riqueza, podendo ser motivo de guerras daqui para frente. Infelizmente a distribuição não é igualitária, se pensarmos no Brasil, somos totalmente privilegiados, com dezenas de rios,florestas e nascentes que podem trazer risco a paz mais pra frente. Enquanto outros países vivem somente com o necessário.
Com isso entramos na famosa sustentabilidade que trata a água como um bem precioso e que necessita de maiores discussões para métodos de melhorar o seu consumo.
Água Em Números
Começando pelo o quanto ela é presente na nossa superfície, o planeta é formado 71% de água, incluindo mares, oceanos e água continentais (rios, represas, lagos, etc). Geograficamente falando ocupa cerca de um bilhão e meio de km³. De acordo com pesquisas astronômicas, é o único planeta do sistema solar que possui a água nos três estados físicos (gasoso,sólido e líquido), sendo um grande diferencial para a quantidade de vida que ele oferece.
A grande preocupação da humanidade é que 97,5% da água disponível no mundo é salgada, ou seja imprópria para consumo. E dentro dos 2,5% que nos restam, 70% está nas geleiras e calotas polares e outra grande porcentagem está no subterrâneos, que também é mais difícil de realizar retiradas.
Água Doce x Água Salgada
Podem ser distribuídas por rios, lagos, solos, águas subterrâneas, geleiras, neves, entre outros. Infelizmente o mundo não possui de forma igual essa água, sendo que as calotas ficam concentradas nas extremos do planeta e o restante está concentrado em poucos países. De acordo com a Agência Nacional Das Águas, cerca de 40% da água doce se encontra somente na América, por isso vemos o quanto a África sofre com a seca, já que ela possui somente 10% da água doce.
Somos tão privilegiados que chegamos a ter cerca de 12% de toda água mundial. Infelizmente nem mesmo dentro do nosso país a distribuição é igual, sendo quase 70% para a região norte e apenas 3% para a região nordeste, mas ainda sim é melhor para nossas futuras organizações consigam remanejar dentro do nosso próprio território. Já existem também análises dizendo que conseguimos desperdiçar cerca de 20% a 60% da água disponível para nós, totalmente preocupante em termos de conservação.
Ciclo Da Água
É bem comum estudarmos sobre isso na escola, mas ao longo da vida esquecemos desses processo simples que podem ajudar o meio ambiente.
O ciclo da água depende totalmente do movimento entre solo e atmosfera., passando assim pelos diferentes estados físicos. Tudo começa pela calor emitido pelo sol que consegue evaporar as gotículas de água para a atmosfera em forma gasosa, formando assim nuvens que irão sendo transformadas em líquido novamente, chamado o processo de condensação. Quando junta bastante água, ocorre a precipitação que chamamos comumente de chuva. Assim ela cai para gerar vida por toda a superfície, sendo absorvida pela terra e depois encaminhada novamente para os riso, mares e oceanos para evaporar novamente.
Oceanos
São as maiores porções de água na superfície terrestre, são totalmente salgadas e estão presentes nas maiores depressões encontradas até hoje. Com tanta forma de vida, tanta descobertas e tanto ainda a ser estudo é que a oceanografia trabalha diariamente. Sua formação se dá junto com a separação dos continentes a milhares de anos.
Sabemos que foi nos oceanos que surgiram as primeiras vidas de acordo com a evolução. Há muita curiosidades que fizeram os pesquisadores entenderem essa importância, como por exemplo a regulagem da temperatura do planeta com microalgas, além de influenciar os tipos climáticos e ser de extrema importância para o transporte de cargas e pessoas. Muito utilizado também para turismo, lazer e retirada de alimentos (peixes e frutos do mar).
É um mundo totalmente obscuro por não termos muito acesso às profundezas dos oceanos, mas sabemos que a biodiversidade é riquíssima e até mesmo desconhecida em certos pontos. Algo que é muito interessante é sobre como os oceanos apesar de serem ligados, não trocam água entre si. Cada uma delas possuem uma quantidade de sal, uma determinada temperatura, correntes marítimas e insolação solar. Eles são divididos em cinco: Oceano Pacífico, Atlântico, Índico, Antártico e Ártico.
Oceano Glacial Ártico
É formado por um conjunto de mares que se encontram o mais próximo possível do norte. Grande parte da água permanece congelada por grande parte do ano, mas mesmo assim ainda abrigam vidas muito importante para o ecossistema terrestre. Faz divisa com a Europa, Ásia e norte da América. Possui cerca de quinze milhões de quilômetros quadrados.