Comprometa-se com o Meio Ambiente

Quando pensamos em cuidar de nossa própria casa, nosso lar, com certeza não temos atitudes destruidoras, por exemplo, quando você sai de casa não deixa uma simples torneira escorrendo, pois logo pensa em sua conta de água, quando come alguma coisa não joga o lixo no tapete, pois sabe que vai cheirar mal. Mas estas atitudes de cuidados, infelizmente, nem sempre se estendem a nossa vida fora do ambiente doméstico. Quem mora em condomínio, por exemplo, deve ter neste ambiente o mesmo cuidado que tem com a sua casa, pois o condomínio faz parte de seu local de convivência, e o mesmo acontece quando nos encontramos fora deste ambiente mais doméstico, na esfera das metrópoles o comprometimento praticamente desaparece e a maioria das pessoas não tem o menor cuidado nem preocupação, simplesmente descartam o lixo em qualquer lugar, no meio da rua, no chão, etc.

Ajude

Mudando de Hábitos

As enchentes que tem acontecido com imensa frequência na grande metrópole de São Paulo, no Rio Grande do Sul e em muitos outros locais do Brasil são uma demonstração de como as pessoas são descuidadas com o encaminhamento do lixo, que entope os bueiros, satura os córregos e invade as casas, além disso, o asfaltamento de ruas e avenidas desfavorece o escoamento de água, pois impermeabiliza o solo quando este deveria absorver grande parte das águas da chuva. Este é um problema bastante difícil de resolver, mas o simples cuidado com as quantidades de lixo que são jogadas nas ruas com certeza seria um fator positivo na solução deste problema. Trata-se de uma importante mudança de hábitos, não é fácil, mas é possível desde que cada um de nós comprometa-se com o meio ambiente, nossa casa maior. Não é mais possível pensar que, ao jogar lixo, sacola plástica, embalagens PET, etc., para fora da janela do carro estão se livrando de um problema, pois as chuvas vão devolver aquele mesmo lixo nas portas das casas.

Pet

Multas ou Conscientização?

Alguns condomínios implantam sistemas de multas para moradores que não fazem a sua parte em relação aos cuidados com o espaço em questão, mas seria muito bom se fizéssemos isto por uma questão de consciência e não por medo da penalização financeira. Até quando a nossa consciência vai morar dentro de nossos bolsos? É preciso repensar nossas atitudes e, além disso, agir de forma correta fazendo a nossa parte de forma consciente, se pensar assim para com o planeta, será bem mais fácil internalizar a idéia do quanto somos responsáveis pela proteção do meio ambiente. Os governos têm muito a fazer com relação aos problemas ambientais, mas cada um de nós pode prestar uma grande contribuição, pois somos milhões de pessoas, portanto a proporção de nossos atos é imensamente significativa. Comprometa-se!

Problema

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *