Santa Catarina
Santa Catarina é um estado entre os 27 do Brasil, localizado na região sul, em relação ao seu tamanho é o vigésimo perante as outras unidades federativas, já em população é o décimo primeiro. Conta com mais de 295 municípios e a principal religião do estado é o catolicismo. As dimensões chegam a ser de 95 733 km² de área, fazendo divisa com o Rio Grande do Sul e com o Paraná.
Clima
O clima do lugar se divide em dois sendo o subtropical úmido com verões cálidos e subtropical úmido com verões amenos. O primeiro está mais presente nas regiões litorâneas e nas que têm menor altitude, sendo localizada na porção oeste. Sendo que a temperatura média é cerca de 20° C tendo uma boa repartição da quantidade de chuva durante o ano, chegando a ter em média de 1500 mm por ano.
O segundo clima ( verões amenos), se encontra no restante dos planaltos, por ser encontrado em lugares mais altos, durante o inverno pode chegar até gear, por isso a temperatura média é bem complicada de ser calculada pois apresenta uma grande amplitude térmica entre verão e inverno. As chuvas desse clima são bem semelhantes ao outro tipo citado, bastante durante o ano todo. Porém na época gelada do ano, muitas vezes a água da chuva cai em forma de neve e geadas.
Até alguns anos atrás o frio dessa região não chegava a ser tão forte a ponto de nevar como no Hemisfério Norte, hoje em dia nas cidades de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici e Urupema são consideradas as cidades mais geladas do país, chegando a -14°C como mínimo.
Vegetação
Muito da vegetação do estado foi mudando ao longo do tempo devido a ações humanas. A original era formada por florestas e campos, sendo em maioria as florestas com 65% do território, porém muitas delas foram desmatadas. Ultimamente a silvicultura vem sendo bastante utilizada com intuito de aumentar o reflorestamento e porque é muito necessário ter árvores para a indústria madeireira, já que ela cresce sempre mais e não queremos que mais florestas sejam derrubadas.
No planalto se encontram as árvores maiores, como as coníferas, as latifoliadas, araucárias, já os campos se encontram entre as florestas, com destaque para os lugares mais gelados que as grandes vegetações não suportam.
Apresenta uma grande variedade de espécies de aves e de mamíferos, chegando a 600 e 150 respectivamente. Mas com certeza, o mais interessante é quantidade de plantas bem específicas do estado, sendo catalogada mais de 2300 título de plantas vasculares.
Como bioma principal, antigamente, Santa catarina possuía a Mata Atlântica, porém como em todo o resto do território, pouco sobrou dessa vegetação, sendo muito agravante principalmente porque isso se deu de uma maneira muito rápida, com menos de um século a cobertura vegetal caiu drasticamente. Hoje o território conta com espécies de outros estado também, sendo grande a diversidade. Mesmo assim, ainda é um dos estados que mais tentam manter a vegetação.
Existem Algumas Árvores Bem Interessantes e Particulares de Santa Catarina:
O angico- Branco não está presente somente em SC, porém é o estado que mais contamos com a presença dela, é uma árvore que chega de 8 a 14 metros de altura. Suas flores brotam e florescem entre os meses de novembro e dezembro e seus frutos no período do frio (maio e junho). Suas folhas são do tipo composta.
A açoita-cavalo é outra árvore bem comum na região, tem esse nome por seus galhos são muito usados para chicotes. As flores dessa árvores são maravilhosas, podendo ser roxas ou amarelas. As folhas possuem um formato bem peculiar, tendo as bordas serrilhadas e uma forma elíptica.
Temos também a Araticum, sendo uma árvore muito típica da Mata atlântica, chegando até 14 metros de altura. É uma árvore que curiosamente prefere lugares mais próximos a rios e riachos. Outra árvore de bastante presente nas florestas de terras baixas de SC e que apresenta grande porte é o Baguaçú, suas folhas são extremamente grandes e flores bem simples.
Uma árvore muito utilizada no comércio madeireiro é a canela-imbuia, ela apresenta folhas e flores pequenas e está bastante presente na região dos campos gerais do Paraná.
Usada para recuperação de mata ciliar, a cortiça-lisa é uma árvore muito presente não só SC mais também em Minas.
Hoje em dia muita da vegetação local já se disseminou pelo país, por isso muitas dessas árvores citadas já são encontradas em outros estados. Lembrando também que foram citadas apenas algumas espécies, sendo que a maioria era de árvores de grande porte, pois são as que estão mais presentes na vegetação atual. Contudo sabemos que a região produz muitas frutas também, tendo uma gama bem grande de árvores frutíferas.
Muitas das diversidade do local vem de seu clima, que apresenta as estações bem definidas, possibilitando que tanto vegetações mais acostumadas com o frio quanto as com o calor sobrevivam.