Maiores Árvores do Mundo

Árvore

É um tipo de planta muito conhecido por todos nós, porém ao classificá-la lembramos que ela possui um tronco ( caule) lenhoso, normalmente possui grandes altitudes, rizes profundas, , grandes ramos acima do chão.

Muito parecido com as árvores existe os arbustos, porém os ramos podem nascer rentes ao solo. Se classificam como arbóreas algumas plantas gimnospermas e angiospermas. Sendo bastante diferente por apresentar em sua totalidade o pequeno porte.

Uma curiosidade que se difere das características ditas logo acima é que a palmeira não possui crescimento do diâmetro e nem ramificação ao longo do tronco como as outras árvores.

É difícil falar sobre a origem das árvores, existem pesquisas datadas de muito milhões de anos que mostram que elas já estavam presentes aqui.

As grandes florestas sempre foram muito estudadas pelo seres humanos, o tamanho de algumas árvores são de muita atração para as pessoas. As mais altas árvores são sempre vistas como cheia de frutos, que produzirá muito oxigênio , trará uma grande sombra, entre outros benefícios.

Como possuímos florestas gigantes no Brasil, temos em nosso solo algumas das maiores árvores do mundo, como o Cajueiro de Pirangui no Rio Grande do Norte. Essa árvore possui um característica singular de ser mais em área e não em altura.

Estas São Algumas das Maiores Árvores do Mundo:

Sequoias (“Sequoia sempervirens”):

Conhecidas também como Hyperion, essa sequoia faz parte da espécie Coast Redwood, cresce nos Estados Unidos, mais precisamente no norte da Califórnia e possui o tronco avermelhado ( o que trouxe esse nome a ela). Vivem durante mais de mil anos, a datação da encontrada em ótimas condições no Parque Nacional de Redwood, em São Francisco nos Estados Unidos é entre setecentos e oitocentos anos, essa é considerada com certeza a mais alta árvore do mundo com 115,55 metros de altura. Todas da espécie possuem grande porte, com mais de cem metros.

Sequoias (General Sherman):

É chamada de sequoia também porém, são árvores diferentes, esta é chamada de gigante, tem o título de árvore mais volumosa de todas, a maior delas se encontra no Parque Nacional das Sequoias na Califórnia. A sua casca é cheia de fibras e tem cerca de sessenta centímetros de grossura. Suas folhas se assemelham com as de um pinheiro, existem cones nas árvores que guardam as sementes, chegando a guardar 230 por cone.

Seu diâmetro chega a 25,9 metros, sua altura é de 82,6 metros. É estimado que a árvore pese 1814 toneladas. E o seu destaque, o volume, chega a 1530 metros cúbicos. Pode chegar a viver mais de dois mil anos. Antes de ser a mais volumosa árvore do mundo existia uma outra espécie que entrou em extinção e a última foi cortada por uma madeireira, chamada de Maple Creek Tree.

Eucaliptos

Muito conhecido por produzir papel, essa árvore é muito famosa no Brasil, porém as maiores habitam a Austrália, já que aqui todas as plantações são sempre cortadas antes mesmo de chegarem em suas idades avançadas. Existem alguns relatos de eucaliptos que passaram dos 130 metros.  O maior de todos chegou a 150 metros e foi denominada de Ferguson Tree, possuía o diâmetro de 5,5 metros.

Hoje em dia eles são encontrados em estaturas menores, sendo cerca de 80 a 100 metros de altura apenas.

Tualang

É considerada a árvore de clima tropical mais alta do mundo. Muito presente na região asiática onde se encontra os países Filipinas, Malásia e Indonésia. Pertencente à família Leguminosae, a maior delas foi encontrada na região da Indonésia no ano de 1902 com oitenta e quatro metros de altura.

Baobá

Nativas de Madagascar, essa árvore é bastante conhecida no Brasil, principalmente no Pernambuco, mesmo não sendo muito alta ( de 5 a 25 metros), a grande curiosidade é o diâmetro que chega até onze metros. Como já dito é encontrada na região nordeste, uma região com clima bastante semiárido e por isso precisam se proteger contra a falta de água, por isso conseguem.

Cipreste Mexicano

Como o próprio nome já diz é encontrada no México e a maior delas mais precisamente em Santa María del Tule, no estado de Oaxaca. Sua espécie é a Taxodium mucronatum e é considerada a arvore mais larga do mundo.

Apresenta 58 metros de diâmetro, 42 metros de altura, 636 kg e 816,8 metros cúbicos de volume. Sua idade também ultrapassa os dois mil anos.

Cajueiro de Pirangui

Considerada a árvore mais frutífera do mundo, faz parte da família Acaxardiáceae e o exemplar de maior números de frutos é no próprio Brasil no estado do Rio Grande do Norte. Ocupando uma área de cerca de 8500 metros quadrados. Não é uma árvore muito antiga, tendo cerca de 120 anos.

Apresenta uma característica muito distinta de outras plantas, sendo fitoteralógicas e produzindo cerca de setenta a oitenta mil por safra.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flora

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • pesquisa sobre a árvore mais grande do mundo.

    sou uma criança 27]06{2011

    carolina 27 de junho de 2011 16:52
  • otimo amei sao lindas esas arvores

    Nome roberta 20 de setembro de 2012 18:43

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *