Muito utilizadas em equipamentos eletrônicos portáteis, como celulares e dispositivos de áudio, as baterias íon lítio, são um tipo de baterias recarregáveis que conseguem armazenar o dobro ou até mesmo três vezes mais de energia que uma bateria normal recarregável. Outra grande vantagem é que ela não vicia, ou seja, não é preciso carregá-la totalmente ou esperar ficar sem energia para recarregá-la.
A primeira bateria foi desenvolvida em 1912, pelo cientista G. N. Lewis. No entanto, a sua utilização se intensificou apenas em 1972, pois passaram a serem comercializadas. Os primeiros testes para desenvolver uma bateria a base de lithium que permitisse a recarga tiveram grandes falhas devido a problemas de segurança, ocasionado pela instabilidade do metal.
Para tentar corrigir esses problemas e deixar a bateria recarregável apta para o consumo, os cientistas mudaram o foco da pesquisa para uma bateria não metálica de lítio e usando íons desse material. Assim, conseguiram resolver o problema anterior, criando uma bateria recarregável segura, apesar de ter uma capacidade inferior de armazenamento em relação à de lítio.
Principais Vantagens dessa Bateria
Uma das vantagens do uso desse tipo de bateria é uma densidade alta de energia, além de não precisar carregar ela o máximo possível, pois ela não vicia. Ela também tem o dobro da capacidade de uma bateria normal, assim como a sua carga. Diferente das outras, ela não precisa ser carregada para ser usada pela primeira vez. O seu peso também é bem menor do que as outras baterias disponíveis no mercado.
Para melhorar a o tempo de ‘vida útil’ da bateria, é necessário seguir algumas dicas. Uma delas é carregar e descarregar pelo uso freqüentemente a bateria; no entanto, deve-se evitar que a bateria seja descarregada no máximo, por isso, ao perceber que ela está acabando, é aconselhável o desligamento do aparelho.
Outra dica é evitar deixar a bateria ou o equipamento no sol, pois o seu aquecimento diminui o seu tempo de uso. Vale lembrar que, assim como as outras baterias, elas são facilmente corrompidas e são altamente inflamáveis.
Capacidade e Armazenamento da Bateria
Segundo os cientistas, se guardarmos a bateria em um local cuja temperatura é de 0 ºC, ela perderá 2% dum total de 40% de carga depois de um ano; se for 100% o total, a perda será de 6%.
Já em uma temperatura mais alta, como 25 ºC, ela perderá 4% de um total de 40% em um ano; e perderá 20% de um total de 100% nesse mesmo período. Já em temperaturas mais quentes, como 40 ºC, a perda de um total de 40% em um ano será de 15%, aumentando para 35% se o total for de 100% em um ano.