A agricultura americana esta entre as maiores de todo o nosso planeta, pois as fazendas daquele país produzem produtos vegetais em grandes quantidades, sendo possível suprir quase que totalmente a demanda nacional apenas com a produção própria. Além disso os EUA se encontram entre os maiores exportadores mundiais de produtos agrícolas, sendo o 2º maior responsável pela produção mundial de limões e de laranjas, ficando atrás apenas do nosso país, o Brasil.
A Produção
Grande parte da produção agrícola dos Estados Unidos se concentra na Flórida, sendo que a Califórnia também é uma grande produtora, dedicando-se mais especificamente ao cultivo de frutas cítricas. No cultivo de soja, milho, amendoim, algodão e trigo a agricultura americana também esta à frente em nível mundial. Milho e soja são cutivados primariamente em Corn Belt, já o amendoim tem o cultivo primário mais concentrado na região sul daquele país.
O cultivo primário do trigo ocorre na região centro-norte dos Estados Unidos, nas localidades de Kansas considerado o maior produtor do país; Dakota do Sul, Dakota do Norte, Oklahoma e Montana. Atualmente o cultivo primário do algodão esta concentrado ao sul do país, sendo que por muitos séculos este foi o mais importante produto na economia dos Estados ao sudeste.
Avanços Tecnológicos
A agricultura americana vem avançando tecnicamente e também no que se refere à conservação do solo, desta forma melhorando as condições do meio ambiente além de aumentar em níveis consideráveis a produção do país.
Os agricultores puderam, por meio das novas tecnologias, aumentar muito as suas produções, podemos dizer que o aumento foi drástico. Por exemplo, no período colonial um agricultor tinha a capacidade de produzir alimentos para suprir as necessidades de 4 pessoas, sendo que hoje em dia um agricultor tem a capacidade de produzir alimentos para suprir as necessidades de 130 pessoas.
Efeito Social
Este grande aumento de produtividade permitiu à população rural excercer outras atividades de acordo com suas vocações, o que tem sido muito importante para garantir o estilo de vida destas pessoas. Tal crescimento na produção exige também uma responsabilidade muito maior, pois é necessário assegurar ao meio ambiente a sua devida proteção, além disso é necessário que esta produção seja sustentável.
Responsabilidade
De modo geral a prática agrícola tem um grande potencial para causar prejuízos ao meio ambiente, pois ela pode gerar contaminação em córregos e rios, resultando na morte dos seres que ali habitam, reduzindo a biodiversidade, aumentando a proliferação de algas, além de muitos outros problemas que afetam a saúde dos animais e dos seres humanos.
Porém há benefícios ambientais que são resultado de práticas agrícolas voltadas à conservação, e do aumento de produtividade, pois promovem melhorias no solo, na sua qualidade e desta forma reduzem os níveis de CO2 que se acumulam na atmosfera.