O continente africano possui uma variedade de espécies animais muito incríveis, juntando espécies adaptadas a seu clima e também animais que só existem em suas terras, formando uma vida selvagem de dar inveja em qualquer outro continente no mundo inteiro. Todos os tipos de invertebrados, vertebrados, anfíbios, peixes, aves, mamíferos e répteis podem ser vistos andando em suas selvas.
Normalmente estas espécies animais se localizam na África Subsaariana, local onde o clima é mais propício ao desenvolvimento e crescimento de animais. A seguir poderemos ver uma galeria de fotos com diversos animais que estão presentes na fauna da África, confira só cada uma destas espécies:
A fauna da África mais representativa se encontra na região afro-tropical, localizada na eco região, conhecida no passado como etíope (África subsaariana).
De acordo com os vestígios primordiais de vida na África, a origem da fauna conhecida nos dias atuais, teve o seu início quando a divisão de Gondwana, o supercontinente, aconteceu na era mesozoica.
No decorrer do começo do Terciário, o continente africano era uma enorme floresta verde. Grande parte da floresta acabou sendo destruída devido ao clima seco do período Plioceno, fazendo com que os animais fossem procurar abrigo nas ilhas formadas por florestas remanescentes.
A região africana é fascinante, e realmente possui uma riqueza impressionante em se tratando de fauna. Reunindo todas as espécies que se adaptaram ao clima africano, e somando aos animais que são nativos do continente, obtém-se uma impressionante vida selvagem, de fazer inveja a qualquer outra parte do mundo. No continente africano, há uma variedade enorme de vertebrados, peixes, mamíferos, invertebrados, anfíbios, aves e répteis, seres que são avistados rondando por toda a selva.
Para ter um conhecimento melhor de que maneira vivem as espécies que se encontram neste continente, é imprescindível saber que tais animais estão distribuídos em duas partes ou duas regiões: uma parte vive na zona noroeste, e a outra parte vive na zona norte, abrangendo a zona etíope e o Saara, incluindo a chamada África subsaariana.
Só para se ter uma ideia, a quantidade de espécies no continente africano é tão grande, que há espécies de animais que a maioria das pessoas nunca ouviu falar.
No lado do Saara, mais para o norte, os animais normalmente encontrados são: cabras, camelos, carneiros e cavalos. Na área do Saara, vivem os animais como os gerboise, lebres e gazelas. Gerboise é um tipo de roedor pequeno, que se locomove dando saltos.
No lado da zona etíope, tem uma imensa variedade de pássaros e de animais. Inúmeras espécies vivem na região constituída de árvores e ervas, espécies como daimes e antílopes, as girafas, as zebras, rinocerontes, elefantes e vários tipos de macacos. Dentre os animais carnívoros estão os: leopardo, hiena, leão, chacal e guepardo.
Os pássaros, em sua maioria, são do velho mundo, mas tem alguns que são migratórios. Saem da Europa, fugindo da estação do inverno, com destino aos deltas e aos pântanos do continente africano. O avestruz é encontrado ao sul e a leste do continente africano.
No que diz respeito aos répteis, esse continente é o lar das tartarugas e dos crocodilos. Há também inúmeras espécies de serpentes, umas venenosas e outras não venenosas, elas vivem na parte da zona etíope.
Com a devastação dos habitats dos animais, e com o aumento desordenado da ocupação humana, juntamente com a caça ilegal, a redução da terra arável e da diversidade biológica da África.
“A África tem mais de 3.000 áreas protegidas, com 198 áreas marinhas protegidas, 50 reservas de biosfera e 80 reservas de zonas úmidas”.
Segundo algumas fontes, restam apenas 10% das florestas que são consideradas virgens originais no continente africano, aproximadamente 90% foram destruídas desde quando os humanos começaram a chegar, há mais ou menos 2 mil anos.
gostei muito me ajudou demais
ajudou supeeerrr