Entender o clima e a geografia de uma região também ajuda as pessoas a terem uma melhor noção das plantas que conseguem sobreviver no local, já que estas estão completamente ligadas a aqueles. No caso da Austrália nós iremos encontrar uma região onde o clima em sua grande maioria é seco. Grande parte dos solos australianos são compostos por desertos e terras que não são muito férteis, por isso somente espécies de planta extremamente adaptadas ao clima seco conseguem sobreviver.
Existe ainda uma parte da Austrália onde o clima é mais temperado, sendo esta as partes sudoeste e sudeste mais baixas. Com relação às matas podemos encontrar bosques, prados e também o deserto. Árvores como o eucalipto e também várias espécies de plantas com flores também podem ser vistas no território australiano. A seguir uma galeria de fotos com ilustrações da vegetação da Austrália:
A floresta temperada e as savanas, que representam uma vegetação rasteira, composta principalmente de arbustos e gramíneas, são os dois tipos principais de vegetação do país. Uma grande parte do território do continente australiano é composto por cactos, vegetações típicas e por desertos.
A grande variedade de climas é resultado de muitas formações vegetais no continente. Dentre as quais estão: as florestas tropicais e subtropicais, que conta com eucaliptos (uma árvore nativa do país), situadas nas áreas úmidas do litoral oriental e setentrional. Além de extensas savanas, como já dissemos, que são resultantes dos climas que são quentes e áridos.
Algumas Características do Continente Australiano
A Austrália localiza-se na Oceania. É conhecida como a “nação mais feliz do mundo”, onde as pessoas têm muita qualidade de vida. No século XVIII, era conhecida como “Nova Holanda”. No entanto, devido à sua localização geográfica, recebeu o nome de Austrália, que vem do latimaustralis (austral), e quer dizer “sul”.
A Austrália é subdividida em 8 territórios. São eles: South Australia, Australian Capital, New South Wales, Victoria, Western Australia, Tasmânia, Queensland e Northern Australia.
Considerada como um país-continente, a Austrália é o 6º maior país em termos de extensão territorial. A sua área total supera 7,7 milhões de km². A sua área perde apenas para o Canadá, Brasil, Rússia, Estados Unidos e China. A Austrália possui um litoral bem extenso, que é banhado pelo Oceano Pacífico e pelo Índico.
Na grande costa australiana, existem algumas poucas ilhas, dentre as quais se destaca a ilha da Tasmânia, cujo estreito de Bass, no sudeste do país, a separa da Austrália.
Informações Gerais:
• Capital: Camberra
• Moeda: Dólar Australiano
• Área: 7.692.024 km²
• Idioma: inglês
• Densidade demográfica: 2,96 hab./km²
• População em 2013: 23,37 milhões de habitantes
Relevo da Austrália
Na Austrália, o relevo não é tão contrastante. Com exceção da Antártica, o continente australiano é considerado o mais plano de todo o mundo. Sendo que, de todo o território, a maior parte se localiza num leve planalto desértico, com algumas suaves elevações, geralmente com uma morfologia antiga, como o Monte Kociusco, por exemplo, medindo pouco mais que 2.200 m de altura, representando o ponto mais alto do país. Somente no litoral é possível encontrar planícies férteis.
Ao litoral nordeste do país, também existe a Grande Barreira de Corais, famosa por ser a maior cadeia coralígena que existe no mundo, com cerca de 600 ilhas, 2900 recifes e mais 300 atóis.
Um grande planalto cristalino é formado pelo escudo australiano, chamado Planalto Ocidental, com altitudes que variam entre 300 m e 600 m, e contém jazidas minerais importantes.
A cordilheira Australiana se localiza no decorrer do litoral do Oceano Pacífico, se estendendo até a península de York, situada no Estado de Vitória, que fica o extremo sul da Austrália. Ao Sul dessa mesma cordilheira, no Estado de Nova Gales do Sul, existe um dobramento mais antigo, que recebe o nome de Alpes Australianos. As Planícies Centrais ficam entre a cordilheira Australiana e o Planalto Ocidental.
Hidrografia da Austrália
Murray e Darling são os principais rios do país. Sendo que o Murray é considerado como a mais importante bacia hidrográfica. E tem o rio Darling como o seu principal afluente. Localiza-se na parte sul das Planícies Centrais. Os dois encontram-se no sudeste da Austrália. Devido à aridez australiana, é comum surgirem rios temporários também. O país é bem pobre em rios, por ter climas árido e semiárido que abrangem grandes extensões.
Em contrapartida, a região centro-ocidental da Austrália possui muitos rios. Em sua grande maioria, são rios temporários e também tributários do Eyre, um lago com 9.583 km².
Clima da Austrália
Os climas predominantes na Austrália são os climas secos e os quentes, ou seja, áridos e semi-áridos. Eles são os grandes responsáveis pelos grandes desertos, como é o caso do Simpson, Gibson e Vitória, no Planalto Ocidental.
