A técnica do carbono 14 também é chamada de “química do tempo”, uma vez que é uma técnica largamente utilizada pelos arqueólogos e outros cientistas para determinar o tempo, ou a datação dos objetos encontrados em seus estudos, pesquisas de campo e escavações. A técnica do carbono 14 é relativamente nova, foi descoberta em 1947, porém revolucionou os estudos arqueológicos, podendo comprovar hipóteses históricas, determinando a data de existência de fósseis e outros achados. Neste artigo nós vamos conhecer mais sobre a técnica do carbono 14, a diferença entre o carbono 12 e o carbono 14, como funciona ou qual o princípio do processo de datação com base na técnica do carbono 14 e sua importância para a arqueologia.
Diferença Entre o Carbono 14 e o Carbono 12
Para entender os fundamentos da técnica do carbono descoberta por Libby é necessário primeiramente saber identificas as diferenças existentes entre o carbono 12 e o carbono 14. o carbono 12,é o carbono inorgânico, ou seja, aquele encontrado na composição de minerais e outros elementos como aço, diamante, o grafite e outros elementos da mesma classificação. Já o carbono 14 é aquele encontrado em todos os seres vivos do planeta.
Fundamento da Técnica do Carbono 14
O carbono 14 é um isótopo radioativo considerado instável, pois a partir da morte do elemento vivo a contagem do carbono 14 decai, de maneira constante, de forma que, partindo de um valor inicial e fazendo a contagem do carbono 14 no momento da descoberta, se é capaz, através de fórmulas intrincadas, de se fazer a medição do carbono e determinar a data do elemento encontrado. Ou seja, um ser vivo de qualquer espécie, animal, vegetal e do próprio homem possui na composição de seus tecidos isótopos radioativos de carbono. A partir do momento que este ser morre esse número de isótopos radioativos de carbono começam a decair lentamente num ritmo constante. Ao fazer a contagem dos isótopos encontrados nos resíduos de qualquer forma de vida podemos então estabelecer a idade aproximada do elemento encontrado desde a sua morte até a medição. A contagem dos isótopos de carbono para determinar a idade de fósseis só pode chegar até o limite de 70 mil anos, pois como o número de isótopos vai diminuindo com o passar do tempo, a partir desta data a contagem fica prejudicada.
Origem da Técnica do Carbono 14
A técnica do carbono 14 foi descoberta pelo químico Willard Libby no ano de 1947. Essa descoberta é considerada uma das mais importantes descobertas científicas para a arqueologia e outras áreas de estudos, pois através desta técnica é possível se precisar a idade dos fosseis encontrados e assim reconstruir a história do planeta terra.
gostei do pqueno resumo e quero acrecentar uma critica quanto a clareza do conteúdo,pois
ném todas as pessas que acessam esse tipo de conteúdo tinveram a oportunidade
de de estudar química como nós estamos tendo.
oie eu gostei de tudo que vc
escreveu belaza