Projetos de Saneamento

Viver em aglomerados humanos aos quais nomeamos cidades é algo incontrolável neste milênio. Em busca de melhores condições econômicas, de estudo, de saúde e de mais comodidade as pessoas migram cada vez mais para regiões já super habitadas em qualquer lugar do planeta. Poucos são os que fazem o caminho inverso, buscando viver próximo à natureza.  Essas aglomerações levam a problemas sócio-ambientais que tornam cada vez mais necessária a ampliação de investimentos em Projetos de Saneamento. Em solo brasileiro, algo em torno de 85% da população se concentra nas cidades, média semelhante a países como Estados Unidos e Alemanha. Proporcional a este percentual é o aumento de produção de lixo, da utilização da rede de esgotos, poluição de mananciais e disseminação de doenças. E a única forma que se conhece para evitar ou controlar os problemas neste sentido é a criação e implementação de Projetos de Saneamento.

Reforma

Planejando o Futuro

Nenhum país por mais rico que seja, tem dado conta de resolver todos os problemas de Saneamento que aparecem com a superpopulação nas grandes ou pequenas cidades. Planejar é necessário com o objetivo de garantir que no futuro a natureza e os seres humanos terão suporte para garantir o funcionamento da sociedade. Para tanto, inúmeros governos, empresas e instituições criam grandes Projetos de Saneamento. Mas infelizmente o que se vê é que grande parte destes projetos nem saem do papel.

Sistema

As Metas

Consta como objetivo da maioria dos municípios brasileiros implantarem Projetos de Saneamento para levar água tratada a populações não atendidas; tratar o maior volume de esgotos possível com especial atenção aos resíduos sólidos para que estes não sejam incorporados à natureza de forma a gerar risco de poluição ambiental; levar ao conhecimento do público em geral o motivo da existência dos Projetos de Saneamento como forma de educação e aumento no contingente de participação. Propostas de Projetos de Saneamento que incluam obrigatoriedade de reutilização da água, reciclagem de lixo e todos os demais itens citados anteriormente, são promessas políticas antigas que não tem sido cumpridas não só no Brasil, como também em muitos países.

Projetos de Saneamento

O Que Ocorre de Fato

Na prática os projetos de Saneamento que se vê sendo executados são uma raridade. No Nordeste do Brasil e em megalópoles tomadas por favelas a situação do saneamento é vergonhosa. Só na cidade de São Paulo, há mais de 6 milhões de pessoas vivendo em áreas irregulares e sem condições de habitação. Questões como esta, impedem o andamento de Projetos de Saneamento. Tem-se que sanear, abrigar e educar de forma conjunta. Caso isto não ocorra logo, o caos estará instalado já nos próximos anos. Cidades como Mumbai na Índia servem de parâmetro de como vamos todos passar a viver se as medidas saneadoras não saírem das gavetas dos burocratas e encontrarem cooperação na população.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Projetos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *