Desastres Naturais na Ásia

A Fúria da Natureza 

Os desastres naturais tem se tornado cada dia mais parte do nosso cotidiano, tudo isso em resposta das mudanças que o homem tem feito na natureza. 

Segundo relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Ásia é o pais que mais sofre quanto a recursos naturais. No ano de 2009, segundo o Centro de Pesquisa de Epidemiologia e Desastres, o continente asiático teve mais de 40% dos mais de 330 desastres que ocorreram no mundo todo e mais de 89% da vitimas fatais. 

Segundo a ONU os governos asiáticos precisam investir mais dinheiro em medidas para reduzir as condições que provoquem a desastres, com o objetivo de atingir das Metas de Desenvolvimento do Milênio, melhorando o acesso das pessoas a saúde e diminuir a pobreza até o ano de 2015. Tais medidas vão desde construção de escolas mais seguras até hospitais e outras estruturas que respondam a tempo em caso de emergências. 

A Ásia já foi palco de uma série de desastres naturais, como terremoto na Indonésia, terrível tufão no Vietnã, nas Filipinas, no Laos e no Camboja, sem falar no tsunami no Pacífico. 

O resultado de todas essas catástrofes naturais na Ásia foram milhares de pessoas desabrigadas, cidades totalmente destruídas e milhares de pessoas mortas. 

Devido a esses eventos, a Ásia é considerada como a região mais perigosa do mundo no quesito desastres naturais, de acordo com um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

Em uma entrevista coletiva, Debarari Guha-Sapir, que é professora de uma universidade belga de Louvain, e que é representante do Cred, disse: “”A Ásia, com seus milhões de pobres vivendo em áreas vulneráveis de planícies alagáveis e bacias fluviais, ainda é o continente mais atingido por desastres provocados por riscos naturais.” 

De acordo com Debarari Sapir, em geral, não existe um plano para prevenir e diminuir o impacto causado pelos desastres naturais na Europa. Apesar disso, a professora citou as medidas que a França tomou para impedir que se repetissem as mortes de 2003, provocadas por calor. E também Blangadesh, que apresentou muitos progressos, após estabelecer um sistema que permitiu alerta precoce contra ciclones, e que foi capaz de evitar a morte de milhares de pessoas no decorrer dos últimos anos. Pois permitiu que as pessoas que viviam em áreas de riscos pudessem fugir à tempo. 

Exemplos de Desastres Naturais Na Ásia 

Abaixo, citamos alguns dos principais desastres naturais que já aconteceram na Ásia. Confira! 

1 – Terremoto na China (2008):  esse terremoto atingiu o centro da China, na Província de Sichuan. Ao todo, mais de 90.000 pessoas morreram. Ele chegou a atingir uma magnitude de 7,9, sendo um dos piores que já aconteceram no país. 

Terremoto Na China 2008

Terremoto Na China 2008

2 – Tsunami na Rússia (1952): o extremo leste da Rússia, mais precisamente em Kamchatka foi atingido por um terremoto com uma magnitude de 9,0, e que veio seguido de um tsunami. A boa notícia é que a região era pouco povoada, e não houve registro de nenhuma morte. 

Tsunami na Rússia (1952)

Tsunami na Rússia (1952)

3 – Terremoto no Nepal (2015): a magnitude desse terremoto foi de 7,8. Esse foi o evento que causou o maior tremor que o Nepal já sentiu nos últimos 81 anos. Como consequência, mais de 2.000 pessoas morreram, e milhares ficaram desabrigadas e feridas. E o Nepal não foi o único a ser atingido. O terremoto também provocou tremores e avalanches na Índia, na China, no Paquistão e em Bangladesh. 

Terremoto no Nepal (2015)

Terremoto no Nepal (2015)

4 – Tsunami no Japão (2011): com uma magnitude de 9,0, o terremoto veio seguido de um enorme Tsunami. Ele causou uma enorme devastação na Costa Leste da maior ilha e também a mais populosa do Japão, conhecida como Honshu. O Tsunami causou em torno de 15,7 mil mortes, deixou cerca de 5,3 mil feridos, e mais 4,6 mil pessoas desaparecidas, aproximadamente. Além do mais, a combinação entre maremoto e tremor também destruiu em torno de 300 mil prédios e casas, deixando cerca de 130 mil habitantes desabrigados. 

Tsunami no Japão (2011)

Tsunami no Japão (2011)

5 – Tufão no Japão (1959): Tufão Vera, conhecido como um dos mais mortais de todo o mundo, atingiu o Japão e causou mais de 5.000 mortes, além de deixar mais de 40.000 pessoas feridas. Uma grande parte de todos os danos que o tufão causou não foram provocados pelos seus fortes ventos, que chegaram a atingir até 305 km/h. Foram provocadas pelas inundações gravíssimas. O resultado da tempestade foram barreiras do mar destruídas, lavouras que se afundaram, interrompendo as rodovias e as estradas. No total, ficaram desabrigadas em torno de 1,5 milhões de pessoas depois do tufão. 

Tufão no Japão (1959)

Tufão no Japão (1959)

6 – Tsunami na Indonésia (2004): mais de 230 mil pessoas morreram em virtude desse Tsunami, que atingiu países vários países do Oceano Índico. Ele causou um terremoto que chegou a uma magnitude na costa do país que ficou entre 9,1 e 9,3. Dentre os países, a Indonésia foi o mais atingido.

Tsunami na Indonésia (2004)

Tsunami na Indonésia (2004)

Mas o Tsunami também causou uma enorme devastação em países como Sri Lanka, Índia e Tailândia. Além de outros países também.  Esse Tsunami foi considerado como um dos maiores desastres naturais que já aconteceram.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desastres Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • A Ásia não é um país, e sim um CONTINENTE!!!

    Alessandra 28 de junho de 2012 3:03

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *