O naturismo é um conjunto de diversos princípios da ética, assim como o comportamento que julga um simples modo de vida. Esse modo de vida é vivenciado na natureza, com a prática de nudismo, um tipo de alimentação mais natural e uma vida ao ar livre. Esse modo de vida simples surgiu no início do século 20 e está sendo muito buscado por diversas pessoas no Brasil inteiro.
Para quem pretenda passar um fim de semana em uma reserva naturista, deve saber que há um código, um regulamento de conduta que deve ser respeitado rigorosamente. Quem infringir as regras e cometer uma falta grave poderá ser expulso do local. Considera-se como faltas graves: ter comportamento sexual ostensivo; praticar atos obscenos em áreas públicas; praticar violências e utilizar drogas tóxicas ilegais. Que tal saber mais sobre o Naturismo?
Qual a Origem da Palavra Naturismo?
A palavra Naturismo é proveniente do francês naturisme que se refere a uma doutrina filosófica alinhada com a ideia de vida em harmonia com a natureza. O objetivo da prática do nudismo entre os adeptos do Naturismo é fomentar o autorrespeito e o respeito aos demais. Além disso, existe um forte desejo de estar em contato com a natureza.
Conhecendo a História do Naturismo
A origem do Naturismo remonta ao período entreguerras (1918 a 1939) em alguns países europeus como França, Alemanha e Holanda. Embora esteja amparado em outras práticas o que mais se tornou notável é o nudismo. Com o passar do tempo esse modo de vida deixou de ser visto apenas sob o viés do preconceito e algumas praias passaram a ter a liberação para a prática do nudismo. Também existem piscinas, parques de campismo e outros locais em que se permite a realização do que se chama de nudez social. É importante ressaltar que nessa filosofia não há a conotação sexual no ato de estar sem roupas em comunidade.
O primeiro registro dessa prática de maneira organizada é a clínica hidroterapêutica criada pelos irmãos Duvalier em que se pregava um estilo de vida natural como melhor tratamento a uma série de doenças. Os indivíduos que se submetiam a esse tratamento não podiam fazer uso de drogas, álcool e nem de alimentos industrializados. A ideia é desintoxicar o organismo para que ele possa ser levado a cura.
Busca Pela Harmonia Com a Natureza
O ponto mais relevante da filosofia do Naturismo está em se manter nu socialmente para promover uma maior integração com o meio ambiente. Os adeptos desse estilo de vida fazem mais do que se manter em comunidade sem roupas, eles também apostam numa alimentação mais natural e sem as amarras dos hábitos sociais que o homem foi desenvolvendo ao longo dos séculos.
No Brasil estima-se que sejam mais de 300 mil adeptos do Naturismo, é mais comum a existência de praias e espaços voltados para o nudismo no Sul e Sudeste, contudo, há clubes que seguem essa filosofia em todo o território. Nesses espaços voltados para o Naturismo as pessoas se mantêm em confluência com a sua essência e deixam do lado de fora vícios e maus hábitos.