Tintura de Amora – Efeitos Colaterais

A Tintura de Amora é um medicamento fitoterápico bastante empregado para o tratamento dos sintomas da menopausa. Mesmo tendo origem natural demanda acompanhamento médico, pois somente um profissional da saúde pode esclarecer se o composto é suficiente para resolver os problemas e se ele não está agindo de maneira adversa no organismo. Conheça um pouco mais sobre esse produto.

O Que é Tintura de Amora?

Esse fitoterápico é produzido a partir da extração da amora preta e oferece melhora sensível para os sintomas da fase da Menopausa conhecida como Climatério. Nesse momento o organismo feminino deixa de produzir óvulos e consequentemente as menstruações diminuem passando a falhar em sua regularidade.

Os sintomas mais difíceis que aparecem são irritabilidade, sensação de frio ou calor extremos, dores nos músculos, redução da libido, esquecimentos entre outros. O papel da amora nessa história vem do fato de que ela possui fitoestrógenos capazes de regular a produção hormonal diminuindo os sintomas mais desagradáveis da Menopausa.

A Tintura de Amora ainda conta com antioxidantes, vitaminas e elevado teor de potássio. O produto é também considerado com antisséptico, anticancerígeno, calmante, auxiliar da digestão e importante agente de controle e combate de infecção urinária. Cada fabricante indica a sua própria posologia sendo que o mais comum é que sejam 20 gotas em meio de copo de água duas vezes ao dia. Você pode encontrar esse produto em farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais.

Para que Tintura de Amora é Indicado?

As indicações de uso desse fitoterápico incluem a redução dos sintomas da Menopausa que como já foi mencionado acima além de ajuda para o melhor funcionamento dos rins, redução do mau colesterol, redução da pressão arterial, desintoxicação do organismo e reposição hormonal. Novamente destacamos que é essencial conversar com o seu médico a respeito para ter certeza a respeito do uso desse produto. Não brinque com a sua saúde.

Contraindicações da Tintura de Amora

O fitoterápico não é indicado para pessoas que sofram de úlcera gastrointestinal ou tenham gastrite.

Efeitos Colaterais do Tintura de Amora

Alguns dos possíveis feitos colaterais desse produto incluem:

– Desequilíbrio dos níveis de açúcar no sangue (glicose)

A amora possui um composto chamado 1-desoxinojirimicina ou DNJ que faz com que ocorra a queda brusca dos níveis de açúcar no sangue após a ingestão da fruta ou do extrato. Diabéticos são os mais afetados por esse desequilíbrio, pois assim que o composto é eliminado a taxa de glicose volta a subir.

– Interferência na Quimioterapia

Apesar da amora ser reconhecida como uma aliada contra o câncer pode interferir em tratamentos de quimioterapia devido ao início de um processo de aptose celular. Sendo assim durante esse tipo de tratamento é essencial conversar com seu médico a respeito dos alimentos que estão permitidos e aqueles proibidos. Não tome nenhum tipo de extrato ou tintura sem acompanhamento.

Ao sentir qualquer sintoma diferente após o uso da Tintura de Amora procure um médico. A manutenção da sua saúde é muito importante e não se deve brincar com ela, nunca utilize nenhum produto sem conhecimento prévio de seus possíveis efeitos colaterais.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flora

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *