O projeto peixe-boi foi criado inicialmente com o objetivo simples de fazer uma analise sobre as condições de vida do peixe-boi no Brasil, contudo o trabalho foi tomando dimensões maiores e uma década depois deu origem ao Centro de Conservação e Manejo de Sirênios, tornando-se uma unidade do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis, contudo uma unidade descentralizada e que conta com o apoio de organizações não governamentais para investir no projeto de preservação do peixe-boi.
Nesse artigo nós vamos descobrir um pouco sobre a vida desse curioso animal aquático que leva o nome de peixe-boi talvez por seu tamanho ou quem sabe porque é um mamífero herbívoro.
Conhecendo um Pouco do Projeto Peixe-Boi
O projeto peixe-boi foi criado pelo Governo federal no ano de 1980 para fazer uma análise das condições do Peixe-Boi nas águas brasileiras. Em 1990 o projeto transformou-se numa unidade de IBAMA, contando com o apoio da Fundação Mamífero Marinhos para a melhor execução do projeto Peixe-Boi.
O projeto que teve diversas fases iniciou fazendo uma longa viagem a bordo do “Iguarakue” através da costa brasileira, fazendo um minucioso levantamento através de entrevistas com a população ribeirinha. Assim foi possível definir as áreas de ocorrência do Peixe-Boi, que se transformaram em áreas de proteção ambiental.
O objetivo do projeto Peixe-Boi é preservar a vida da espécie que está ameaçada de extinção no Brasil e no mundo, para isso resgata os animais, os reabilita quando necessário para depois reinseridos em seu habitat natural. Em alguns casos eles também são criados e se reproduzem em cativeiro de depois largados na natureza onde são monitorados.
Características do Peixe-boi
O Peixe-Boi também é conhecido como vaca-marinha ou Manatis. É uma espécie de mamífero aquático, Sirênio. Seu corpo tem o formato arredondado parecido com as morsas. Esse grande animal marinho pode chegar a 4 metros de comprimento e 800 quilos.
A espécie encontrada no Amazonas, chamado Peixe-Boi da Amazônia é menor e mede em torno de 2,5 metros e pesa até 300 quilos. Ele é um animal de hábito solitário e tranquilo, se alimenta de algas e ervas aquáticas, passando cerca de 8 horas do dia em busca de alimento.
Onde Ele é Encontrado
O Peixe-Boi pode viver nas águas salgadas dos oceanos assim como também em águas doces de rios, pântanos e lagoas. O Peixe-Boi da Amazônia só é encontrado na bacia dos rios Orinoco e Amazonas. O Peixe-Boi africano vive no Atlântico e no oeste da África, o p Peixe-Boi marinho ou Manatis é encontrado no México, nos Estados Unidos, na Colômbia, nas Guianas, na Venezuela, Suriname, nas águas doces do Peru, nas Ilhas da América central e no Brasil.
Legislação para Proteger o Peixe-Boi
O Peixe-Boi encontra-se seriamente ameaçado de extinção, e em diversos países do mundo existem leis de proteção a esta espécie, proibindo a caça e a comercialização dos produtos derivados desses animais, crime inafiançável na legislação brasileira.