Há também no país outros tipos de climas, como o temperado úmido (terras férteis), o mediterrâneo, subtropical (que apresenta chuvas durante o inverno) e o tropical úmido (nas áreas ao leste e ao norte).
Fauna na Austrália
A Austrália possui uma fauna famosa por ser endêmica, ou seja, de espécies animais cuja evolução se deu no seu território, e que existem apenas lá, por causa do isolamento continental. Alguns exemplos desses animais são: o canguru, a équidna, o coala, o dingo, o ornitorrinco, e etc.
A fauna e a flora da Austrália são únicas. A zona tropical do país é bem arborizada. A sua fauna possui algo em torno de 22 mil espécies vegetais. Existem 500 espécies de eucaliptos diferentes nomeados.
Quanto aos animais, já foram descritas e posicionadas cerca de 100 mil espécies de animais.
A Colonização e a População da Austrália
Os primeiros povos que exploraram o território da Austrália foram os holandeses. O inglês James Cook foi explorar o território australiano no ano de 1770. Os britânicos deram início à ocupação e colonização da Austrália no ano de 1788. A Baía de Sydney Cove foi o local escolhido pelos britânicos para se instalarem. O local hoje é onde localiza-se a cidade de Sydney. Por um longo período, o país atuou como uma colônia penal agrícola dos ingleses.
Com relação à população da Austrália, os aborígines foram os seus habitantes originários. Eles, no entanto, foram exterminados, em sua grande maioria, pelos ingleses. Eram povos que nômades, que viviam e coleta e não trabalhavam com agricultura. Eram considerados como povos economicamente autossuficientes.
Porém, com a dominação colonial, todas essas sociedades foram desestruturadas e, atualmente, esquecidas pelo país, em áreas mais isoladas. Em várias comunidades, os povos colonizadores deixaram a sua marca no estilo de vida nativo adotado.
No começo, os europeus não se sentiam muito motivados a irem para a Austrália. Alguns dos fatores que mais os desmotivavam era a distância existente entre esses dois continentes e a preferência clara que eles tinham pela América, e deixando a Oceania sempre como uma segunda opção.
No ano de 1851, quando o ouro foi descoberto na Austrália, fez com que a situação se transformasse. Desde então, inúmeros de imigrantes europeus começaram a ir para a Austrália. Primeiro os britânicos. Os italianos, gregos e irlandeses começaram a vir também. A entrada de quem não era europeu começou a ser dificultada.
Em 2016, a população do país era de vinte e quatro milhões de pessoas, concentra-se no Sudeste e nas cidades principais, como Melbourne, Sydney e Brisbane. A cidade de Camberra, que é a capital do país, possui um pouco mais que 350.000 habitantes.
Os indicadores socioeconômicos da Austrália, como é o caso da baixa natalidade, alto IDH, alta renda per capita e a expectativa de vida alta tornam a nação desenvolvida e moderna.
Economia da Austrália
A economia da Austrália é bem diversificada, onde a indústria está ligada tanto ao setor primário, produzindo alimentos, tabaco, exploração mineral e vinho; até atividades que demandam alta tecnologia, como é o caso de equipamentos, siderúrgicas, máquinas, metalúrgicas, produtos químicos, dentre outros.
O setor terciário da Austrália, representa uma parcela de 71% de toda a economia do país (desenvolvendo alta tecnologia e a prestação de serviço de qualidade e altamente qualificada). O setor secundário (composto pelas indústrias), representa uma parcela de 21% do total da produção. E o setor primário, 8%. Sem contar com o fato de algumas das universidades do país serem consideradas como centros de pesquisa como, por exemplo, a Universidade de Melbourne.
Os principais produtos que a Austrália exporta são: lã, trigo, carne e minérios como, por exemplo, o chumbo, bauxita, prata, manganês, ouro e níquel.
Localizada entre a Ásia e América, a Austrália se encontra em uma área do Pacífico considerada estratégica, seja no âmbito comercial, quanto marítimo e geopolítico internacional. O país tem plenas condições de atuar, no Oceano Pacífico, como uma “potência média”.
A realização do comércio internacional é bem dinâmica. A Apec (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) é a responsável por uma grande parcela das exportações mundiais.
O Governo da Austrália
A língua oficial da Austrália é o inglês. O Reino Unido e a Austrália estiveram ligados econômica e militarmente até a década de 1960. O país é integrante da Commonwealth (Comunidade Britânica das Nações).
A Austrália é uma monarquia parlamentarista, e tem a Rainha Elizabeth II (Reino Unido) como a chefe de Estado. E o primeiro-ministro é o chefe de governo.
muito bom este trabalho
toma que isso estaja certo pfv nao façao sacanaguem com ninhem …
AMEI.muito boa a pesquisa