EPI na Agricultura

O que é EPI?

EPI na Agricultura

EPI na Agricultura

Existem atualmente muitas profissões que nós não temos conhecimento, devido ao crescente mercado de trabalho e as mais novas oportunidades que surgem. E, muitas dessas profissões que não sabemos e nem fazemos idéia que existem, podem ser atividades que oferecem algum tipo de risco aos trabalhadores, como doenças, possibilidade de acidentes que afetem os sentidos do corpo humano. É exatamente aí que o EPI faz parte.

O EPI nada mais é do que o Equipamento de Proteção Individual, ou seja, os equipamentos que devem ser utilizados nas profissões e atividades que oferecem algum tipo de risco, com o intuito de proteção, para evitar futuros problemas e complicações no caso de algum incidente no trabalho. Muitas profissões utilizam os Equipamentos de Proteção Individual, por exemplo, quem trabalha em construções civis, em produção de fábrica, na agricultura, dentre outras.

Os Equipamentos de Proteção na Agricultura

Proteção

Proteção

Quem trabalha no ramo da agricultura, como qualquer atividade que ofereça riscos, deve utilizar os equipamentos que lhe protegerá contra eventuais acidentes.

O empregador tem por obrigação conceder os equipamentos de proteção gratuitamente ao o empregado, quando as condições gerais de proteção contra acidentes não forem suficientes para garantir a segurança do empregado, enquanto medidas coletivas de proteção estiverem sendo implantadas e quando existir alguma situação de emergência.

Sendo assim, o empregador deverá fornecer os equipamentos de proteção na agricultura para seus empregados.

Os Equipamentos que Devem ser Utilizados

Trabalhador

Trabalhador

Proteção para a cabeça: Devem ser oferecidos capacetes que protejam contra a queda de objetos que possam machucar ou afetar o cérebro; chapéu de palha para proteção contra o sol, chuva e protetores específicos impermeáveis para cabeça que resistam ao trabalho com produtos químicos.

Proteção dos olhos e face e proteção auditiva: Para que se protejam os olhos e a face devem ser disponibilizados protetores faciais que auxiliarão contra os respingos, vapor de produtos químicos, dentre outros. Além disso, os óculos de proteção são muito importantes para evitar o contato de objetos e materiais diretamente com os olhos. A proteção auditiva é utilizada quando o excesso de ruídos é em demasia e pode afetar o aparelho auditivo do trabalhador.

Além desses citados acima, são necessários equipamentos que protejam as vias respiratórias como os respiradores, que evitem a inspiração de produtos químicos que possam causar danos ao trabalhador. Equipamentos que protejam os membros superiores e inferiores também devem ser oferecidos, como as luvas ou mangas para proteção contra picadas de animais venenosos. Calçados e botas adequadas para cada tipo de atividade que será desempenhada. Aventais, capas são necessários quando se há risco de contato com produtos químicos.

Porém, é preciso que os empregadores tenham consciência, que devem oferecer esses equipamentos aos seus empregados para garantir a segurança e integridade do serviço realizado e, por sua vez, os empregados devem ter a consciência de utilizar os equipamentos para evitar acidentes e futuros problemas.

Por: Renata Reis

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Agricultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *